Marketing

Indicadores de e-mail marketing: 4 métricas que você deve acompanhar

Os principais indicadores de email marketing são:

  • Taxa de abertura,
  • Taxa de cliques,
  • Taxa de conversão,
  • Taxa de cancelamento de inscrição.

Você sabe porque elas são tão relevantes para a estratégia de e-mail marketing?

Sabe como usá-las a seu favor para melhorar os resultados de suas campanhas?

Continue acompanhando, porque esse é o assunto deste artigo.

Indicadores de e-mail marketing

O e-mail marketing é considerado uma das principais estratégias do marketing digital e uma das táticas mais relevantes para a nutrição de leads, auxiliando a interação entre empresa e seus potenciais clientes, em todas as etapas do funil de vendas.

Entretanto, o acompanhamento dos indicadores de e-mail marketing é fundamental para que a empresa saiba se suas ações estão trazendo – ou não – resultados positivos para o negócio.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

A partir dos indicadores de e-mail marketing é possível otimizar o resultado de cada campanha sem cometer os mesmos erros passados.

Caso você ainda domine essa estratégia, sugerimos que leia o artigo;Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”.

4 indicadores de e-mail marketing que sua empresa precisa ficar de olho

A seguir, listamos e explicamos como funciona os principais KPIs de e-mail marketing. Entenda o que eles querem dizer sobre suas ações e como você pode usá-los para otimizar seus resultados em sua estratégia.

#1 Taxa de abertura

Tudo começa com a abertura do seu e-mail!

Seus leads estão abrindo sua mensagem?

A taxa de abertura indica o número de leads que abriram seu e-mail.

A primeira conclusão que você pode tirar de uma boa taxa de abertura é que sua equipe soube criar um excelente assunto, ou título, de e-mail.

Afinal, ninguém abre o e-mail de uma empresa se não se interessar pelo assunto, correto?

Então, para criar um bom assunto, a dica principal é: faça uma oferta tentadora para seu lead!

Essa oferta pode ser financeira, mas também pode ser uma solução para suas necessidades e desejos.

Leia mais em: Como aumentar minha taxa de abertura de email marketing

#2 Taxa de cliques

Uma vez que o lead abriu o e-mail passamos para o segundo objetivo: fazer ele clicar no CTA.

A taxa de cliques é um dos indicadores de email marketing mais apropriados para avaliar:

  • a qualidade do conteúdo do e-mail;
  • o potencial da proposta de valor compartilhada;
  • a qualidade do CTA criado;
  • a real motivação dos leads.

A fórmula para calcular o resultado dessa métrica de e-mail marketing é:

Taxa de Cliques (CTR) % = (número de cliques / número de e-mails enviados) x 100

Uma outra forma de calcular o CTR é usando como base o número de e-mails que foram abertos, excluindo os demais. Nesse formado a fórmula seria:

Taxa de cliques (CTOR) (%) =  (número de cliques / número de e-mails abertos)  x 100

#3 Taxa de conversão

A conversão é o objetivo máximo de qualquer estratégia de e-mail marketing.

Entretanto, nem toda estratégia precisa entender como conversão apenas a transformação de um lead em cliente.

Por exemplo, se você está organizando um webinar, a conversão que deseja é a inscrição do lead no evento.

Por isso é importante que durante o planejamento de sua campanha de marketing você defina o objetivo de sua estratégia, para então avaliar os KPI de e-mail marketing ideal.

Uma conversão pode ser entendida como a realização da ação que você deseja que o lead execute. 

Acompanhar sua taxa de conversão vai mostrar o quão efetiva está sendo toda sua campanha.

Não adianta ter ótimos números nos demais indicadores de e-mail marketing se na hora de converter o lead:

  • seu discurso não convence,
  • sua página trava,
  • o sistema de pagamento é lento!

Em casos de taxa de conversão baixa, buscar pelas razões disso é o próximo passo a ser tomado.

#4 Taxa de cancelamento de inscrição

O nome desse indicador de e-mail marketing é auto-explicativo.

Todo e-mail marketing que você enviar deve conter um link de cancelamento de inscrição.

Ao clicar nesse local o lead informa para você que não deseja receber mais os seus e-mails.

Muitas são as razões para um lead fazer isso, mas no fundo todas elas querem dizer que ele não deseja manter mais o relacionamento com a sua empresa, pelo menos não por esse canal.

É claro que a taxa de cancelamento de inscrição é um dos indicadores de e-mail marketing mais relevantes para um negócio, afinal, pode dizer muito sobre o alinhamento entre seu conteúdo e as necessidades de seus leads.

A formula da taxa de descadastramento é:

Taxa de descadastramento (%) = (número de descadastramento / número de mensagens entregues) x 100

Infelizmente sempre haverá pessoas saindo da sua lista de e-mails, por isso não espere alcançar uma taxa de 0%. Use esse indicador para ficar atento a qualquer oscilação mais drástica.

Como acompanhar esses KPIs de e-mail marketing?

Atualmente, suas campanhas podem obter resultados muito melhores com a automação de email marketing e com a consolidação de ações de Inbound Marketing.

Os softwares de automação de marketing são capazes de analisar e responder aos comportamentos do seu lead, o que é extremamente valioso e aumenta as chances de conversão.

A LAHAR é um software de automação de marketing com mais de 1.000 clientes e 10 milhões e-mails disparados por mês. Entre nossas funcionalidades oferecemos o módulo de relatórios, onde você pode ter acesso:

  • às métricas de cada estratégia,
  • dashboard com o resultado alcançado em cada canal digital da sua empresa,
  • insights para a tomada de decisões mais consistentes e embasadas sobre os próximos passos da estratégia e mais.

Para conhecer mais sobre nosso sistema, confira o vídeo abaixo e entenda porque a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital de 2019, eleita pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

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Sumário.

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