Você sabe o que é e-mail marketing e como alcançar resultados expressivos no seu negócio, a partir do uso deste canal? Se precisa de apoio nesse sentido, você está no lugar certo. Criamos um guia completo sobre:
- o que é e-mail marketing,
- para que serve o e-mail marketing,
- tipos de e-mail marketing,
- como fazer um e-mail marketing,
- quais são os principais elementos de um email marketing,
- qual a melhor ferramenta de e-mail marketing?
Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre como disparar e-mail marketing.
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é uma estratégia de comunicação usada por empresas para se relacionarem com seus clientes e leads por meio de endereços de e-mail. Esse relacionamento por e-mail pode ser usado para diversos fins como:
- apresentar o produto ou serviço da empresa,
- informar sobre o status de compras feitas, por exemplo, no e-commerce,
- fidelizar clientes,
- educar leads sobre o setor,
- informar sobre lançamentos e promoções e mais.
Com um retorno sobre investimento de $38 para cada $1 o e-mail marketing se transformou de uma estratégia considerada invasiva e fria, para uma ferramenta extremamente eficiente para melhorar a experiência do cliente com a empresa e converter leads em clientes.
Grande parte dessa mudança de perspectiva está atrelada a ideia de usar o canal para gerar valor para o lead e não apenas tentar convencê-lo a comprar um produto ou serviço que ele não está interessado.
Como você deve imaginar, retornos como o apresentado acima só são possíveis mediante a organização de uma estratégia de e-mail marketing eficiente, que envolva questões como:
- conhecimento sobre a persona a ser contatada,
- etapa da jornada de compra do lead,
- produção de conteúdos relevantes,
- segmentação de clientes,
- personalização de mensagens,
- fluxo de nutrição,
- automação de e-mail marketing e mais.
O email marketing é uma estratégia de marketing, que pode ser usada tanto como parte de uma campanha de Outbound como Inbound.
Seu objetivo é estabelecer contato entre empresa e leads do banco de dados da empresa. Esses leads podem ser gerados a partir de:
- landing pages,
- pop-ups,
- webinars,
- redes sociais,
- eventos e outros canais.
E-mail marketing ainda funciona?
Se você ainda não utiliza esse tipo de estratégia provavelmente deve se questionar sobre a eficácia dela pensando: será mesmo que as pessoas abrem e são impactadas por e-mail marketing, ainda hoje?
Por conta do crescimento exponencial das redes sociais, muitas pessoas acreditam que uma abordagem tão direta como e-mail tende a cada dia mais ter menos resultado, no entanto, quando bem planejada ela traz bons resultados e vamos te provar aqui porque o e-mail marketing ainda funciona!
De fato, além do altíssimo ROI que comentamos acima, 44% dos leads realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional.
Para entender de fato se e-mail marketing ainda funciona é preciso entender quais os benefícios dessa estratégia de marketing e vendas pode trazer para os seus negócios.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é o modus operandi dessa ferramenta.
Um erro bem comum, cometido pelas empresas que estão iniciando sua experiência com a ferramenta, é disparar os e-mails em massa, sem segmentação e com conteúdo de baixa relevância.
Esse comportamento vai deixar suas taxas de abertura e conversão baixas de imediato.
Por isso, tanto a paciência quanto competência na formulação das campanhas são fundamentais para que uma estratégia de e-mail marketing para vendas, nutrição ou relacionamento com a base, funcione!
Uma forma fácil de entender porque e-mail marketing ainda funciona estão nas estatísticas.
Além dos que já apresentamos, separamos alguns dados interessantes para ilustrar a relevância e o poder dessas campanhas.
Segundo o blog de empreendedorismo e inovação Cultura Colaborativa da empresa SocialBase:
- 52% dos brasileiros passam ao menos uma hora lendo e-mails,
- 58% deles abrem uma notificação assim que recebem.
Todos esses dados, somados a quantidade de contas de e-mail que hoje já bate o número de 5 bilhões no mundo, mostram o quanto as pessoas acessam esse canal e são impactadas por e-mails diariamente.
Alguns dos benefícios que provam que e-mail marketing ainda funcionam são:
- Aumento de taxas de conversão e retenção
- Queda nos índices de carrinho abandonado
- Diminuir custos com ações de mídia paga
Aumento de taxas de conversão e retenção
Um dos indicadores de e-mail marketing que mais ajudam a mostrar que o e-mail marketing ainda funciona são as taxas de conversão e retenção que tendem a subir quando se cria uma campanha forte e seguindo os princípios e boas práticas da ferramenta.
