Negócios e Gestão

O que é teste AB e como aumentar as taxas de conversão

O que é teste AB? O teste AB é a avaliação comparativa de duas versões de um mesmo material.

O objetivo dessa comparação é identificar qual versão apresenta melhor desempenho em contato com a persona do negócio.

Dentro de marketing digital, para fazer o teste AB, é preciso que você varie apenas um elemento do material criado. Afinal, só assim você saberá qual versão foi melhor e porquê isso aconteceu. 

O que é teste AB?

Antes de qualquer coisa é importante que você saiba que o teste AB pode ser realizado para uma análise variada de elementos dos mais diversos canais de comunicação, por exemplo:

  • títulos;
  • CTA;
  • layout;
  • design;
  • imagens;
  • conteúdo e mais.

Entre as estratégias de marketing digital nas quais podem ser feitos testes AB estão:

  • anúncios em plataformas como Google AdWords;
  • Newsletters;
  • E-mail marketing;
  • Sites;
  • Apps e mais.

Se você deseja entender o impacto que a cor do botão de um CTA tem dentro de um e-mail marketing é possível fazer variações desse elemento e disparar cada um para um percentual de seu banco de contatos, medindo qual oferece melhor taxa de conversão.

Após o teste, o vencedor da comparação pode ser o modelo de e-mail  disparado para o restante da base de leads.

Para fazer o teste você pode usar de 15% a 20% de sua base de leads. Quando o resultado chegar, dispare o vencedora para os restante de seus contatos.

Para saber qual organização de layout de uma landing page gera mais leads também é possível programar a apresentação de dois modelos aleatoriamente e comparar o resultado de captação.

Com o resultado é possível estabelecer apenas uma landing page para aparecer para todos os usuários.

O que é teste ab

Por que você deve fazer um teste AB?

Agora que você já sabe o que é teste AB pode estar se perguntando porque aplicá-lo ao seu negócio.

A primeira razão é ampliar o ROI de suas ações.

Entender qual versão de um mesmo material tem maior taxa de conversão vai ajudar você a ter maior taxa de conversão. Parece bem óbvio não é mesmo? E realmente é!

Ampliar o ROI também quer dizer diminuir custos e aumentar a lucratividade da empresa.

Ou seja, você para de gastar dinheiro com materiais que não funcionam e passa a investir estrategicamente em ações de marketing com poder de conversão.

Além disso, aprender o que é teste AB ajuda sua equipe a conhecer mais o público da empresa. Por exemplo, que tipo de assunto de e-mail gera mais taxa de abertura, geralmente? 

Ao entender o tipo de comunicação que funciona melhor com seus clientes sua equipe de marketing aumenta a performance.

O retorno do investimento com o teste AB pode ser enorme, pois mesmo pequenas alterações em uma página de destino, e-mail, anúncios ou site podem resultar em aumentos significativos na:

Como fazer teste AB?

Até aqui você teve acesso ao conceito do que é teste AB e quais os seus benefícios. Então é chegada a hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer o teste AB.

Fazer um teste AB envolve enviar duas versões de um mesmo material de marketing e fazer com que cada versão seja apresentada para um percentual do seu público. Após um período sua equipe deve coletar os dados do teste e definir um vencedor.

Esse “vencedor” é o escolhido para atingir a maior parte de seus usuários.

Vamos dar o exemplo de um teste AB para assunto de e-mail marketing.

Você tem um e-mail marketing para enviar à sua base de leads. A versão A tem um assunto e a versão B tem outro assunto.

Você faz o teste com 20% da sua base, assim 10% irá receber a versão A e 10% a versão B.

Após um período sua equipe deve analisar qual versão teve maior taxa de abertura.

Essa versão deverá ser enviada para os 80% da base de contatos que ainda não recebeu nenhum dos e-mails.

Ficou mais fácil entender o que é teste AB com esse exemplo?

A seguir um checklist para que você se lembre de cada parte do processo para construir um teste AB eficiente:

  1. Escolha o que você quer testar;
  2. Defina os elementos para o teste AB;
  3. Crie uma variante;
  4. Escolha uma ferramenta de teste AB;
  5. Envie seu teste
  6. Colete as informações;
  7. Analise as estatísticas do teste AB;
  8. Escolha em vencedor.

Atualmente, os softwares de automação de marketing permitem a realização de testes AB e são capazes de analisar e responder aos comportamentos do usuário e lead.

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:

  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • relatórios e mais.

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Sumário.

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