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Como lançar um novo produto no mercado: 11 estratégias para ter sucesso [sem perder tempo]!

O lançamento de um produto é sempre um momento de muita empolgação e preocupação para as empresas. Será que o mercado irá se identificar com o produto? Nosso preço é atrativo? Como alcançar novos clientes? Se você está buscando a resposta para essas e outras perguntas chegou ao lugar certo! Organizamos um tutorial de como lançar um novo produto, passo a passo. Confira!

Como lançar um novo produto no mercado: 11 estratégias certeiras!

A preocupação com o sucesso do lançamento de um produto começa desde a sua criação.

Afinal, de onde surgiu a ideia desse projeto?

Porque ele é importante?

Quais benefícios ele traz para seus clientes?

Com o produto em mãos é hora de montar um planejamento estratégico de marketing e, finalmente, alcançar seus clientes.

1. Considere quem são as suas personas

Como citamos acima, antes de desenvolver seu produto é preciso ter em mente quem são as pessoas que se interessaram em comprá-lo e porquê.

Por isso, relembrar para quem o produto foi desenvolvido é o primeiro passo para lançá-lo no mercado.

Nessa etapa será importante para que você saiba:

  • quais canais usar para levar a mensagem do seu produto até seu público ideal;
  • qual linguagem deve se usada para criar suas mensagens;
  • quais inspirações aplicar na criação de sua identidade visual;
  • o tipo de campanha que deve ser criada e mais.

Leia também: Como criar personas para o seu negócio

2. Realize um estudo de mercado

Essa é mais uma das etapas que eu espero que você tenha executado antes de investir tempo desenvolvendo um produto, entretanto, ainda há tempo que entender:

  • em qual mercado seu produto está inserido;
  • quem são seus concorrentes;
  • onde estão seus possíveis parceiros.

Tudo isso vai te ajudar a descobrir formas de diferenciar a apresentação do seu produto, permitindo que você tenha um posicionamento único e atrativo no mercado.

3. Proposta de valor do produto

Qual é a principal proposta de valor do seu produto? O que o faz a melhor opção do mercado? Porque alguém precisa dele?

Todas essas perguntas vão guiar sua equipe de marketing e vendas na criação de textos, vídeos e imagens que vão converter um cliente.

Compartilhe essa proposta de valor com toda a empresa e tenha certeza de que ela está presente, de uma forma ou de outra, nos materiais de comunicação criados para o lançamento do produto.

4. Identidade visual

Como o próprio nome explicita, a identidade visual de um produto é a identidade dele no mercado e perante possíveis clientes. É como os clientes vão conhecer e reconhecer seu produto.

Criar uma identidade visual que comunique os valores de seu produto é fundamental no processo de como lançar um novo produto no mercado. Entre os elementos que compõe a identidade visual estão:

  • nome do produto;
  • logomarca;
  • slogan;
  • manual de identidade visual.

Tudo isso deve se considerado na criação de embalagens, site, landing page, e-mail marketing, publicações em redes sociais e tudo o que sua empresa desenvolver ao longo do tempo para divulgar um produto.

5. Campanhas de pré-lançamento

Uma campanha de pré-lançamento tem o intuito de despertar a curiosidade do mercado e das personas.

Ela chama atenção para sua marca e desperta um interesse para saber “o que vem por aí”, e pode ser realizada de diversas formas como:

  • marketing viral;
  • anúncios pagos em ferramentas como Youtube e redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • uma série de publicações em redes sociais;
  • uso de influenciadores digitais e mais.

Aproveite a campanha de pré-lançamento para converter visitantes em leads. A ideia de ser o primeiro a saber sobre uma novidade pode fazer seu potencial cliente se inscrever em uma landing page!

Use esse impulso natural a seu favor e estimule a geração de leads com campanhas como: “Teste às cegas! Inscreva-se e receba na sua casa uma amostra do nosso produto que ainda nem foi lançado!”

6. Ações para clientes fidelizados

Usar sua base de clientes atuais também é uma das formas mais estratégicas de dar seguimento a uma campanha de como lançar um novo produto no mercado.

Esses clientes já tem uma relação próxima com sua marca, conhecem seus produtos e por isso têm maior tendência a confiar no que você está trazendo de novo e compartilhar sua novidade com outras pessoas.

