Negócios e Gestão

Custo de Aquisição de Clientes (CAC): o que é e 4 estratégias para reduzir

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio.

Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você confere:

  • O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Como calcular o CAC;
  • 4 estratégias para reduzir o custo.

Além disso, lembre-se que com a Linkseller você automatiza processos e consegue utilizar recursos de forma mais eficiente. Boa leitura!

O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Desde já saiba que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) envolve diversos custos, de diferentes áreas e atividades da empresa. Em primeiro lugar, entenda que esse termo refere-se a métrica que reúne os valores investidos na conquista de um cliente.

Por isso, suas variáveis são muitas, passando, principalmente, pelos investimentos em marketing e vendas, como:

  • Salários;
  • Transporte, viagens, telefone, internet e alimentação;
  • Ingressos para feiras e eventos;
  • Treinamentos;
  • Ferramentas, como o sistema de CRM, por exemplo;
  • Publicidade;
  • Comissões, entre outros.

Porém, é possível que os custos envolvidos mudem de acordo com a realidade do negócio.

Entretanto, para todas as organizações, o cálculo deve ser feito mensalmente, considerando-se os novos clientes, assim como, os investimentos totais do período.

Também é importante considerar variáveis como, por exemplo, a contratação de vendedores, que não trarão tantos clientes em um primeiro momento.

Como calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Custo de Aquisição de Clientes_como calcular

Da mesma maneira que é importante entender o conceito, é essencial saber calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Então, veja abaixo o que considerar:

  • Em primeiro lugar, descubra todas as áreas e atividades que influenciam diretamente na aquisição;
  • Depois, as ferramentas e recursos físicos, tecnológicos e humanos envolvidos;
  • Na sequência, some esses custos e a quantidade total de clientes conquistados em um determinado período, como 30 dias, por exemplo.

Então, é só calcular. Portanto, a fórmula é:

CAC = Investimentos totais na aquisição / Número de clientes conquistados

Simples, direta e reveladora! Aliás, vale a pena cruzá-la com outras métricas, como Ticket Médio, Lifetime Value e Retorno sobre Investimento (ROI). Assim, você terá uma avaliação completa dos resultados.

Com um sistema de CRM, por exemplo, esses cálculos são automáticos e você tem as informações que precisa para a tomada de decisão em poucos minutos.

4 estratégias para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Para finalizar, vem uma questão importante: como reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)? Então, abaixo, você confere 4 estratégias que ajudam nessa missão:

1) Tenha um blog e site atualizados

Em primeiro lugar, investir no Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias de Inbound Marketing. Especialmente, para atrair pessoas organicamente e com baixo investimento.

Portanto, trabalhe conteúdo de valor, faça publicações regulares e fique atento às métricas. Aliás, bem atento ao retorno em visitas ao site e cadastros, por exemplo.

2) Trabalhe conteúdo gratuito e através de cadastros

Em segundo lugar, quando se tem uma boa base de contatos, vale a pena investir na produção de webnários, pequenos cursos online e palestras digitais, por exemplo.

Muitas vezes, convidar clientes da base, que estão prestes a fechar negócio, para participar desses eventos, leva ao fechamento. E, claro, eles são muito mais em conta que o deslocamento dos profissionais.

Além disso, use ebooks e tutoriais como atrativos para conquistar leads novos. Barato e eficiente na atração de pessoas qualificadas, desde que feito com atenção às verdadeiras demandas do público-alvo.

3) Tenha ferramentas online como aliadas

Aqui, entram diversos recursos que ajudam a atrair mais pessoas para o negócio, como:

  • Postagens em redes sociais;
  • Envio de SMS;
  • Uso de apps de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo;
  • Ações de e-mail marketing;
  • Chatbots;
  • Criação de canais de vídeos no Youtube, entre outros.

Hoje, quanto mais presença digital, maiores as chances de alcançar os leads certos.

4) Use um sistema de CRM

Por fim, essa é uma excelente maneira de manter informações e métricas organizadas. Nele, você terá como acompanhar os resultados da equipe de vendas, as métricas que viu aqui, assim como, verificar o histórico de clientes e ter todas as ferramentas que usa em um só lugar, através de integrações.

Assim, fica muito mais fácil a tomada de decisão, o uso consciente de recursos, a melhoria de processos e custos e até a conquista de novos clientes, contribuindo para a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Então, aproveite que com o Ramper Pipeline você pode testar gratuitamente por até sete dias essa plataforma e comece a transformar o seu negócio em uma potência!

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

O neuromarketing é um estudo científico que utiliza os fundamentos do fenômeno da neurociência. O objetivo das técnicas de neuromarketing é capitalizar os vieses cognitivos de um público-alvo a fim de persuadi-lo a comprar serviços/produtos. O neuromarketing permite ainda que os profissionais de marketing conectem compradores em potencial usando a psicologia humana e os tentam […]