As campanhas têm como um de seus objetivos a nutrição dos leads, o que significa, de maneira geral, educar os leads para prepará-los para a compra.
Fazendo isso, os e-mails têm a capacidade de aumentar as taxas de conversão e fidelização dos leads.
Queda nos índices de carrinho abandonado
Se você trabalha com e-commerce deve se deparar com estatística de carrinho abandonado todos os dias. É normal que os clientes entrem e saiam várias vezes em uma página de compra e recuem por uma série de motivos.
Segundo estudo realizado pela empresa VWO, 72% dos carrinhos abandonados são reversíveis, isso quer dizer que mais de dois terços dos prospects ainda tem boas chances de voltarem a concluírem a compra se forem abordados.
E é agora que entra a estatística mais interessante, segundo o mesmo estudo, 58% dos compradores admitem que podem comprar um produto de um carrinho abandonado caso recebam por e-mail um desconto ou condição especial para aqueles pedidos.
Isso tudo mostra como uma estratégia de e-mail marketing pode fazer com que vendas não concluídas, já no final da jornada de compra, sejam recuperadas e convertidas de uma forma mais barata e menos invasiva do que uma ligação de um vendedor ou equipe de atendimento.
Diminuir custos com ações de mídia paga
Todo mundo quer lucrar o máximo gastando o mínimo possível, não é mesmo? Uma das formas de baratear seus custos com mídias pagas é usar o e-mail marketing.
Para captar um novo lead, normalmente, você terá que investir em ações de mídia paga no Google Ads, Facebook Ads ou outros canais similares.
Esse investimento tem como objetivo atrair usuários novos para as páginas da sua empresa.
No entanto, ao criar uma campanha de e-mail marketing eficiente, é possível converter esse visitante em lead e utilizar o canal para conduzir seu lead a compra.
Essa é basicamente a ideia por trás da estratégia de Inbound Marketing. Entenda melhor no artigo, “O que é Inbound Marketing e como aplicá-lo ao seu negócio” e assistindo ao vídeo abaixo.
Dessa forma, ao invés de apenas atrair mais contatos, você passa a trabalhar esses leads, de forma personalizada e abordando-os com conteúdos relevantes, e aumentando as chances de interação.
Quando engajada em uma estratégia de Inbound Marketing, o e-mail marketing vai te ajudar a educar e conduzir seu lead a avançar pelo funil de vendas até alcançar a tão esperada conversão de uma forma bem mais barata.
Então a questão não é se e-mail marketing funciona, é como fazer um e-mail marketing que funciona?
Como usar (e como não usar) o e-mail marketing?
O e-mail marketing não serve como canal para bombardear leads com ofertas, promoções e produtos, mas sim para alcançar as pessoas certas, com o conteúdo certo, na hora certa.
Nesse sentido, precisamos destacar o papel do Inbound Marketing e das ferramentas de automação de marketing.
Enquanto o Inbound Marketing nos trouxe a noção de marketing de permissão, onde nossa marca deve fazer parte do fluxo de pesquisa do cliente, e não interrompê-lo, as ferramentas de automação, tornaram escalável a segmentação de leads, permitindo oferecer o conteúdo ideal ao usuário certo.
Por isso, se você quer realmente entender o que é e-mail marketing hoje, é preciso dominar a ideia de que o cliente que você deseja conquistar está em uma jornada de compra. Cada cliente está em uma fase dessa jornada.
Alguns estão em busca ativa pelo o que você oferece, outros nem sabem que precisam de algo.
Seguindo a jornada do cliente, você deve usar o discurso correto para cada etapa do funil de vendas.
Ao entender toda essa lógica, você passa a oferecer um conteúdo mais relacionado com o que o lead está buscando no momento. Esse alinhamento de interesses e informações abrem espaço para que o usuário ouça sua empresa com mais interesse. Por isso, é tão importante saber o que dizer, quando dizer e para quem dizer.
Logo montar uma estratégia de e-mail marketing que siga a lógica acima, vai te ajudar a fazer parte do processo de decisão de compra do cliente de maneira mais ativa e positiva.
