Marketing

Turbinando sua automação de email marketing

automação de email marketing

Quando falamos de automação de email marketing, a alternativa mais prática e ágil é usar uma ferramenta de automação de marketing bem completa.

Mas com o que deve contar este tipo de software? Basicamente 3 funcionalidades são as mais importantes:

3 funcionalidades básicas de uma ferramenta de automação de marketing:

Comunicação segmentada:

Em vez de enviar o mesmo email para todos os seus leads e clientes, a ferramenta de automação deve ser capaz de ajudar você a segmentar sua base em função do comportamento desses leads e clientes ao lerem emails, baixar materiais do site, acessar posts do seu blog e até mesmo do histórico de compras, se você tiver uma loja na internet.

Automação de email marketing:

Com este tipo de segmentação profunda é possível criar fluxos específicos de nutrição de leads personalizados. Assim, conforme os comportamentos que você descobriu e dependendo da etapa do funil de vendas onde eles se encontram, diferentes emails são mandados para diferentes perfis de clientes.

Criação de páginas de captura:

Além disso, para que você tenha uma base de leads sempre em crescimento, é muito importante criar as chamadas landing pages.

Isso funciona da seguinte forma: a automação de marketing trabalha em estreita ligação com o marketing de conteúdo. Assim, em um blog ligado a seu site, conteúdos relevantes e de grande interesse para seu público-alvo são criados continuamente.

Quando uma pessoa interessada nesses temas lê um desses posts de seu blog, é preciso deixar ali um link para que ela acesse um material ainda mais rico e profundo sobre o assunto. Pode ser um e-book, um trial de seu software, acesso a um webinar, baixar um infográfico, entre muitos outros.

Assim que o interessado clica nesse link, ele é direcionado para a página de captura de leads (landing page), onde deve preencher um formulário deixando seu nome e email, por exemplo, em troca do acesso ao conteúdo desejado.

Dessa forma, criam-se novos leads a todo momento e o ciclo recomeça, utilizando-se novamente as duas funcionalidades citadas anteriormente: esses leads são qualificados e segmentados para que recebam uma nutrição de emails adequada ao seu perfil.

Veja mais: Landing Page Design: a arte de converter vendas

Qual o objetivo disso?

Note que o objetivo dessa nutrição é conduzir o lead ao longo do funil de vendas, para que ele percorra as etapas da jornada do cliente, todas as fases da venda, desde o conhecimento de seu produto ou serviços até a conversão de uma compra.

De forma bem resumida, estas são algumas das vantagens que uma ferramenta de automação de marketing pode trazer para o seu negócio, sem falar em outras, como acesso a resultados e estatísticas em tempo real, por meio de relatórios.

Mas é possível tornar um programa de automação de email marketing ainda mais ágil e poderoso, ao integrá-lo com outras ferramentas que você já usa em seu negócio, como softwares de CRM, formulários online, meios de pagamento e até anúncios em mídias sociais.

Veja, a seguir, como fazer isso com auxílio de APIs.

banner-footer-blog-ebook-pluga-lahar

Como potencializar ainda mais sua automação de email marketing

APIs são protocolos da internet que fazem com que duas ferramentas baseadas na nuvem “conversem” entre si.

Assim, é possível que elas troquem informações e algumas tarefas repetitivas sejam automatizadas, muitas delas ligadas à captação de leads, que poderão ser incluídos em seu fluxo de automação de email marketing.

Por exemplo: digamos que você use um formulário do Typeform em seu site para captar usuários interessados em receber sua newsletter. Agora imagine que trabalhoso um funcionário ter que, todo dia, pegar essas respostas do formulário e incluir como novos leads em seu sistema de automação de email marketing.

Mas se você integrar sua ferramenta de automação de marketing com o Typeform, isso pode acontecer automaticamente: toda vez que um formulário é respondido, é criado um lead na ferramenta de automação de marketing, com muito mais precisão, sem erros e não tomando tempo de seu funcionário.

Como esta, muitas outras integrações podem ser feitas com ajuda de APIs, por exemplo:

Como você viu, existem muitas outras formas de captar leads, além do marketing de conteúdo. Por isso, na hora de usar seu software de automação de marketing, não deixe de verificar com quais outras ferramentas online ele pode se integrar para que sua captação seja cada vez mais eficiente, fornecendo uma boa quantidade de leads para serem segmentados e nutridos continuamente.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]