Um disparador de e-mail marketing é um importante aliado para as ações de marketing digital da sua empresa. Ele permite que as suas mensagens sejam enviadas e cheguem até os leads da sua empresa, garantindo a fuga do SPAM e contribuindo para o controle de resultados.
O e-mail é um canal em que a mensagem que você enviar chega direto ao usuário certo. Não à toa, o mercado digital oferece inúmeras ferramentas de disparo de e-mail marketing. Elas funcionam com muitas funcionalidades, como o envio automático de conteúdos por meio do fluxo de nutrição, por exemplo.
A escolha correta do disparador de email marketing é fundamental para evitar que seu endereço seja marcado como spam.
Para te ajudar na escolha dos melhores disparadores de e-mail marketing, continue lendo e aumente as taxas de entrega das suas campanhas.
O que é um disparador de e-mail marketing e qual a importância para a estratégia?
Um disparador de e-mail marketing é uma ferramenta que permite a construção do material e o envio dele para os leads cadastrados pela empresa.
Além de enviar as mensagens, os melhores disparadores de e-mail marketing também apresentam relatórios com indicadores importantes para a otimização das campanhas.
Os indicadores de e-mail marketing são indispensáveis para melhorar os resultados futuros da empresa. Eles indicam, por exemplo, se há um problema no assunto do e-mail que está sendo enviado, a partir da apresentação da taxa de abertura.
Por meio de uma ferramenta de disparo de email marketing também é possível:
- realizar testes A/B,
- criar fluxos de nutrição,
- automatizar alguns dos envios,
- fugir do SPAM, e mais.
O que é spam?
Uma das principais preocupações de quem trabalha com e-mail marketing é que seu envio vá para o SPAM.
Os spams são os e-mails enviados em massa para uma lista de contatos sem a permissão desses leads. São aqueles e-mails que você recebe e pensa: como essa empresa tem meu e-mail?
Por isso, se o seu negócio vai investir em um disparador de e-mail marketing, o primeiro ponto de atenção é: não compre listas de e-mails prontas.
Construa sua base de contatos qualificados através de campanhas de captação de leads em landing pages, nas redes sociais, nos campos de comentários do blog da empresa, etc.
Caso contrário, você vai receber muitas marcações de spam para o seu endereço de envio, além de não conseguir ter resultados com suas ações de marketing.
Para entender melhor como você deve prosseguir indicamos que acesse o artigo, “Como conseguir mais leads: 8 táticas para ampliar sua base”, e aproveite algumas das nossas principais dicas.
Como funcionam os filtros de spam?
Os filtros de spam seguem uma lista de critérios que não são 100% conhecidos e divulgados. Ao analisarem um endereço de envio, este ganha uma pontuação de spam.
Excedendo em alguns critérios e tendo uma nota que não atenda os critérios do servidor, o e-mail pode ser automaticamente encaminhado para a caixa de spam.
Cada servidor de e-mail tem seus filtros para fazer essa seleção e, inclusive, trocam dados entre si, mas um e-mail pode ser barrado pelo Gmail, mas passar pelo Hotmail, por exemplo.
As empresas também coletam dados para orientar os filtros de spam pelo feedback dos usuários em relação ao que eles marcam como conteúdo irrelevante e que não deve estar na sua caixa de entrada principal.
Alguns dos critérios conhecidos dos filtros de spam são:
- Reconhecimento do e-mail: e-mails com campo ‘para’ personalizado, endereço salvo nos contatos do destinatário e domínios verificados são formas usadas para identificar se o usuário conhece a empresa.
- Número do endereço de IP: um e-mail tem mais chances de ser barrado no spam se, anteriormente, já tiverem sido disparados e-mails considerados spams.
- Estrutura de códigos do e-mail: o filtro de spam do servidor pode barrar um e-mail se ele tiver uma estrutura de código mal feita ou com erros.
- Formato e edição do conteúdo: os textos e as imagens usadas para criar um e-mail marketing também precisam estar em conformidade para passar nos filtros de spam.
10 dicas para evitar filtros de spam
Já citamos acima, mas vale a pena reforçar que a autorização do contato para receber conteúdos de venda ou informativos da empresa é fundamental.
Outros cuidados que vão ajudá-lo a passar longe das caixas de Spam são:
- Crie campanhas com objetivos bem definidos e com textos claros que comunicam diretamente a mensagem, desde a linha de assunto até o corpo do e-mail;
- Inclua na sua lista de contatos apenas os e-mails que autorizaram o contato;
- Monte e-mails seguindo a identidade visual da empresa com as cores e imagens que o público está familiarizado e associa a sua marca;
- Faça teste A/B para verificar qual tipo de conteúdo e formatação de e-mail tem a melhor taxa de entrega e engajamento;
- Tenha um método de opt-in eficiente;
- Jamais pague por listas sem segmentação de contatos aleatórios;
- Pergunte diretamente pela autorização, jamais suponha que o usuário quer receber seus e-mails;
- Deixe claro qual o propósito ao pedir a permissão para envio de e-mails;
- Depois que um e-mail entra no seu banco de dados, encaminho-o rapidamente ao fluxo de nutrição imediato;
- Use o e-mail marketing como uma ferramenta para valorizar sua marca.
Qual é a melhor ferramenta para disparar e-mail marketing?
Existem inúmeros serviços de e-mail marketing por aí para escolher e muitos comentários sobre cada um. Todos eles têm seus próprios benefícios e desvantagens, dependendo de suas necessidades específicas.
Eles vêm com ferramentas de automação de marketing, modelos de e-mail personalizáveis, recursos de construção de listas e muito mais para ajudá-lo a obter o máximo do seu programa de e-mail.
Abaixo fizemos um top 10 das melhores ferramentas para disparar e-mail marketing com períodos de teste gratuitos e diferentes opções de plano pagos para você conhecer:
- Drip;
- ExactTarget;
- Vertical Response;
- Marketo;
- Silverpop;
- Mailchimp;
- GetResponse;
- Convertkit;
- Constant Contact;
- ActiveCampaign,
- [Bônus] Ramper Marketing.
Com essas plataformas você vai aprender como disparar e-mail marketing, mensurar os resultados e verificar o desempenho de cada campanha.
E se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing.
Os materiais são gratuitos e ideais para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail.
Como mencionamos acima, além de ser um disparador de e-mail marketing, muitas das ferramentas que citamos oferecem uma solução de marketing digital completa, automatizando processos e facilitando o gerenciamento de ações e resultados.
Em 2019 o Ramper Marketing foi eleito a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
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