Para agências

O que a sua agência precisa para fazer outbound

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio.

As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound marketing, também conhecida como funil de vendas em Y. Esse modelo favorece tanto a captação de novos clientes como solução dentro de seu portfólio de serviços.

Se você chegou até aqui, é porque você já está considerando incluir o outbound como solução no dia a dia da sua agência e já deve ter feito a lição de casa sobre o assunto.

Se ainda há alguma dúvida sobre o assunto, temos um artigo dedicado a explicar o que é outbound marketing que vale a leitura.

Dias de luta, dias de glória

O inbound se destacou nessa “guerra de tronos”, principalmente no mercado publicitário pelos diversos recursos para a aquisição de leads, como e-mail marketing, e-books, webinars, landing pages e tantos outros materiais, mas a necessidade de ter profissionais com diferentes conhecimentos técnicos, a quantidade de material e recursos a serem produzidos e a concorrência usando das mesmas estratégias, tornou o inbound um alto investimento.

Um outro ponto no caso de agências de comunicação, é que gerenciar os diversos projetos de inbound para clientes que atuam em mercados tão distintos, leva-se um tempo até assimilar e dominar a área de negócio e seu nicho, o que torna ainda mais desafiadora a gestão de um projeto de inbound marketing.

Em meio a isso, o outbound começou a ganhar destaque novamente através de uma nova roupagem dada pelo ex-diretor de vendas da Salesforce, Aaron Ross. As técnicas e processos aplicados por Ross, deu um pulo de US$5 milhões para US$ 100 milhões no caixa da Salesforce, contrariando os “gurus” que afirmavam veementemente que o outbound havia morrido.

E assim, o outbound voltou a ganhar força por meio do mundo das startups e a ser mencionado em estratégias de vendas, sendo um grande aliado ao inbound e deixando para trás os dias negros.

Desmistificando a complexidade do outbound

Para muitas agências, o outbound ainda é visto daquela forma tradicional dos anos 90: uma central de telemarketing fazendo cold calls. E é claro que essa dinâmica é insustentável não só para o mercado publicitário, mas para qualquer empresa. O ponto é que o outbound não funciona mais assim.

A estrutura mínima para implantar o outbound em uma agência

Domínio de cold calling 2.0

O cold calling 2.0 é um método de prospecção que veio substituir a famigerada cold call – aquela ligação telefônica fria que você faz ao seu potencial cliente sem ele sequer ter mostrado interesse pelo seu serviço.

Basicamente, o processo do cold calling 2.0 é o envio de e-mail personalizado para o seu prospect. Se o e-mail teve uma resposta de interesse, aí entra a ligação telefônica. Se não houve, segue com uma cadência de follow-ups* para tentar obter a atenção do prospect.

  • essa cadência é finita e tem prazo para encerrar.
Princípios de como escrever um bom cold email
  • O foco é a pessoa e não a venda – foque em falar sobre os desafios específicos daquela função com quem você está falando e não do que você quer vender.
  • Seja original no campo assunto para aumentar a taxa de abertura do e-mail, sem entregar o objetivo da mensagem. Não informe um assunto que não seja relacionado com a mensagem.
  • Texto puro sem templates – cold email não é e-mail marketing.
  • Não insira emojis, GIFS, imagens, anexos, vídeos e tenha cuidado com links.
  • Apresente-se, afinal, o seu lead não o conhece.
  • Mensagem curta, mas com propósito – e-mails grandes tendem a ser ignorados logo nas primeiras linhas.
  • Exponha a dor do cliente – os seus serviços atacam em qual dor do mercado? Ataque nesse ponto.
  • Antes de falar do seus serviços, entregue a sua proposta de valor.
  • Não informe preços.
  • Finalize o e-mail com um call-to-action – e vale dizer aqui que a chamada para a ação não deve ser para direcionar a um site para vender os serviços, e sim, em responder o e-mail ou marcar uma call para criar conexão e se aprofundar na necessidade de quem está sendo prospectado.
  • Crie listas bem segmentadas para que você consiga métricas consistentes e possa obter análises para avaliar o desempenho e assim, melhorar a sua estratégia.
  • Envie o e-mail diretamente da caixa de um colaborador do cliente (nada de endereço genérico como contato@empresa.com.br, muito menos contato@suaagencia.com.br).
  • Faça follow-up e crie um e-mail de break-up – a cadência de e-mails gera mais chance de resposta. Inclusive, temos dados de que os e-mails que mais geram respostas são o segundo follow-up e o break-up.

