Negócios e Gestão

Gestão de assinaturas: 9 dicas para seu negócio recorrente ganhar escala

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica

Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para gerir seu negócio.

Aliás, já parou para pensar quantos horas e até mesmo dias você investe em tarefas rotineiras e burocráticas que poderiam simplesmente ser simplificados por processos automatizados? Se essa rápida reflexão já te deprimiu, sinal de que está ciente que precisa fazer mudanças em sua gestão financeira. E esse é o primeiro passo: perceber que seu tempo é valioso e deve ser otimizado da melhor forma através de boas práticas.

Pensando nisso, o Superlógica desenvolveu um curso de gestão financeira por e-mail, voltado a dicas práticas para ajudar o planejamento de um negócio de assinaturas. O principal objetivo é ajudar empresas a serem mais eficientes em suas ações, para otimizar tempo, reduzir processos, gastos e fazer você focar apenas no que importa: se preocupar com o crescimento do seu negócio.

Agora, vamos ao que interessa: quais são as 9 dicas que você precisa saber para sua gestão de assinaturas? Afinal, é a partir delas que você conseguirá traçar as estratégias necessárias para escalar o seu negócio recorrente. Levantei as principais.

1) Quais as boas práticas de gestão?

Particularmente, considero os seguintes pontos os mais importantes para uma boa prática:

● Ter uma contratação sem atritos – seja online ou por vendedores;
● Possuir uma régua de cobrança eficiente;
● Ter uma boa área do cliente[área do cliente]();
● Um departamento de cobrança eficiente;
● Ter a segmentação de seus clientes de forma bem estruturada;
● Em dos pontos mais importantes: a automatização de processos de faturamento.

Detalhamos neste artigo as principais boas práticas de gestão de assinaturas e pagamentos recorrentes

2) Boleto, cartão, débito automático…o que você usa?

Se sua empresa faz parte desse modelo de pagamento recorrente, você sabe que estas cobranças acontecem de forma automática, seja por boleto bancário, cartão de crédito ou débito automático, certo? É muito importante saber todos os prós e contras em todos os meios de pagamento para escolher a melhor alternativa de acordo com o seu modelo de negócio. Afinal, com dinheiro não se brinca.

Use cartão de crédito caso seu ticket seja baixo. Opte pelo boleto para tickets maiores ou pagamentos anuais antecipados.

Detalhamos neste artigo os principais motivos para usar cartão de crédito.

3) Que erros você está cometendo e deve evitar?

Sabemos que erros são constantes e naturais em nosso negócio. Afinal, estamos sempre sujeitos a tentativas, falhas e mudanças ao longo do jogo, certo? Erros em tarefas básicas como contratação de novos clientes, envio de remessa e de segunda via de boletos, avisos de cobranças aos inadimplentes e cancelamento de contratos são apenas alguns exemplos de processos que podem comprometer a eficiência do seu negócio e devem ser evitados ao máximo.

4) A inadimplência tira seu sono?

Afinal, quais as melhores ações para reduzir a inadimplência? Como cobrar clientes inadimplentes? Existem meios e métodos que podem ajudar na redução de clientes que não pagam pelo serviço e que também podem ajudar na organização dos seus processos de recebimento e auxiliar a saúde financeira da empresa. Algumas boas práticas que considero essenciais para reduzir a inadimplência: ter uma boa política de cobrança, ter uma régua de cobrança por e-mail e SMS, entender os seus tipos de devedores, avaliar se reivindicar o pagamento por telefone é a melhor opção e, por fim, cogitar a contratação de uma assessoria contábil.

5) Já planejou seu orçamento?

Por experiência própria, sabemos que um planejamento financeiroplanejamento financeiro dentro das empresas pode ser uma tarefa difícil e fácil ao mesmo tempo. Para algumas organizações, planejar é um ato quase automático. Para outras, pode significar longas horas de trabalho. Mas, indo além, chega o momento de executar o plano. E, nessa hora, muito do que foi discutido fica guardado na gaveta, sem utilidade. O que fazer? As etapas que levam ao desenvolvimento de uma boa programação financeira podem ser divididas em 5 passos básicos: definição das metas, elaboração, execução do plano, monitoramento e avaliação e – muito importante – a revisão dos planos (caso necessário).

6) Qual o papel do financeiro e do CFO?

Na teoria, o Chief Financial Officer (CFO) assume a direção do futuro financeiro da organização e lidera processos e pessoas em busca de crescimento e eficiência do negócio. Já um profissional de finanças é responsável por dar uma contribuição mais ampla e estratégica dentro de uma organização. O controller, que é uma outra função dentro da área, é responsável pela coordenação da gestão financeira, econômica e patrimonial de uma empresa.

7) Você reajusta seus contratos?

O reajuste de contratos e assinaturas é um tema polêmico, porém muito comum entre as questões de empresas que trabalham com assinaturas. A primeira dica é entender que, se você trabalha com planos fixos, é recomendado manter o preço no primeiro ano de contrato; nos contratos negociados, recomendamos que na renovação seja feito algum reajuste – atente-se às condições de fechamento para não parecer um aumento exorbitante na renovação.

8) Precificação: a sua maior alavanca de crescimento

“Aquisição é apenas para sobrevivência. Se você quer que a sua empresa cresça, você precisa investir em monetização e retenção”, disse Patrick Campbell, CEO e cofundador da ProfitWell durante o Superlógica Xperience 2018. Na visão dele, é importante entender a diferença de preço justo e preço caro e, aproveitando essa lógica, o quanto seu cliente está disposto a desembolsar pelo seu serviço. Isso dependerá de vários fatores, como, por exemplo: seu produto é um bom negócio e tem a qualidade necessária para o seu cliente?

9) As métricas que você precisa acompanhar

Por último, e não menos importante, são as métricas, afinal, um negócio recorrente é totalmente diferente de um transacional. Qualquer deslize nessa questão pode comprometer o seu fluxo de caixa e prejudicar a sua empresa. As principais métricas que você deve acompanhar são: MRR (receita recorrente mensal), ARR (receita recorrente anual), Growth (taxa de crescimento), Churn (taxa de cancelamento), LTV (lifetime value – valor do tempo de vida do cliente), CAC (custo de aquisição), LTV (a média de receita que um cliente gasta na empresa) e payback (depois de quanto tempo pagando um cliente passa a dar lucro para a empresa).

Curso de gestão de assinaturas do Superlógica

Criamos um curso de 10 dias, por e-mail e gratuito, para ensinar boas práticas para gerir seu negócio recorrente. Esse curso é ideal para CEOs, CFOs ou responsáveis pela gestão financeira de um negócio recorrente. Quer aprender o que é realmente necessário para potencializar sua gestão de assinaturas? Inscreva-se!

Carlos Eduardo Moura é empreendedor e diretor do Superlógica, sistema de gestão para empresas com faturamento recorrente.

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]

O neuromarketing é um estudo científico que utiliza os fundamentos do fenômeno da neurociência. O objetivo das técnicas de neuromarketing é capitalizar os vieses cognitivos de um público-alvo a fim de persuadi-lo a comprar serviços/produtos. O neuromarketing permite ainda que os profissionais de marketing conectem compradores em potencial usando a psicologia humana e os tentam […]