O marketing para pequenas empresas é tão importante quanto para grandes negócios. Se você decidiu empreender, independente do setor, precisa de uma estratégia para ganhar mercado. Com o marketing trazendo novas ferramentas a cada ano é fundamental criar novas táticas, certo?
Como dono do próprio negócio, é fundamental entender o processo de marketing e suas etapas para manter-se atualizado e aproveitar ao máximo as tendências que surgem.
Quer melhorar sua estratégia de marketing para pequenas empresas? Confira a seguir algumas dicas de marketing digital simples e fáceis de colocar em prática para inovar nas ideias para seu negócio.
Como fazer marketing de uma pequena empresa? Conheça 5 técnicas
Você criou o plano de marketing da sua empresa quando começou seu negócio, certo? Caso tenha pulado essa etapa, volte algumas casas e pense em uma abordagem para diferenciar seu negócio.
O mercado muda, a concorrência aumenta a cada dia e se ficar parado no mesmo lugar as chances de ser “engolido” e desaparecer são grandes.
Por isso, a seguir, listamos cinco passos sobre como fazer marketing de uma pequena empresa:
- Analise as ações da concorrência
- Adicione um campo para avaliações em seu site
- Atualize os perfis sociais da marca
- Esteja presente em eventos nacionais e regionais do seu setor
- Invista em capacitação e torne-se um especialista na área
1. Analise as ações da concorrência
Essa é uma tática de marketing para pequenas empresas executada na fase de planejamento das ações de posicionamento da marca.
Pense nos seus concorrentes locais e até mesmo nacionais (caso você faça vendas online). Liste os principais e analise suas ações de marketing mais recentes.
Em seguida, compare as estratégias com as que sua empresa vem utilizando e veja onde eles estão a frente e também atrás do seu negócio.
Por exemplo, seus concorrentes são ativos nas redes sociais e investem em publicidade, porém não tem uma estratégia de e-mail marketing estruturada?
Você pode ganhar frente criando ações robustas que integrem as ações de marketing para redes sociais, o e-mail e o site da empresa.
O objetivo de analisar seus concorrentes não é fazer igual e sim encontrar brechas para fazer diferente. #ficaadica
2. Adicione um campo para avaliações em seu site
Essa dica de marketing para pequenas empresas é especialmente importante para os negócios que vendem online, independente de ser produtos ou serviços.
Ter um espaço para avaliações em cada página de produto do site ou uma página exclusiva com depoimentos dos clientes atuais de um serviço é uma oportunidade para gerar vendas.
Essa prática é importante porque antes de comprar qualquer coisa online, as pessoas buscam por opiniões e avaliações de outros clientes sobre aquela opção.
Para fazer isso, inclua nas tarefas da equipe o follow-up do processo de venda. Você pode ter um e-mail de lembrete no fluxo da etapa de pós-vendas ou contactar diretamente os clientes pedindo um depoimento com uma avaliação do serviço.
Dica: caso não tenha um site oficial, use as redes sociais como canal para coletar avaliações e divulgue em formato de postagens. No Facebook, as páginas já possuem um campo de avaliação, então incentive seus seguidores a avaliá-lo!
Atualmente, também existem alguns aplicativos que podem te ajudar a tornar essa captura mais eficiente.
3. Atualize os perfis sociais da marca
Quando se fala em marketing para pequenas empresas, uma das primeiras coisas que vem à cabeça dos empresários são as redes sociais.
Facebook e Instagram foram os primeiros perfis que você deve ter criado para sua empresa. Mas já cogitou o Pinterest ou o LinkedIn como canais de marketing?
Mas tão importante quanto estar nas mídias sociais mais estratégicas para divulgar seu negócio é mantê-las atualizadas com a produção de conteúdo relevante.
Personalize seus perfis com a logo da empresa, coloque uma descrição objetiva e o endereço do site, caso tenha. Assim, as pessoas podem encontrar e ter certeza de que é você.
Com tudo pronto, mantenha atualizações diárias com conteúdo relevante, informativo e atrativo para que as pessoas interajam com a empresa.
Nas suas redes sociais devem estar conteúdos como:
- todas as novidades da marca,
- ações promocionais,
- datas comemorativas,
- bastidores da empresa, entre outros conteúdos para engajar seus seguidores.
Aprenda como criar uma estratégia de marketing para redes sociais e aumentar o sucesso da sua marca.
4. Esteja presente em eventos nacionais e regionais do seu setor
Se a presença online é uma estratégia importante, as ações offline também são essenciais no marketing para pequenas empresas.
E falamos especificamente da sua presença física em eventos do seu setor. O networking é uma estratégia simples e bastante efetiva de entrar em contato com clientes em potencial.
Pesquise os eventos mais relevantes na sua cidade e participe. Os de porte nacional, programam-se para ir a um ou dois mais importantes de acordo com a agenda.
Sua empresa pode participar mais ativamente ocupando um stand em feiras e eventos de capacitação, oferecendo uma experiência diferente para os presentes. Vale a pena investir!
5. Invista em capacitação e torne-se um especialista na área
Ninguém é tão eficiente no marketing para pequenas empresas quanto você, o dono do negócio. Claro que você não faz tudo sozinho, porém é o porta-voz.
Uma tática eficiente para divulgar seu negócio é investir no seu marketing pessoal e posicionar-se como especialista na sua área.
Capacite-se, estude bastante e mostre seu conhecimento nas redes sociais, através de vídeos e textos com análises das tendências do mercado.
Dessa forma, você pode se tornar referência e receber convites para entrevistas na TV local, para palestrar em eventos, etc.
Mostrar serviço, como se diz popularmente, é a melhor forma de atrair novos clientes para o seu negócio e consolidar sua marca.
Principais dúvidas sobre marketing para pequenas empresas
Para melhorar o marketing da sua empresa será necessário:
. entender qual é o seu produto/serviço e porque as pessoas precisam dele,
. definir as personas de compradores do negócio,
. avaliar os resultados de campanhas anteriores,
. listar os objetivos da empresa,
. definir metas,
. acompanhar periodicamente os resultados dos KPIs de marketing,
. considerar o funil de vendas para acompanhar cada etapa da jornada do cliente, até a conversão,
. investir em campanhas pagas em plataformas como Google Ads e Facebook Ads,
. criar campanhas de SEO e redes sociais para tráfego orgânico,
. usar o e-mail marmett gin para manter o relacionamento com leads e clientes,
. fazer remarketing e mais.
O marketing para pequenas empresas oferece muitas vantagens, entre elas:
. atrair potenciais clientes
. ampliar o alcance da sua marca, levando-a a mais pessoas,
. permite o relacionamento entre marca, prospects, leads e clientes,
. facilita a distribuição de conteúdo para o avanço dos leads no funil de vendas;
. fideliza clientes;
. facilita a criação de Buzz Marketing, entre muitas outras.
Entre as etapas para criar um plano de marketing para pequenas empresas estão:
1. Saiba qual é a proposta de valor da sua empresa e qual é o seu diferencial
2. Crie aspersonasde consumidores da sua empresa
3. Defina objetivos e metas para o negócio
4. Faça uma lista dos canais e plataformas que irá usar
5. Crie um cronograma de atividades e conteúdos
6. Monitore os resultados e tome decisões baseadas em dados.
Gostou das nossas dicas de marketing para pequenas empresas?
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