Lei Geral de Proteção de Dados

Posicionamento da Ramper em conformidade à LGPD

A Ramper manifesta o seu compromisso com a observância da LGPD e das demais leis atinentes à Proteção de Dados Pessoais, e o seu respeito aos titulares de dados. O que pode ser reafirmado através das boas práticas que adotamos no desempenho de nossas atividades.

O objetivo da Ramper é entregar serviços de qualidade a nossos clientes, e isso nos impõe o dever de respeitar aqueles que têm seus dados tratados por nós. Para facilitar a compreensão de algumas situações que possam gerar dúvidas, tanto nos clientes quanto aos titulares de dados, desenvolvemos a FAQ abaixo, para tentar esclarecer ao máximo a forma como utilizamos dados pessoais em nossas atividades. Se mesmo após ler a FAQ você ainda tiver dúvidas, ou se desejar fazer uma solicitação, é só entrar em contato conosco, através do e-mail: privacidade@ramper.com.br.


Sou cliente Ramper. Devo me preocupar?

Não. A Ramper, no desenvolvimento de suas atividades, preza pelo atendimento às disposições legais, inclusive, à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Nossas atividades são pautadas no respeito à sua privacidade, de forma que os dados coletados não são de natureza sensível e capazes de gerar algum constrangimento, segregação ou discriminação. Coletamos apenas dados triviais como, por exemplo, nome, empresa na qual trabalha, cargo que ocupa e e-mail corporativo.

Além disso, contamos com o suporte de uma consultoria especializada, que atua como Encarregado Pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO), visando garantir a conformidade da Ramper com a LGPD e proteger os dados que são tratados por nós, de acordo com as melhores práticas do mercado. Isto é, a Ramper não se utiliza de dados sensíveis para desenvolver sua atividade – os dados coletados foram tornados manifestamente públicos pelo titular. Também contratamos advogado e empresa especialistas para levantamento das operações que envolvem tratamento de dados pessoais e definições de protocolos.


Como a Ramper consegue o e-mail do profissional a ser prospectado?

O cliente Ramper, através de uma extensão instalada em seu navegador, define os parâmetros do público que deseja prospectar. A partir disso, a Ramper faz uma análise dos possíveis endereços de e-mail, baseados em combinações já existentes em sua base de dados. Os possíveis endereços eletrônicos são encaminhados para verificação em diferentes servidores, a fim de atestar a confiabilidade da informação e então, os endereços de e-mail são disponibilizados ao cliente.


Se eu inserir uma lista de contatos na Ramper, ela será compartilhada com outros clientes?

Não. Além de respeitar e se adequar aos padrões legais, a Ramper preza pela proteção das informações que compõem o modelo de negócio de seus clientes. Portanto, o acesso aos dados inseridos manualmente ou através da importação de listas, são mantidos exclusivamente na conta por meio da qual foi feito o upload, sem que haja qualquer tipo de compartilhamento com outros clientes.


Perante a LGPD, quais são os papéis da Ramper e do cliente?

Conforme as definições trazidas pela LGPD, tanto a Ramper quanto seus clientes, no que diz respeito às operações de tratamento de dados pessoais realizadas através da plataforma, são considerados como controladores de dados pessoais, nos termos do art. 5º, VI da LGPD.


A Ramper pode enviar mensagens para endereços de e-mail corporativo?

Sim. Os dados tratados pela Ramper são divulgados por seus próprios titulares. A Ramper tem o objetivo de fornecer aos seus clientes melhores oportunidades de vendas. Ainda, orientamos nossos clientes a informarem a origem do contato e, principalmente, a inserir um link (disponibilizado pela Ramper) para que o titular de dados possa se descadastrar do envio de e-mails, caso não deseje recebê-los.


Ao clicar no link de descadastro, o bloqueio é feito de forma instantânea pelo Ramper?

Sim. Ao clicar no link de descadastro no e-mail (opt-out), o bloqueio acontece automaticamente. Caso o titular de dados solicite o bloqueio através de outros canais, este só acontecerá quando o cliente Ramper realizar o procedimento manualmente na plataforma.


Minha empresa precisa se preocupar com a LGPD?

Por se tratar de uma Lei de caráter geral, a LGPD se aplica, irrestritamente, a pessoas jurídicas, de direito público e privado, e até a pessoas naturais, que tratam dados pessoais com finalidade econômica. Desta forma, sua empresa também deve se adequar à LGPD. É importante não se basear em publicações ou divulgações pela internet, pois podem circular informações incorretas ou desatualizadas.


Existem decisões judiciais sobre a coleta e o uso de dados pessoais divulgados publicamente em redes sociais por seus titulares?

No Brasil, por enquanto, não. Entretanto, há uma jurisprudência de 10 de setembro de 2019, referente a um processo envolvendo o LinkedIn e a empresa hiQLabs. Na ocasião, um tribunal estadunidense decidiu que é legal coletar dados publicamente disponíveis no LinkedIn, apesar das alegações da empresa de que isso viola a privacidade do usuário. Marsha Berzon, juíza do caso salientou: “Há poucas evidências de que os usuários do LinkedIn que escolhem tornar seus perfis públicos realmente mantenham uma expectativa de privacidade em relação às informações que postam publicamente, e é duvidoso que o façam […] e quanto aos perfis publicamente disponíveis, os usuários evidentemente pretendem que sejam acessados por outros.”


Você tem dúvidas ou deseja falar com a Ramper sobre como tratamos seus dados?

Você pode nos enviar as suas solicitações através do e-mail: privacidade@ramper.com.br.