Tipos de e-mail marketing
Entendido o que é e-mail marketing seguimos para a compreensão sobre seus vários tipo, entre eles:
- boas vindas,
- newsletter,
- e-mail para clientes inativos,
- ofertas e promoções e mais.
Entenda sobre cada um deles, no infográfico abaixo.
Seguindo a lógica apresentada por cada tipo de email, podemos dizer que a ferramenta serve para:
- informar sobre lançamentos,
- se relacionar com leads recém chegados à sua base,
- compartilhar conteúdos sobre a empresa e sobre o mercado em que ela está inserida,
- para educar leads,
- engajar contatos,
- fazer vendas,
- compartilhar informações sobre compras,
- reativar clientes inativos e mais.
No dia a dia da sua estratégia e plano de ação de marketing, esse canal pode ser usado para atingir diversos objetivos, como:
- canal de aquisição de novos clientes, de fato pode ser até 40% mais efetivo que algumas das principais redes sociais do mundo, entre elas o Facebook,
- meio para nutrição de leads dentro de uma estratégia de Inbound Marketing,
- ampliar tráfego no site,
- ampliação de vendas da empresa, incluindo vendas diretas quando o negócio em questão é um e-commerce,
- contato direto das empresas com seus leads e clientes.
Para melhorar a experiência dos clientes com a empresa, a ferramenta também é muito interessante, afinal, para 72% dos consumidores o email é o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.
Como disparar um e-mail marketing?
Entender como funciona e-mail marketing vai muito além de criar uma mensagem e usar um disparador de e-mail. A seguir, listamos o passo a passo de como fazer um e-mail de marketing:
- Crie sua lista de contatos e renove-a constantemente
- Conheça a persona da empresa
- Evite o disparo de email em massa
- Segmente a base de leads
- Produza conteúdo relevante para cada etapa da jornada do cliente
- Crie um fluxo de automação e nutrição de leads
- Atenção para criar assuntos de e-mail atrativos
- Insira boas chamadas para ação CTA
- Construa o layout do e-mail
- Escolha uma ferramenta de e-mail marketing completa
- Faça um disparo de teste
- Faça testes A/B
- Acompanhe as métricas e monitore resultados
Entenda cada etapa de como fazer e-mail marketing, a seguir.
# 1 Crie sua lista de contatos e renove-a constantemente
O primeiro passo para fazer uma campanha é ter leads para receber suas mensagens.
É nessa fase de captação de leads que começa o planejamento e execução de uma campanha de e-mail marketing.
Jamais compre uma base de leads pronta. Além de ser contra a lei, pega muito mal para sua marca e reduz muitas as suas chances de sucesso.
Entre as estratégias para conseguir mais leads estão:
- landing pages com formulários, disponibilizando materiais como ebooks, planilhas, demos, checklists,
- pop-up em sites e e-commerces,
- uso de plataformas como Facebook Lead Ads, para captação de leads nas redes sociais, e mais.
Ainda sobre essa etapa é importante que você consiga o opt-in do usuário.
Opt-in é a autorização do usuário para a comunicação da sua empresa por e-mail. Ela é conseguida nas plataformas de captação de leads, como as landing pages.
Ao compartilhar seu e-mail com uma empresa, independente da razão para isso, você já deve ter clicado em uma caixinha autorizando que ela envie e-mails promocionais e institucionais.
O opt-in, assim como a opção de descadastramento em todos os e-mails enviados, é um elemento obrigatório, previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD.
Não seguir as orientações da lei pode fazer sua empresa arcar com multas e outras punições.
#2 Conheça a persona da empresa
Conhecer a persona da sua empresa é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing.
Sem entender quem você deseja atingir é impossível pensar na estratégia que será usada, no conteúdo que será produzido e onde ele será compartilhado.
Mesmo para a captação de leads é importante ter mente quem é a persona da sua empresa e no que ela está interessada, quais são as suas dores e mais.
Para montar uma persona para o seu negócio indicamos o vídeo abaixo e que leia o artigo, “Como criar personas para o seu negócio”.
#3 Evite o disparo de email em massa
Logo, um erro que não deve ser cometido pelas equipes é disparar e-mails em massa para comunicar com todos os leads da base, a mesma informação.
Exceto raras exceções, esse tipo de comunicação vai resultar apenas em altas taxas de descadastramento, baixas taxas de abertura e cliques.
Quanto mais personalizada e segmentada uma comunicação, mais eficiente seus resultados.
