Afinal, quais são e como usar as principais ferramentas de marketing Inbound e Outbound? Neste artigo, separamos 8 ferramentas para você aproveitar em suas campanhas e obter melhor retorno sobre investimento com cada campanha em que investir.
Você já deve estar cansado de ouvir falar em transformação digital e em como ela mudou a forma como consumidores se relacionam com empresas.
Também já deve estar cansado de saber que o marketing digital se colocou no centro da relação entre marcas e clientes.
Todas as mudanças da era digital fizeram com que as empresas tivessem que mudar suas estratégias e investir em uma série de ações que há pouco tempo nem mesmo existiram.
Entretanto, se por um lado toda essa mudança fez com que muitos gestores ficassem de cabelos brancos, por outro essa mesma tecnologia possibilitou a criação de ferramentas que tornaram o trabalho com marketing mais eficiente, assertivo, mensurável e produtivo.
Logo, se você não pode fugir de todas as novidades que chegaram ao mercado, pode, ao menos, aproveitar as ferramentas de marketing Inbound e Outbound como suas aliadas.
Lista de ferramentas de marketing Inbound e Outbound
Entender o que é Inbound e Outbound Marketing é uma etapa importante de qualquer estratégia atual de posicionamento de marca e vendas.
Enquanto o Inbound Marketing é o chamado marketing de permissão, o Outbound Marketing é o marketing de interrupção.
Anúncios são os principais exemplos de Outbound Marketing, desde os tradicionais anúncios na TV até os que acontecem enquanto você assiste a um vídeo no Youtube e navega pelas redes sociais.
Entre as principais estratégias de Outbound Marketing estão:
- Anúncios em Rádio e TV,
- Telemarketing,
- Outbound E-mail Marketing,
- Links patrocinados (também conhecidos como anúncios pagos), e mais.
Já entre as estratégias de Inbound Marketing estão:
- Marketing de conteúdo,
- SEO,
- redes sociais,
- e-mail marketing (nutrição),
- captura de leads e mais.
Leia também: 4 exemplos de Inbound Marketing para engajar e converter clientes
Depois de relembrar um pouco sobre cada uma dessas estratégias e quais ações as compõem, vamos a lista de ferramentas de marketing Inbound e Outbound. Separamos 4 plataformas para cada área, totalizando 8. Confira!
4 Ferramentas de Outbound Marketing
#1 LinkedIn Sales Navigator
O Linkedin Sales Navigator é uma ferramenta do LinkedIn criada para ajudar empreendedores a encontrarem leads com perfil de compradores, que possam ser ativados pela equipe de marketing e vendas.
A ferramenta para gerar leads permite pesquisa avançada de empresas e leads, personalização de contatos de acordo com o perfil das personas da sua empresa e outros recursos.
Ao encontrar leads semelhantes ao perfil de cliente ideal sua equipe de marketing e vendas pode agir para apresentar sua empresa a esses contatos.
Para entender melhor como usar a ferramenta de Outbound Marketing leia o artigo, “Como gerar leads pelo LinkedIn: Sales Navigator + 4 boas práticas” e assista ao vídeo abaixo.
#2 RAMPER
O Ramper é uma plataforma de prospecção digital que ajuda sua empresa a encontrar leads e clientes que estejam alinhados às personas do negócio e, a partir disso, permite a comunicação entre marca e potencial cliente.
Na ferramenta de Outbound Marketing sua equipe define o perfil de cliente ideal e cria listas de e-mails a partir da captura de contatos nas redes sociais e a partir de uma segmentação eficiente.
Também é possível fazer o envio automático de mensagens para esses leads.
#3 Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google e sem dúvidas é uma das plataformas mais relevantes para o Outbound Marketing atual, afinal, permite a criação de anúncios segmentados dentro do próprio Google, na rede de pesquisa ou Google Shopping, e em canais parceiros, com anúncios Display que aparecem em sites e blogs parceiros.
O Google Ads também permite anúncios em canais como o Youtube e gera alcance e visualização para marcas de todos os segmentos, colocando em prática o Outbound digital.
Leia também: Confira um passo a passo para aprender como anunciar no YouTube
#4 Facebook Ads
Com uma premissa semelhante ao Google Ads, o Facebook Ads também é uma ferramenta de Outbound marketing importante, afinal, estamos falando da maior rede social do mundo.
Além disso, para empresas que desejam anunciar no Instagram, é necessário fazer isso por meio do Facebook Ads.
As redes sociais são ferramentas de marketing Inbound e Outbound, se encaixando nos dois modelos, de acordo com o uso dos canais.
4 Ferramentas de marketing Inbound
Entre as estratégias de Inbound Marketing, a produção de conteúdo que participe e contribua para a jornada do cliente, sem interrompê-lo, é o principal caminho a ser tomado.
Em todas as estratégias, o usuário chega até a empresa por meio de caminhos como a pesquisa.
Para isso, é possível contar com ferramentas de Inbound Marketing como as que listamos a seguir.
#1 SEMRUSH
O SEMrush é uma ferramenta de SEO que permite, principalmente, a análise de palavras-chave com alto volume de pesquisa dentro de um nicho, para a posterior geração de conteúdo.
O objetivo é que, a partir da compreensão sobre o que os usuários estão buscando dentro do nicho da sua empresa,você possa produzir conteúdos valiosos, dentro dos critérios de SEO, que possam ser rankeados no Google, nas primeiras posições.
Leia mais em: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site
#2 Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner também é essencial para encontrar palavras-chave importantes para seu negócio e seu rankeamento no Google.
É uma ferramenta gratuita e é preciso ter uma conta no AdWords para utilizar a pesquisa de palavras-chave. Fique tranquilo, não será necessário fazer um anúncio para acessar as informações mais gerais.
Entretanto, se quiser aprofundamento de informações será necessário ter um anúncio rodando.
#3 BUZZSUMO
O BuzzSumo ajuda na otimização da estratégia de marketing de conteúdo, principalmente, para as redes sociais.
Entre suas funcionalidades podemos citar:
- o sistema lista os temas mais em alta no período para quem sua empresa possa participar da “discussão”,
- identifica influenciadores digitais para estabelecer parcerias e atingir seu público ideal,
- ajuda a criar conteúdos voltados para a persona da sua empresa,
- contribui para a atração e nutrição de leads.
#4 Ferramenta de automação de Inbound Marketing
Por último, mas não menos importante, a ferramenta de automação de Inbound Marketing é uma solução completa, que reúne os recursos de várias ferramentas em um único sistema.
Além disso, permite a automação de uma série de atividades repetitivas, garante a segmentação de contatos, a pontuação de leads e o acompanhamento do comportamento do usuário dentro dos seus canais. Nada disso é possível sem a ajuda de tecnologia.
Nesse sentido te apresentamos o software de automação de Inbound Marketing da LAHAR.
Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
O software de automação de marketing ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.
Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:
- criação de ações e monitoramento de redes sociais;
- painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
- criação de landing pages e formulários;
- criação e envio de e-mail marketing;
- teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
- automação de marketing;
- Lead Tracking;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
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