Marketing

5 ideias incríveis para assuntos em Email Marketing

Escrever um assunto de email marketing atraente é sempre um desafio. Muitas vezes, as empresas já possuem uma grande lista de contatos, mas ainda não utilizam todo o potencial que o email marketing tem a oferecer.

O obstáculo é sempre o mesmo: como criar um assunto e tem uma ideai de email tão chamativa que vai ser impossível de ser ignorada?

Quais ideias você poderia utilizar para aumentar suas taxas de abertura de e-mails?

Neste post, vamos mostrar a você ideias de email e dicas práticas de como criar frases para o assunto do email que alavanquem suas taxas de abertura.

Afinal, esses indicadores vão mostrar o quanto seus leads estão interessados naquele tema específico.

Veja também: Como aumentar minha taxa de abertura de email marketing

Ideias de como criar assunto para email

Mas antes de chegarmos às nossas dicas de assunto de email, fica a questão: por que um título interessante para o campo de assunto pode gerar mais aberturas de email?

Simplesmente porque um assunto atraente e assertivo pode instigar o seu lead a querer abrir o e-mail e receber aquela informação ou conteúdo que você prometeu.

Vamos fazer uma experiência: qual dos emails abaixo você abriria?

  • Assunto: Novidades no Blog
  • Assunto: Temos 5 ideias matadoras para seus emails serem lidos

Claro que a resposta óbvia para a questão seria o segundo assunto, não é verdade?

Basta pensar em quantos livros, filmes ou álbuns de música você já leu, assistiu ou escutou porque havia se encantado por seu título em um primeiro momento.

Dessa forma, o título do conteúdo é um dos critérios mais importantes para que a gente se interesse por um determinado tema, pois mesmo que você diga que não se interessa somente pelo título, ele tem a função de criar o interesse em torno de um conteúdo mesmo que seja de forma inconsciente nas pessoas.

Ou seja, mesmo que de maneira despercebida, o título sempre deixa aquela isca que pode fisgar o seu lead, já que você vai utilizar um tema que realmente interessa a ele.

Passada a introdução, vamos direto ao ponto. Veja as principais dicas de assuntos de email que trazemos para você hoje:

1- Seja conciso (e certeiro!)

Não adianta, você precisa dar o tiro certo.

É preciso saber criar um assunto de email que atinja diretamente a necessidade ou a “dor” do seu lead.

Basta imaginar:

  • O que o seu lead precisa e você pode oferecer?
  • Quais são os principais problemas do lead e a solução que você já tem em mãos?

Ofereça a solução por meio de uma ideia logo no assunto do seu email, assim você cria interesse em torno do tema.

Nesse contexto você pode criar ideias de email no assunto, como estas:

  • [nome do lead], está procurando uma solução melhor para [problemas do lead]?
  • [nome do lead], cansado dos [problemas do lead]?
  • [nome do lead] quer dicas para melhorar os [problemas do lead]?

E lembre-se, tente não ultrapassar 50 caracteres para isso, pois essa é a quantidade máxima de caracteres a ser utilizada para que o assunto de seu email seja visto por todos logo na caixa de entrada, inclusive por aqueles que a acessam em seus dispositivos móveis como celular e tablet.

2- Teste, teste, teste… e teste mais uma vez!

No Marketing Digital, é muito recorrente a utilização de testes A/B, que são testes que permitem analisar como o usuário reage à diferentes chamadas assuntos de email.

OK, entendi. Mas como fazer isso?!

Como sugestão, você pode selecionar aleatoriamente uma porcentagem de sua base de contatos. 10% já é uma percentagem significativa e pode fornecer resultados interessantes de análise.

Assim, basta enviar o mesmo email, mas com 2 ou 3 variações de assuntos, testando qual deles se comporta melhor e desperta mais interesse em seus leads.

Além do mais, com os testes e através do histórico de assuntos que você já enviou para seus leads, você pode ver as ideias de email que funcionam e que não funcionam quando cria uma campanha.