O e-mail marketing só é eficiente quando você oferece valor para seu lead e você só vai conseguir fazer isso se considerar a segmentação de clientes, sobre a qual falaremos a seguir.
#4 Segmente a base de leads
Mesmo com a persona do comprador definida, cada lead da sua empresa:
- está em uma etapa da jornada de compra,
- tem um interesse específico,
- está em busca de sanar uma dor, desejo ou necessidade particular.
Uma ferramenta de e-mail marketing completa vai permitir que você faça a segmentação da sua base, de acordo com essas informações.
Tudo isso é feito por meio da automação oferecida por esses sistemas capazes de compreender:
- quem é o lead,
- de onde ele veio,
- que tipo de conteúdo estava procurando,
- em qual fase da jornada de compra está,
- qual é o engajamento com a marca e mais.
A partir disso, e da definição prévia de um fluxo de e-mails, a ferramenta poderá segmentar seus leads e enviar os materiais mais adequados às características do contato.
O e-mail marketing com lista segmentada aumenta a taxa de abertura, de cliques e de conversão e reduz a taxa de cancelamento.
#5 Produza conteúdo relevante para cada etapa da jornada do cliente
Como dissemos acima, cada lead da sua empresa pode estar em uma fase da jornada de compra e ter necessidades diferentes.
O que há em comum é a necessidade de criar conteúdos relevantes para cada etapa desse processo de tomada de decisão.
Conteúdos relevantes são os que atendem as demandas dos leads em cada fase, os educam e os fazem avançar pelo funil de vendas.
Para produzir conteúdos que estejam de acordo com a persona da empresa e com as etapas da jornada de compra, busque entender quais são as principais dúvidas deles. Faça uma lista delas e produza conteúdo sobre.
Uma outra forma de identificar isso é usando ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends, duas plataformas gratuitas que vão te ajudar a entender o comportamento de pesquisa dos usuários sobre o mercado e o universo relacionado à sua empresa.
#6 Crie um fluxo de automação e nutrição de leads
Atender às demandas dos seus diferentes leads, em diferentes etapas da jornada de compra, pode ser uma missão impossível se a sua empresa gerencia mais de 10 leads! rs
A verdade é que gerenciar manualmente um fluxo de nutrição de leads é um trabalho cansativo, repetitivo (em alguns casos impossível) e que dificilmente será feito da maneira que uma ferramenta pode fazer.
Isso porque uma ferramenta de automação de e-mail marketing oferece outras facilidades como:
- segmentação automática de leads,
- pontuação de leads,
- lead tracking.
Isso sem contar que, mesmo que sua equipe fosse capaz de realizar certas atividades como uma ferramenta, isso tomaria um tempo precioso de um profissional que poderia ser melhor usado se estivesse concentrado no planejamento de ações e na otimização de resultados.
Criar um fluxo de nutrição de leads significa, grosso modo, organizar a ordem de e-mails que um lead irá receber de acordo com o comportamento que ele tem em relação a sua empresa.
Dentro da plataforma de envio de e-mail marketing sua equipe define uma vez o fluxo que deve ser executado automaticamente a cada vez que um lead cumprir os critérios definidos.
Por exemplo, um lead A que fizer o download do material da landing page Y, deve receber o e-mail marketing 1. Se o lead abrir o e-mail marketing 1, dois dias depois ele deve receber o e-mail marketing 2, se ele não abrir o e-mail marketing 1 ele deve receber, também dois dias depois, o e-mail marketing 3 e assim por diante.
Criar esses fluxos de nutrição vai garantir mais personalização na comunicação com seu cliente, ao mesmo tempo que automatiza a tarefa de nutrir cada lead.
#7 Atenção para criar assuntos de e-mail atrativos
O assunto do e-mail é o título que aparece para o lead quando ele abre a caixa de e-mail. Isso quer dizer que sem um assunto atraente, dificilmente o lead irá sequer abrir o e-mail enviado por sua empresa.
#8 Insira boas chamadas para ação
Com o e-mail aberto é hora de convencer o leitor a fazer o que está sendo proposto no material, seja comprar um produto, se inscrever para um evento, baixar um ebook, ou qualquer outra coisa.
Além de garantir um conteúdo atrativo e uma oferta irrecusável (oferta nem sempre precisa ser sobre preço), foque na construção de um texto baseado em regras do copywriting, para persuadir seu lead a agir.
