Marketing

5 dicas de marketing digital e 6 estratégias para começar!

Est√° come√ßando e quer saber quais s√£o as dicas de marketing digital que podem transformar resultados medianos em sucesso? Ent√£o voc√™ chegou ao lugar certo! 

Criamos um guia simples, mas com tudo o que voc√™ precisa saber para come√ßar a otimizar suas a√ß√Ķes de marketing e realmente sentir os resultados que elas podem trazer para um neg√≥cio, seja ele online ou n√£o. 

O marketing digital √© uma realidade e necessidade para empresas de todos os ramos, portes e setores, entretanto, muita gente ainda n√£o sente resultados efetivos das suas a√ß√Ķes. Isso acontece por n√£o saberem COMO aplicar a estrat√©gia de maneira correta.¬†

Pensando nisso, neste artigo, listamos algumas dicas de marketing digital simples, mas efetivas.

Dicas de marketing digital: 5 passos para começar

Sim, n√≥s vamos elencar as principais estrat√©gias de marketing digital, mas antes de fazer isso  √© necess√°rio entender como fazer para que elas realmente tragam resultados para a sua empresa. 

Um erro muito comum de empreendedores √© sair criando perfil em rede social, disparando e-mails, fazendo an√ļncios no Google, tudo isso sem saber o b√°sico sobre quem s√£o os clientes da empresa, como atingi-los, o que interessa a eles e mais. 

Pense comigo, voc√™ n√£o come√ßa um plano de prospec√ß√£o sem saber para quem ligar, correto? Ent√£o, por que quando o assunto √© marketing a estrat√©gia parece ficar bem longe da pr√°tica do setor? 

Mas, se falar em estrat√©gia te assusta, vamos por partes. Listamos abaixo cinco etapas de como ter um bom marketing digital  que v√£o te ajudar a dar os primeiros passos com mais seguran√ßa, sem demandar tanta energia quanto um planejamento estrat√©gico. 

Anote as principais dicas de marketing digital para sua empresa: 

  1. N√£o comece sem saber quem √© o p√ļblico da empresa
  2. Entenda qual é o diferencial da sua proposta em relação a concorrência
  3. Diversifique as estratégias de comunicação
  4. V√° al√©m das a√ß√Ķes de atra√ß√£o de clientes
  5. Acompanhe os resultados das a√ß√Ķes que voc√™ colocar em pr√°tica

1. N√£o comece sem saber quem √© o p√ļblico da empresa

O marketing atual depende dessa informa√ß√£o para levar a sua mensagem para quem realmente vai comprar seu produto ou servi√ßo. 

A defini√ß√£o do perfil de cliente ideal, ou persona, √© uma forma de facilitar a segmenta√ß√£o das campanhas de an√ļncios pagos, por exemplo, reduzindo os gastos desnecess√°rios que a sua empresa tem com publicidade para atrair usu√°rios que n√£o tem interesse no produto.¬†

Se você não tem muita certeza sobre a efetividade da criação de um perfil de cliente ideal, saiba que isso tem impacto em diversos resultados das estratégia de vendas marketing digital, entre eles:

2. Entenda qual é o diferencial da sua proposta em relação a concorrência

O mercado digital tem muita concorr√™ncia seja nas estrat√©gias de vendas ou marketing digital. Na pr√°tica, existem muitos neg√≥cios lutando por visualiza√ß√Ķes, alcance, cliques e leads, bem como muitas empresas em busca de convers√Ķes e vendas.

Então, como atrair clientes para a sua marca? Como criar ideias de marketing digital que façam os consumidores prestarem atenção em você e não no concorrente?

Fazer o an√ļncio mais chamativo, com as cores mais fortes, j√° n√£o traz tanto resultado como antigamente.

Por isso, entenda plenamente quais os diferenciais da sua empresa e crie uma comunica√ß√£o que destaque esses aspectos. 

Lembre-se de considerar o que √© importante para o cliente da marca, antes de iniciar as suas campanhas. 

3. Diversifique as estratégias de comunicação

Investir s√≥ na publica√ß√£o em redes sociais ou s√≥ na cria√ß√£o de an√ļncios pagos no Google Ads pode limitar o poder de alcance da sua marca, produto e servi√ßo.¬†

Atualmente, existem dezenas de possibilidades para o marketing, ent√£o aproveite-as. 

