Vendas

Como gerar leads pelo LinkedIn: Sales Navigator + 4 boas práticas

A captação de leads é uma das etapas do Inbound Marketing mais relevantes para transformar usuários em clientes. Existem muitas formas de conseguir ampliar seu banco de contatos, entre elas aprender como gerar leads pelo LinkedIn.

Algumas pesquisas afirmam que o LinkedIn é 277% mais eficaz para geração de leads do que o Facebook ou o Twitter, por isso, é importante que você considere a plataforma em sua estratégia de Inbound Marketing.

Se você não sabe por onde começar, está no lugar certo! A seguir separamos um passo a passo de como gerar leads pelo LinkedIn de maneira eficiente. 

Como gerar leads pelo LinkedIn Sales Navigator

Se você quer mesmo gerar leads pelo LinkedIn vai precisar conhecer o sistema criado pela rede social chamado LinkedIn Sales Navigator.

A plataforma foi criada para que empresas, principalmente com negócios B2B, possam encontrar leads qualificados, entre os usuários da rede.

Ao criar uma conta nessa ferramenta, sua empresa poderá usar um sistema de filtragem de leads para encontrar contatos que correspondem ao perfil de cliente desejado.

A partir dessa filtragem a empresa poderá incluir os leads identificados em seu CRM e iniciar o relacionamento e a prospecção, por meio da própria rede social.

Por meio dessa plataforma sua equipe será capaz de usar mais estrategicamente o LinkedIn para:

  • segmentar contatos;
  • pesquisas por leads;
  • qualificar usuários de acordo com a persona do seu negócio;
  • interagir com os leads de maneira eficaz.
Como gerar leads pelo linkedin

O primeiro passo é se cadastrar na ferramenta. Para isso é preciso que você tenha uma conta no LinkedIn e contrate o serviço do Sales Navigator. Você pode começar entrando em contato com um vendedor da própria rede.

Também é possível solicitar uma demonstração gratuita para que, antes de contratar o serviço, você conheça o sistema e perceba como ele pode ajudar na sua estratégia de social selling.

Entre as funcionalidades do sistema estão:

  • pesquisa avançada de leads e empresas por meio de uma plataforma de busca especializada sua empresa poderá encontrar leads qualificados e clientes em potencial. Aproveitando uma base de usuários de mais de 500 milhões de usuários;
  • recomendações de leads. Além da pesquisa pró-ativa, o sistema também oferece sugestões de contatos de acordo com o perfil desejado, para que você possa abordar os usuários certos; 
  • integração com CRM. O LinkedIn Sales Navigator permite que você integre os leads qualificados para vendas ao seu CRM para que a equipe possa acompanhar, por meio do pipeline, as etapas de prospecção.

Com todas as funcionalidades e benefícios que listamos até aqui, o Sales Navigator é o principal caminho para quem deseja dominar as técnicas de como gerar leads pelo LinkedIn.

No vídeo abaixo você compreende na prática qual é a importância da ferramenta e como adotá-la para seu negócio. É claro, entretanto, que existem outras boas práticas que vão ajudar sua equipe de vendas e marketing a capturar mais leads e a gerar mais negócios usando esse canal. Por isso, após o vídeo, continue lendo nosso artigo.

5 boas práticas de como gerar leads pelo LinkedIn

Além do LinkedIn Sales Navigator é fundamental que sua equipe de vendas e marketing se preocupe em seguir outras boas práticas para a geração de leads por meio da plataforma.

Listamos as principais estratégias, a seguir! Vale anotar cada insight para não deixar nada para trás e seguir acumulando conhecimento sobre como gerar leads pelo LinkedIn!

1. Crie um perfil arrasador

Você precisa ter certeza que sua marca está bem representada no perfil do LinkedIn, para isso é preciso preencher o perfil da conta empresarial com cuidado e atenção.

Seu perfil deve estar completo e atualizado. Lembre-se não apenas do nome, logo e dos dados de contato, mas também de criar uma descrição objetiva e clara que inclua informações sobre:

  • o que sua empresa faz;
  • sua proposta de valor;
  • quais são seus diferenciais.

2. Busque por referências e conecte-se a clientes e parceiros

O que as pessoas dizem sobre sua empresa é mais importante do que você diz sobre si mesmo. Isso é bem simples de entender.

Por isso, faça uma busca por seus parceiros e clientes e conecte-se a eles.

Contribua para o campo de referências sobre essas empresas e solicite que eles façam o mesmo no seu perfil.

Com um perfil cheio de boas conexões e referências sua empresa está um passo na frente da concorrência e passa a se tornar um canal seguro para novos usuários que chegam até você.

Essa prática deve ser contínua e não realizada apenas no momento da criação ou otimização do seu perfil.

Tire um tempo durante a semana para pesquisas sobre clientes e parceiros dentro dessa plataforma. Esse é um excelente caminho para quem está em busca de como gerar leads pelo LinkedIn.

3. Produza conteúdo relevante

Se tornar uma autoridade ou referência em determinado assunto vai atrair mais usuários para sua página. Ninguém tem paciência para o discurso a la “compre batom”. Dentro do marketing atual as pessoas seguem quem tem algo a dar que seja de valor.

Já que seu serviço e produto custam dinheiro para o usuário, ofereça conteúdo relevante, que faça diferença na vida de quem lê.

Ao sentir que aprendeu algo novo com sua empresa, um usuário passa a acompanhar o que você tem a dizer e sua empresa passa a ter ainda mais credibilidade.

Organize um cronograma de conteúdos interessantes e esteja atento ao que acontece no mundo para poder abordar temas “quentes” em suas publicações, mostrando que sua empresa está atenta ao que acontece de novo no mercado.

Em suma, torne-se um perfil interessante e colha os frutos gerando mais leads – e clientes.

4. Faça sua parte e interaja!

Não adianta apenas esperar que as pessoas interajam com seu perfil se você não interage também.

Mostre-se acessível, curta, comente e interaja com as publicações que são postadas por outros perfis. 

Dê sua opinião, acrescente dados e parabenize! Além de criar vínculo com os perfis com os quais se relacionou, você também acaba levando sua marca à outras pessoas que estão recebendo aquele conteúdo. Essa é uma excelente estratégia para ampliar o alcance da sua marca e assim gerar mais leads pelo LinkedIn.

Leia também: Ferramentas para LinkedIn: 6 dicas para atrair leads e vender mais

A captação de leads é só o começo

O que você pretende fazer com todos os leads captados, após seguir nossas dicas?

Após aprender como gerar leads pelo LinkedIn você precisar dar o próximo passo.

Para vender pelo LinkedIn você precisará criar uma estratégia para nutrir e se relacionar com os leads gerados. E se você conhece as fases do Inbound Marketing sabe que isso exige:

Usar softwares de automação de marketing pode ajudar você a fazer todo esse controle e gestão de leads do LinkedIn e de outras plataformas.

A LAHAR é uma ferramenta de automação que oferece funcionalidades para atrair, nutrir e converter leads em clientes. Por isso ela é uma parceira importante se você quiser, além de gerar leads pelo LinkedIn, transformar esses leads em clientes. Entre as funcionalidades que vão agregar ao seu trabalho estão:

  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • automação de fluxo de e-mail marketing;
  • realização de teste AB;
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]