Junto, esteja atento a criação de um bom CTA, ou seja, um bom call to action. O CTA é aquele botão de chamada para ação que você já deve ter visto nos e-mails que recebe, por exemplo “comprar agora”, “aproveitar o frete grátis” ou “fazer o download já”.
Para entender mais sobre o que é copywriting e como aplicar as técnicas, assista ao vídeo abaixo.
#9 Construa o layout do e-mail
Além do CTA, o e-mail precisa de outros elementos como imagens e textos, uma dica importante é não usar texto em formato de imagem.
Além disso, é preciso saber organizar as informações para que elas ajudem a impulsionar o lead a ler todo o material e se engajar com o conteúdo.
Para montar o e-mail de maneira eficiente é importante entender quais são seus principais elementos, entre eles:
- assunto do e-mail,
- conteúdo apresentado,
- call to action, ou CTA,
- despedida,
- assinatura,
- opção de descadastramento.
Para tornar o material ainda mais atrativo você pode:
- incluir imagens e vídeos, mas jamais crie e-mails com textos em formato de imagem, eles podem não ser lidos,
- use emojis no assunto e no corpo do e-mail,
- faça perguntas ao lead,
- considere o uso de GIFs,
- use o nome do lead dentro do e-mail e no assunto.
#10 Escolha uma ferramenta de e-mail marketing completa
Acima, falamos rapidamente sobre as ferramentas dessa tática e de como elas são indispensáveis para disparar email marketing.
Logo, tenha atenção ao escolher uma ferramenta completa, que ofereça todas as funcionalidades necessárias para um bom trabalho com essa tática de marketing.
Ainda neste artigo falaremos mais sobre as ferramentas de e-mail marketing. Continue lendo!
#11 Faça um disparo de teste
Antes de enviar o e-mail para o grupo de leads é interessante que você faça um teste, enviando, por exemplo, o e-mail para você mesmo. Assim é possível conferir:
- como ficou o layout,
- o funcionamento do CTA,
- se os links estão funcionando,
- como está a visualização no desktop e no mobile.
A partir do teste é possível fazer as correções necessárias antes de fazer o disparo.
#12 Faça testes A/B
Além do teste de envio, considere também fazer testes A/B com envio de dois e-mails para dois grupos de leads, com apenas um elemento diferente, por exemplo o assunto do email, o CTA, a posição da imagem.
Esse teste é feito com uma porcentagem dos leads da base, por exemplo, 20% dos leds, sendo que 10% recebem o e-mail A e os outros 10% enviam o e-mail B. Ao identificar qual oferece o melhor resultado, você envia o vencedor para o restante da base.
Dessa forma fica mais difícil entender o que realmente fez o resultado melhorar.
#13 Acompanhe as métricas e monitore resultados
Como qualquer estratégia de marketing digital, o e-mail marketing tem seus próprios indicadores que vão mostrar os resultados alcançados com cada campanha e material enviado.
A partir desses resultados, além de entender o que deu e o que não deu certo, sua empresa pode otimizar as campanhas futuras, mudando elementos e estratégias que não foram tão bem, para alcançar melhores métricas nas campanhas e envios seguintes.
Os principais indicadores de email marketing são:
- Taxa de abertura,
- Taxa de cliques,
- Taxa de conversão,
- Taxa de cancelamento de inscrição.
Como fazer um e-mail marketing de vendas?
Acima, falamos muito sobre a necessidade de gerar valor e compartilhar conteúdos relevantes com os leads, e isso também vale para materiais que sejam enviados com um único objetivo: vender!
Veja os passos que você tem que seguir para saber como fazer um e-mail marketing de vendas:
- Definir o tipo de e-mail que você quer enviar
- Definir o público alvo do e-mail marketing
- Definir os links que vão na campanha
- Escolha o momento certo para enviar
1. Definir o tipo de e-mail que você quer enviar
O primeiro passo para fazer um e-mail marketing de vendas é definir quais dos tipos de e-mail atendem aos objetivos que você quer alcançar. Como falamos acima, entre os principais modelos estão:
- Email transacional,
- E-mail com compartilhamento de conteúdos relevantes,
- E-mails promocionais,
- Pesquisas de opinião.
Os elementos colocados dentro de um e-mail marketing tem que conversar com o objetivo dele.
Por isso é necessário se atentar a esse alinhamento entre a ação que você espera ser realizada por quem recebe o e-mail e o que você de fato incluiu como opção de ação, ou como CTA.