A diversifica√ß√£o vai te ajudar a aproveitar as vantagens de cada canal e a minimizar os pontos contra tamb√©m. 

Por exemplo, os an√ļncios pagos trazem resultados imediatos de alcance, mas elevam o custo das a√ß√Ķes de marketing. Por outro lado, o SEO traz resultados a m√©dio e longo prazo, mas contribui para a credibilidade da empresa e para a redu√ß√£o do CAC.

4. V√° al√©m das a√ß√Ķes de atra√ß√£o de clientes

√Č muito comum que empreendedores iniciantes invistam todas as suas for√ßas em a√ß√Ķes de atra√ß√£o, como os an√ļncios que falamos acima e as redes sociais. 

Entretanto, esse √© um grande erro! O primeiro motivo √© que as campanhas se tornam muito caras. Segundo, porque voc√™ n√£o d√° continuidade a jornada do cliente at√© a tomada de decis√£o pela compra. 

Segundo o estudo da Episerver, 92% dos que visitam um e-commerce pela primeira vez n√£o compram. Isso quer dizer que voc√™ precisar√° investir em a√ß√Ķes para lev√°-los novamente √† sua p√°gina, por exemplo, a√ß√Ķes de remarketing. 

Entretanto, al√©m de an√ļncios, √© poss√≠vel reduzir esse custo por meio das campanhas de capta√ß√£o de leads e envio de email marketing, por exemplo.

Com isso a comunicação se torna mais próxima e sua empresa pode agir mais ativamente para direcionar os consumidores ao fundo do funil de vendas.

Isso sem contar que estrat√©gias de vendas e marketing digital como esta reduzem o custo da campanha. 

5. Acompanhe os resultados das a√ß√Ķes que voc√™ colocar em pr√°tica

Uma das grandes vantagens do marketing digital √© a possibilidade de ter acesso a dezenas de dados sobre os resultados de suas a√ß√Ķes. Dessa forma, √© poss√≠vel entender:

  • qual das ideias de marketing digital est√£o funcionando melhor, 
  • quais n√£o trouxeram resultados,
  • onde continuar investindo e onde n√£o investir mais. 

Mais uma vez voc√™ tem acesso a benef√≠cios como redu√ß√£o do CAC, melhor aproveitamento de recursos e a possibilidade de otimiza√ß√£o de resultados. 

Como fazer marketing digital: 5 principais estratégias

Agora que voc√™ j√° conhece as principais dicas de marketing digital, seguimos para a lista de principais a√ß√Ķes da √°rea e que devem ser consideradas em seu planejamento. 

1. Mídias sociais

Atualmente muitas redes sociais estão à nossa disposição, entretanto, saber escolher em qual rede atuar é um passo importante de sua estratégia.

Entenda em qual rede a persona que seu negócio está e comece sua estratégia por elas.

Além de alcance é importante que você meça o engajamento de seus seguidores com suas páginas.

Em rela√ß√£o ao conte√ļdo a ser produzido N√ÉO transforme sua rede social em um mural de an√ļncios. Produza conte√ļdo relevante, alinhado aos interesses do seu p√ļblico.

Dicas, modos de fazer, passo a passo, dados e pesquisas s√£o conte√ļdos que ampliam o valor da sua rede para quem te acompanha.

Use as redes sociais na etapa de atração de uma estratégia de Inbound Marketing e leve usuários para seu site, landing page ou blog.

As redes sociais podem ser usadas como ferramenta de captação de leads.

A seguir, um infogr√°fico que re√ļne e resume as principais caracter√≠sticas e n√ļmeros das m√≠dias sociais mais usadas. Acompanhe as dicas de marketing digital, a seguir!

Dicas de Marketing Digital

2. Influenciadores Digitais

Pesquisas recentes mostram que 30% dos consumidores s√£o mais propensos a comprar um produto recomendado por um influenciador.

As estratégias com influenciadores digitais é uma das dicas de marketing digital mais atuais e tem o objetivo de utilizar a reputação de alguém para atingir suas personas, usando o gatilho de prova social.

Em geral, os influenciadores digitais geram um forte engajamento digital, que é usado para divulgar produtos e serviços.