O profissional precisa dominar o bom e velho português e as técnicas de cold calling 2.0. Quer se aprofundar mais no assunto? Baixe o Guia completo da prospecção por cold email.

Você aprenderá a definir o ICP, a produzir o cold email perfeito e a otimizar suas campanhas.

Conhecer a metodologia Receita Previsível

O cold calling 2.0 faz parte da metodologia Receita Previsível criada pelo Aaron Ross e testada e aprovada por inúmeras empresas ao redor do mundo, inclusive a Ramper.

A metodologia Receita Previsível derrubou paradigmas, repaginou o outbound, virou livro e é considerada a bíblia de vendas. Logo, a leitura do livro é obrigatória para dominar não só o método de prospecção via cold calling 2.0, mas também para entender o processo de início ao fim de uma venda.

Dedicação para construir sua base de leads

Se a agência puder ter um profissional dedicado ao outbound, melhor. Caso contrário, é importante que o profissional tenha tempo suficiente para se dedicar às funções envolvidas no outbound, principalmente na construção das listas de prospects.

O pulo do gato

Para facilitar o trabalho do dia a dia, as ferramentas são fundamentais para você automatizar o processo e ter mais tempo para relacionamento e fechamento do negócio.

A Ramper é uma plataforma de prospecção digital para empresas B2B, que ajuda a gerar mais leads qualificados. Além disso, possui integração com os principais CRMs do mercado e um dashboard para acompanhar o desempenho de cada campanha. A sua estratégia por aqui é baseada em métricas, não em achismos.

O CRM integrado ao Ramper alia a sua estratégia de outbound com inbound, tendo a jornada completa do lead para aumentar as chances de conexão e vendas.

Atender com excelência

É importante que haja tempo para se dedicar a responder e-mails, marcar calls ou presença em reuniões. Caso contrário, todo o esforço inicial vai para o limbo.

Enquanto se cria base de dados, educação para o mercado e construção de autoridade por meio do inbound, com o outbound, é possível impactar diretamente os potenciais clientes.

Conheça cases de agências que estão mudando de ramo por causa do Ramper ou aumentando consideravelmente as suas vendas.

Follow Me – a agência que está mudando de ramo por causa do Ramper

MidiaMobi aumenta o seu pipeline em 400% utilizando o Ramper

Ramper traz case para Elévon e ajuda no reposicionamento da agência

E quem diria: o outbound está mais vivo do que nunca!

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Diante do desafio que é gerenciar as ações de marketing dentro da nova dinâmica do mercado, muitas empresas optam por terceirizar esse serviço buscando o apoio das melhores agências de marketing digital. Um dos pontos em comum que empresas bem sucedidas costumam ter são estratégias de marketing bem aplicadas com bons resultados estratégicos, entretanto, para […]

Em um mundo competitivo como o de hoje e com cada vez mais concorrentes, se destacar e chamar a atenção do seu cliente é algo que todo negócio busca certo? Para conseguir atrair os olhos do seu cliente ideal é importante pensar em um slogan para agência de marketing que seja único e impactante. Sempre […]

Criar um bom site passa muito pelas escolhas de layout, existem muitos templates que podem ser úteis para se usar como base, mas como escolher os melhores temas de WordPress para agências de Marketing? Se essa é sua dúvida, se liga nessas dicas. Antes de mais nada é preciso frisar que os temas do WordPress, […]

Você já deve ter ouvido a expressão “santo de casa não faz milagre!”. A ideia de ser especialista em divulgar a empresa de seus clientes e não conseguir priorizar a própria divulgação do seu negócio é, infelizmente, muito comum. Para te ajudar a mudar essa realidade, criamos este artigo sobre como divulgar uma agência de […]

Quando se trabalha com publicidade existe sempre uma preocupação dupla, a divulgação do seu cliente e a sua própria para conseguir mais clientes. Nesse contexto uma boa campanha de e-mail marketing para agências é sempre uma ferramenta interessante. É muito importante entender como operar essa ferramenta porque um e-mail marketing para agências funciona de uma […]