Automação de marketing/ Marketing

Como tirar o melhor de um software de automação de marketing

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e as características desse tipo de ferramenta, esse artigo também é indicado para você.

Confira abaixo algumas dicas do que você deve levar em consideração na hora de escolher sua plataforma de automação de marketing, definir sua estratégia e começar automatizar seus processos.

Veja também: Quais as vantagens de uma plataforma de marketing digital para a sua empresa

Como escolher um software de automação de marketing

1- Você escolheu a plataforma certa?

  • Qual foi o critério utilizado na hora de escolher seu software de automação de marketing?
  • Sua plataforma de automação de marketing oferece um suporte de qualidade e proativo?

Se você ainda não contratou um software de automação de marketing, está na hora de decidir. Não escolha o software apenas por ser o mais caro ou com mais recursos, analise cada uma das funcionalidades que as plataformas oferecem, observe quais são realmente relevantes e se não falta nenhuma funcionalidade que seja fundamental para que sua empresa atinja seus objetivos.

2- Leve em consideração a usabilidade da ferramenta e a qualidade do suporte

De nada adianta contratar um software de automação de marketing robusto e cheio de funcionalidades se a usabilidade for muito complexa, criado com um layout complicado e pouco intuitivo, que em vez de otimizar processos fará com que seja desperdiçado mais tempo tentando entender e utilizar a ferramenta.

Conheça o Ramper Marketing, um software de automação de marketing completo, com usabilidade totalmente intuitiva e com suporte de qualidade.

3- Não automatize seus processos antes de rever seus objetivos

Ao pensar em utilizar a automação de marketing, tenha em mente que ela não substituirá suas equipes de marketing e vendas, mas sim, otimizará e simplificará processos, de modo a melhorar a produtividade da sua equipe e permitir que trabalhem de forma mais estratégica.

Antes de começar a automatizar seus processos, revise seus objetivos e defina suas metas, de modo a garantir que cada ação a ser executada seja realmente importante, planejada para atender aos interesses da empresa e do consumidor.

Confira: Conheça todas as vantagens do marketing digital

4- Integre a automação de marketing com sua estratégia de Inbound Marketing

A automação de marketing se torna mais efetiva quando alinhada à metodologia de Inbound Marketing.

O Inbound Marketing trabalha a prospecção de clientes através da disponibilização de conteúdos do interesse do público-alvo.

Um bom software de automação de marketing enriquecerá ainda mais a estratégia, permitindo entregar o conteúdo certo, no momento em que o público precisa.

Saiba mais: O que é marketing digital para sua empresa?

5- Não bombardeie sua audiência conteúdos genéricos

Evite que seus e-mails sejam excluídos, marcados como spam e que seu público crie uma imagem ruim sobre sua empresa. Envie e-mails altamente segmentados, de acordo com o perfil e comportamento de cada lead, grupo de contatos, buyer personas, etc.

Garanta que o conteúdo a ser enviado seja de qualidade, relevante, que corresponda ao que seu público está buscando e promova engajamento.

Confira também: Como criar personas para o seu negócio

6- Não esqueça de seus consumidores

Muitas vezes as empresas estão tão focadas em prospectar novos clientes que acabam se esquecendo dos atuais clientes, que por já terem uma certa afinidade com a empresa estão mais propensos a fazer novas compras ou fechar um novo negócio.

Se a pessoa já comprou, teve uma boa experiência com o produto ou serviço adquirido e foi bem atendido, será muito mais fácil vender novamente para essa pessoa que obter um novo cliente.

Mantenha esses clientes engajados, através do envio automatizado de conteúdos segmentados, de forma a manter esses clientes envolvidos com sua empresa, fomentar a recompra e o buzz marketing.

Você ainda tem dúvidas sobre automação de marketing? Responda aqui nos comentários e vamos debater esse assunto!

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]

Na nossa opinião como especialistas que lidam diariamente com as principais estratégias de marketing digital, acreditamos que sim, vale a pena criar um blog. Você já deve ter ouvido falar que, nas táticas atuais de marketing digital, “conteúdo é rei”! E a razão que torna isso uma verdade é a predominância das estratégias de conteúdo […]