Alguns exemplos de variação de assuntos sobre o mesmo tema:

  • Olá [nome do lead], quer saber mais sobre o cenário do Inbound Marketing no Brasil?
  • [nome do lead], ainda não baixou nosso ebook sobre o cenário do Inbound Marketing no Brasil?
  • [nome do lead], separamos esse conteúdo sobre Inbound Marketing especialmente para você

Nos testes você pode ousar e tirar aquelas ideias de email do papel.

Se a sua linha de comunicação permite, procure utilizar o humor para tentar fazer com que o lead abra os emails!

Leia também: Conheça todas as vantagens do marketing digital

3- Evite certas palavras que são reportadas como spam

Existe uma série de palavras que é utilizada para a prática de spam.

Fuja de termos como:

  • “promoção”
  • “imperdível”
  • “grátis
  • “clique aqui”
  • “leia mais”
  • “24 horas”
  • “trabalhe em casa”
  • “lista de e-mails”
  • “lista de contatos”
  • “vagas abertas”
  • “agora/já”
  • “dinheiro”
  • “renda extra”
  • “preço ou valores”
  • “curso”
  • “perda de peso”, etc.

Além disso, são palavras tão utilizadas que já perderam a força na internet, pois as pessoas passaram a ignorar ou a duvidar de tais benefícios milagrosos oferecidos nos assuntos dos emails, já que eles tendem a ser falsos na maioria dos casos.

Dessa forma, procure não ser “sensacionalista” na sua abordagem.

Mantenha sempre os pés no chão e procure enviar assuntos de email que vão convencer o seu lead de maneira racional.

É preciso oferecer o conteúdo que ele realmente procura.

Veja mais: Como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads

4- Prometa um conteúdo diferenciado – e o entregue de verdade

Não basta criar um assunto diferenciado para o seu email se o seu conteúdo não é aquilo que você promete.

Além disso, entregar exatamente aquilo que você colocou no assunto do email cria uma relação de confiança com o seu lead, que vai ser um recurso valioso a ser utilizado a longo prazo.

Portanto, se você diz no assunto do email que vai resolver os problemas do seu lead dentro daquele contexto, procure realmente se certificar de que essas expectativas vão ser saciadas, pois isso cria um engajamento maior com a sua empresa.

Veja alguns exemplos de como utilizar essa técnica:

  • Olá [nome do lead], trazemos um Guia Completo de SEO para você
  • [nome do lead], à procura de um passo a passo em Automação de Marketing?
  • [nome do lead], selecionamos nossos melhores posts sobre Marketing Digital para você

Não se esqueça também que o assunto ideal é aquele que diz claramente o que existe de conteúdo no e-mail.

Seja objetivo e coloque somente aquilo que corresponde à realidade.

5- Seja pessoal

As pessoas gostam de se relacionar com pessoas e não com marcas que não tenham um rosto.

Uma boa ideia de email é tentar dar personalidade à forma como você se comunica com seus leads e enfatizar o lado humano nesse processo.

Procure sempre ser pessoal e evite termos como “Prezado” ou “Senhor”. Tente utilizar termos como:

  • “Olá [nome do lead], tudo bem?”
  • “Oi, [nome do lead]! Estamos sentindo a sua falta”
  • “Olá [nome do lead], aqui é o Lucas da [sua empresa]”.

É importante utilizar sempre remetentes reais de envio de email marketing para que o seu lead possa ver que aquele conteúdo está sendo enviado por uma pessoa que realmente existe e que quer proporcionar a ele um conteúdo ou uma oferta interessante.

A pessoalidade garante ao email uma credibilidade e uma confiabilidade maior, aumentando suas chances de abertura.

Fácil, não é mesmo?! Agora é só colocar na prática!

Mas conta pra gente, quais técnicas e práticas você utiliza em assuntos de email marketing? Compartilhe conosco sua experiência, vai ser um prazer debater com você sobre esse tema.

Confira também: Como fazer e-mail marketing sem segredos

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]