Usar essa base de clientes é uma tática simples e eficaz desde o pré-lançamento até o início das vendas – e depois.

Uma das formas de levar seu produto a esses clientes é oferecendo algo exclusivo e de valor, que permita que ele perceba que é uma pessoa importante para sua empresa.

Oferecer uma amostra exclusiva do produto, um brinde, um conteúdo adicional, chame-os para testes e pesquisas de mercado, pergunte sua opinião antes que o produto vá para as prateleiras. Tudo isso são exemplos do que fazer para lançar um novo produto no mercado.

7. Ativação de leads por meio de e-mail marketing

Sejam os leads coletados durante a campanha de pré-lançamento ou os leads que você já tem em sua base, usar o e-mail marketing para apresentar seu produto é uma das formas mais rentáveis de como lançar um novo produto no mercado.

Lembre-se de colocar em prática tudo o que você já sabe sobre campanhas de e-mail marketing como:

Para gerenciar o fluxo de e-mails de lançamento de um produto e de toda a comunicação que sua empresa faz com seus leads, você precisa conhecer o software de automação de marketing da Ramper. Uma opção econômica e estratégica para sua empresa alcançar melhor ROI com o conjunto de estratégias do Inbound Marketing.

8. Crie conteúdo para redes sociais

As redes sociais continuam sendo um canal fundamental para sua empresa, seja para o relacionamento como para a divulgação e lançamento de produtos.

Esses canais permitem que você se mantenha próximo a usuários que curtem a sua marca  e estão interessados no que ela tem a dizer, por isso, poucos lugares são tão eficazes em seu projeto de como lançar um novo produto no mercado.

Além disso, as redes sociais tem um poder de disseminação de informação exponencial. Aproveite isso a seu favor.

Para ampliar os resultados, crie campanhas interativas e inteligentes que façam os usuários da rede se envolverem com seu produto e com suas páginas.

Além do alcance orgânico é possível criar campanhas de anúncios pagos nas principais redes como Facebook, Youtube e Instagram. Aproveite essa oportunidade.

Leia também: Google Ads vale a pena? 5 razões para investir em 2020

9. Considere o uso de canais offline

Campanhas offline parecem ter caído em desuso, mas a verdade é que ainda são bastante eficientes para alguns setores. É o seu caso? Considere o investimento nesse tipo de plataforma, mas lembre-se que o custo por 30 segundos de campanha pode ser bastante elevado.

Coloque os prós e contras na balança e inclua, ou não, esses canais em sua estratégia de como lançar um novo produto no mercado.

No vídeo abaixo indicamos um exemplo de campanha de televisão usada pela Skol para divulgar seu novo produto: a Skol Hops.

10. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia que tem trazido resultados significativos para lojas virtuais e para empreendedores que fazem vendas por marketplace.

Já pensou considerar essa modalidade de marketing para levar seus produtos a mais pessoas?

Se você ficou curioso indico que leia nosso artigo especial sobre; O que é marketing de afiliados e como lucrar com ele?”.

11. Ativação de influencers

Os influenciadores digitais são um grande atalho entre seu produto e os potenciais compradores, por isso usar estrategicamente a notoriedade, alcance e autoridade dessas pessoas é um dos caminhos de como lançar um novo produto no mercado.

Mas antes de contratar o influenciador com maior número de seguidores no Instagram ou no Youtube, você precisa:

Lembre-se também de alinhar os valores do produto com os valores do influencer escolhido para que o resultado seja realmente eficiente.

A seguir um exemplo de sucesso do uso de influenciadores para a divulgação de um novo produto.

Ferramentas para lançar um novo produto no mercado

O conjunto de ações que respondem à pergunta: como lançar um novo produto no mercado é extenso e gerenciar todas as táticas descritas até aqui é, sem dúvidas, um trabalho desafiador mesmo para a maior das equipes.

Optar pela adoção do sistema de automação da Ramper ajudará você otimizar processos como envio de e-mail marketing, criação de fluxos de e-mail, pontuação de leads e monitoramento de resultados, além de muitas outras funcionalidades, que você conhece, clicando aqui.

Converse com um de nossos especialistas e descubra o que a melhor ferramenta de marketing digital eleita pela ABCOMM em 2017 e 2019 pode oferecer ao seu negócio. 

Sumário.

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