Os principais indicadores de email marketing são:
- Taxa de abertura,
- Taxa de cliques,
- Taxa de conversão,
- Taxa de cancelamento de inscrição.
Você sabe porque elas são tão relevantes para a estratégia de e-mail marketing?
Sabe como usá-las a seu favor para melhorar os resultados de suas campanhas?
Continue acompanhando, porque esse é o assunto deste artigo.
Indicadores de e-mail marketing
O e-mail marketing é considerado uma das principais estratégias do marketing digital e uma das táticas mais relevantes para a nutrição de leads, auxiliando a interação entre empresa e seus potenciais clientes, em todas as etapas do funil de vendas.
Entretanto, o acompanhamento dos indicadores de e-mail marketing é fundamental para que a empresa saiba se suas ações estão trazendo – ou não – resultados positivos para o negócio.
Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados
A partir dos indicadores de e-mail marketing é possível otimizar o resultado de cada campanha sem cometer os mesmos erros passados.
Caso você ainda domine essa estratégia, sugerimos que leia o artigo; “Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”.
4 indicadores de e-mail marketing que sua empresa precisa ficar de olho
A seguir, listamos e explicamos como funciona os principais KPIs de e-mail marketing. Entenda o que eles querem dizer sobre suas ações e como você pode usá-los para otimizar seus resultados em sua estratégia.
#1 Taxa de abertura
Tudo começa com a abertura do seu e-mail!
Seus leads estão abrindo sua mensagem?
A taxa de abertura indica o número de leads que abriram seu e-mail.
A primeira conclusão que você pode tirar de uma boa taxa de abertura é que sua equipe soube criar um excelente assunto, ou título, de e-mail.
Afinal, ninguém abre o e-mail de uma empresa se não se interessar pelo assunto, correto?
Então, para criar um bom assunto, a dica principal é: faça uma oferta tentadora para seu lead!
Essa oferta pode ser financeira, mas também pode ser uma solução para suas necessidades e desejos.
Leia mais em: Como aumentar minha taxa de abertura de email marketing
#2 Taxa de cliques
Uma vez que o lead abriu o e-mail passamos para o segundo objetivo: fazer ele clicar no CTA.
A taxa de cliques é um dos indicadores de email marketing mais apropriados para avaliar:
- a qualidade do conteúdo do e-mail;
- o potencial da proposta de valor compartilhada;
- a qualidade do CTA criado;
- a real motivação dos leads.
A fórmula para calcular o resultado dessa métrica de e-mail marketing é:
Taxa de Cliques (CTR) % = (número de cliques / número de e-mails enviados) x 100
Uma outra forma de calcular o CTR é usando como base o número de e-mails que foram abertos, excluindo os demais. Nesse formado a fórmula seria:
Taxa de cliques (CTOR) (%) = (número de cliques / número de e-mails abertos) x 100
#3 Taxa de conversão
A conversão é o objetivo máximo de qualquer estratégia de e-mail marketing.
Entretanto, nem toda estratégia precisa entender como conversão apenas a transformação de um lead em cliente.
Por exemplo, se você está organizando um webinar, a conversão que deseja é a inscrição do lead no evento.
Por isso é importante que durante o planejamento de sua campanha de marketing você defina o objetivo de sua estratégia, para então avaliar os KPI de e-mail marketing ideal.
Uma conversão pode ser entendida como a realização da ação que você deseja que o lead execute.
Acompanhar sua taxa de conversão vai mostrar o quão efetiva está sendo toda sua campanha.
Não adianta ter ótimos números nos demais indicadores de e-mail marketing se na hora de converter o lead:
- seu discurso não convence,
- sua página trava,
- o sistema de pagamento é lento!
Em casos de taxa de conversão baixa, buscar pelas razões disso é o próximo passo a ser tomado.
#4 Taxa de cancelamento de inscrição
O nome desse indicador de e-mail marketing é auto-explicativo.
Todo e-mail marketing que você enviar deve conter um link de cancelamento de inscrição.
Ao clicar nesse local o lead informa para você que não deseja receber mais os seus e-mails.
Muitas são as razões para um lead fazer isso, mas no fundo todas elas querem dizer que ele não deseja manter mais o relacionamento com a sua empresa, pelo menos não por esse canal.
É claro que a taxa de cancelamento de inscrição é um dos indicadores de e-mail marketing mais relevantes para um negócio, afinal, pode dizer muito sobre o alinhamento entre seu conteúdo e as necessidades de seus leads.
A formula da taxa de descadastramento é:
Taxa de descadastramento (%) = (número de descadastramento / número de mensagens entregues) x 100
Infelizmente sempre haverá pessoas saindo da sua lista de e-mails, por isso não espere alcançar uma taxa de 0%. Use esse indicador para ficar atento a qualquer oscilação mais drástica.
Como acompanhar esses KPIs de e-mail marketing?
Atualmente, suas campanhas podem obter resultados muito melhores com a automação de email marketing e com a consolidação de ações de Inbound Marketing.
Os softwares de automação de marketing são capazes de analisar e responder aos comportamentos do seu lead, o que é extremamente valioso e aumenta as chances de conversão.
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- às métricas de cada estratégia,
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