Aten√ß√£o: ao escolher um influenciador digital para ser parceiro da sua marca garanta que ele tenha atua√ß√£o sobre o seu segmento de p√ļblico.

Para entender melhor como segmentar seu p√ļblico; sugerimos o artigo; ‚ÄúSegmenta√ß√£o de clientes: tipos e benef√≠cios para sua empresa‚ÄĚ.

3. E-mail marketing

Estudos apontam que o e-mail marketing tem um ROI de $38 para cada $1 investido.

Isso prova que o e-mail marketing é um poderoso aliado de sua estratégia digital.

Para isso, entretanto, é preciso aprender como criar uma campanha de e-mail que seja eficiente, com:

  • planejamento, 
  • m√©tricas,
  • segmenta√ß√£o de p√ļblico, 
  • fluxo de nutri√ß√£o, 
  • testes A/B e mais. 

O e-mail marketing acompanha os leads em todo funil de vendas até a conversão.

Aproveite a sua lista de e-mails para vender mais. Como? Continue a leitura no artigo; ‚ÄúComo gerar leads e vender mais com Inbound email marketing‚ÄĚ.

4. SEO

Você quer que as páginas de seu site ou blog apareçam na primeira página do Google, correto?

Então você precisa investir em SEO.

Cada pequeno empres√°rio que busca por dicas de marketing digital j√° ouviu falar sobre SEO, afinal, a estrat√©gia est√° entre as principais a√ß√Ķes de como fazer marketing digital eficiente.

O SEO ainda é a melhor maneira de conseguir tráfego para o seu site organicamente.

Uma das t√°ticas mais eficazes para otimiza√ß√£o dos mecanismos de busca √© a produ√ß√£o de conte√ļdo para sites e blogs

Para ter ideias de conte√ļdo para marketing digital nossa sugest√£o √© que comece a acompanhar canais como Google Trends e Google Keyword Planner, ambos gratuitos.

Para que você possa conhecer mais sobre a estratégia, ter acesso a algumas dicas para ter sucesso no marketing digital com SEO, indicamos que assista ao vídeo abaixo!

5. Publicidade paga

Entre as formas de trabalhar com marketing digital, é muito comum que empreendedores invistam grande parte de seu capital de marketing em publicidade paga no Google Adwords ou nas redes sociais.

Por meio dos links patrocinados você atrai tráfego para suas páginas de produtos, para o site da empresa ou landing pages.

Entretanto, uma das dicas para ter sucesso no marketing digital é entender que, mesmo a publicidade paga deve fazer parte de uma estratégia de funil de vendas.

Investir em SEO, como falamos acima, também ajudará sua empresa a ter retornos a longo prazo. Afinal, confiar apenas nos links patrocinados não é um método de marketing digital sustentável.

Apenas com a compra de mídia CPC (custo por clique) você consegue mais tráfego, o que não corresponde, necessariamente, a mais clientes.

Falando sobre isso eu n√£o quero dizer que voc√™ n√£o deva investir em an√ļncios pagos! A dica para ter sucesso no marketing digital √© apenas fazer isso enquanto investe tamb√©m em outras a√ß√Ķes de marketing e vendas.

Resumindo, entre as principais estratégias para fazer marketing digital eficiente estão:

  1. Mídias sociais
  2. Influenciadores Digitais
  3. E-mail marketing
  4. SEO
  5. Publicidade paga

Ferramentas para gerenciar suas estratégias de vendas e marketing digital?

Esperamos que as dicas de marketing digital para iniciantes tenham te ajudado a organizar melhor suas a√ß√Ķes na √°rea e sejam um primeiro passo para uma t√°tica mais consolidada na √°rea.

Lembre-se que o objetivo de a√ß√Ķes de marketing √© conectar p√ļblico-alvo, de maneira mais consistente, relevante e engajada. 

Uma boa estrat√©gia de marketing digital atrai o tipo certo de consumidores para o seu neg√≥cio e garantir√° sua sobreviv√™ncia em um mercado extremamente din√Ęmico.

Gostou das nossas dicas de marketing digital? Então agora é colocar tudo em prática e aproveitar todas as vantagens do marketing digital.

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Em 2019 o Ramper marketing foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm ‚Äď Associa√ß√£o Brasileira de Com√©rcio Eletr√īnico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.¬†

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Sum√°rio.

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