2. Definir o público-alvo do e-mail marketing
Como falamos acima, não faz sentido mandar um e-mail sem segmentar quem vai recebê-lo. As chances dele ser ignorado ou até movido para Spam são muito grandes.
Para o envio do e-mail marketing para vendas, a segmentação de quem vai receber o material deve considerar:
- o seu objetivo,
- os interesses de cada lead,
- em qual etapa da jornada de compra o contato está,
- o conteúdo compartilhado e mais.
Você vai escolher quem receberá seu e-mail em cima dos objetivos que você traçou lá no início. Se o objetivo for promover um desconto para visitas a loja física, não faz sentido uma pessoa que não é da cidade receber esse material, por exemplo.
Se você deseja apresentar uma opção de upgrade no plano de assinatura de um cliente, enviar o e-mail para um lead que acabou de converter em uma landing page de topo de funil é um tiro no pé.
É muito importante definir esse alinhamento a respeito do que se quer alcançar e o que está se oferecendo.
Se coloque no lugar de quem está recebendo este e-mail ou faça testes para entender a reação das pessoas frente ao que você enviou para medir quem deve receber o que.
Essa etapa é central para quem deseja aprender como fazer um e-mail marketing de vendas.
3. Defina os links que vão na campanha
Um fato muito importante é definir quais ações os leitores serão capazes de executar dentro do seu e-mail.
Depois de definir objetivos, público-alvo e selecionar imagens e o texto do seu e-mail marketing é chegada hora de colocar os caminhos possíveis a partir do seu e-mail.
É muito importante para você entender como fazer um e-mail marketing de vendas, saber escolher bem os links e CTAs que você vai incluir nos e-mails.
Não adianta encher de botões se o aspecto for informativo da mesma forma que não faz sentido enviar uma promoção sem botão de compra.
O conteúdo, as imagens e os elementos incluídos devem convergir para a ação desejada, conduzir a pessoa até o final do material e incluir um botão sugestivo, que incentiva a pessoa a clicar.
4. Escolha o momento certo para enviar
Timing é tudo, principalmente, no objetivo de como fazer um e-mail marketing de vendas. Uma ação no momento certo pode ser um tiro no alvo, mas uma tentativa fora de hora pode ser um tiro no pé.
Respeitar a etapa da jornada de compra do cliente é fundamental para ter sucesso nas taxas de conversão.
Clientes do topo do funil devem ser nutridos e educados. Enviar e-mails de venda claros pode espantá-los.
5. Escolha o melhor horário para mandar o e-mail
Novamente é importante pensar no lugar do outro, quando as pessoas têm o hábito de abrir e-mails? Segundo um estudo realizado pela Cshedule as terças, quartas e quintas possuem o maior percentual de cliques.
Quanto aos horários, os períodos próximos ao início do expediente, até umas 10h tem uma conversão maior, enquanto que no final do dia, até umas 20h, também temos alta na conversão de pessoas que checam os e-mails antes de dormir.
Deu para notar que enviar e-mail marketing de vendas não é só disparar um e-mail marketing para toda a sua base de leads com promoções “imperdíveis”.
Automação de marketing para gerar mais eficiência no e-mail
Todo o trabalho de captação de leads, nutrição e relacionamento pode ser realizado a partir da automação de marketing.
O uso de um software de automação de marketing permite que sua empresa torne o trabalho de envio de e-mail marketing mais estratégico, porque oferece funcionalidades que facilitam:
- a segmentação de contatos, permitindo uma personalização mais eficiente na comunicação com cada lead,
- qualificação de leads, a partir da pontuação dos leads na interação com a marca, é possível identificar os que estão mais prontos para comprar,
- criação de fluxos de nutrição personalizados e automáticos,
- acesso a relatórios sobre dados de taxas de abertura, taxa de clique e conversões.
Para que você possa complementar o conhecimento adquirido aqui, indicamos que acesse o material gratuito: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.
Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
A ferramenta de automação de marketing, além de automatizar do envio dos e-mails de nutrição, boas vindas e outros tipos de e-mails, também oferece uma série de recursos-chave como:
- criação de fluxo de nutrição automatizado,
- segmentação automática de leads,
- qualificação de leads (lead scoring),
- construção e disparo de e-mail marketing,
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado. Conheça mais sobre a LAHAR no vídeo abaixo.