Marketing

5 dicas de marketing digital e 6 estratégias para começar!

Está começando e quer saber quais são as dicas de marketing digital que podem transformar resultados medianos em sucesso? Então você chegou ao lugar certo! 

Criamos um guia simples, mas com tudo o que você precisa saber para começar a otimizar suas ações de marketing e realmente sentir os resultados que elas podem trazer para um negócio, seja ele online ou não. 

O marketing digital é uma realidade e necessidade para empresas de todos os ramos, portes e setores, entretanto, muita gente ainda não sente resultados efetivos das suas ações. Isso acontece por não saberem COMO aplicar a estratégia de maneira correta. 

Pensando nisso, neste artigo, listamos algumas dicas de marketing digital simples, mas efetivas.

Dicas de marketing digital: 5 passos para começar

Sim, nós vamos elencar as principais estratégias de marketing digital, mas antes de fazer isso  é necessário entender como fazer para que elas realmente tragam resultados para a sua empresa. 

Um erro muito comum de empreendedores é sair criando perfil em rede social, disparando e-mails, fazendo anúncios no Google, tudo isso sem saber o básico sobre quem são os clientes da empresa, como atingi-los, o que interessa a eles e mais. 

Pense comigo, você não começa um plano de prospecção sem saber para quem ligar, correto? Então, por que quando o assunto é marketing a estratégia parece ficar bem longe da prática do setor? 

Mas, se falar em estratégia te assusta, vamos por partes. Listamos abaixo cinco etapas de como ter um bom marketing digital  que vão te ajudar a dar os primeiros passos com mais segurança, sem demandar tanta energia quanto um planejamento estratégico. 

Anote as principais dicas de marketing digital para sua empresa: 

  1. Não comece sem saber quem é o público da empresa
  2. Entenda qual é o diferencial da sua proposta em relação a concorrência
  3. Diversifique as estratégias de comunicação
  4. Vá além das ações de atração de clientes
  5. Acompanhe os resultados das ações que você colocar em prática

1. Não comece sem saber quem é o público da empresa

O marketing atual depende dessa informação para levar a sua mensagem para quem realmente vai comprar seu produto ou serviço. 

A definição do perfil de cliente ideal, ou persona, é uma forma de facilitar a segmentação das campanhas de anúncios pagos, por exemplo, reduzindo os gastos desnecessários que a sua empresa tem com publicidade para atrair usuários que não tem interesse no produto. 

Se você não tem muita certeza sobre a efetividade da criação de um perfil de cliente ideal, saiba que isso tem impacto em diversos resultados das estratégia de vendas marketing digital, entre eles:

2. Entenda qual é o diferencial da sua proposta em relação a concorrência

O mercado digital tem muita concorrência seja nas estratégias de vendas ou marketing digital. Na prática, existem muitos negócios lutando por visualizações, alcance, cliques e leads, bem como muitas empresas em busca de conversões e vendas.

Então, como atrair clientes para a sua marca? Como criar ideias de marketing digital que façam os consumidores prestarem atenção em você e não no concorrente?

Fazer o anúncio mais chamativo, com as cores mais fortes, já não traz tanto resultado como antigamente.

Por isso, entenda plenamente quais os diferenciais da sua empresa e crie uma comunicação que destaque esses aspectos. 

Lembre-se de considerar o que é importante para o cliente da marca, antes de iniciar as suas campanhas. 

3. Diversifique as estratégias de comunicação

Investir só na publicação em redes sociais ou só na criação de anúncios pagos no Google Ads pode limitar o poder de alcance da sua marca, produto e serviço. 

Atualmente, existem dezenas de possibilidades para o marketing, então aproveite-as. 

A diversificação vai te ajudar a aproveitar as vantagens de cada canal e a minimizar os pontos contra também. 

Por exemplo, os anúncios pagos trazem resultados imediatos de alcance, mas elevam o custo das ações de marketing. Por outro lado, o SEO traz resultados a médio e longo prazo, mas contribui para a credibilidade da empresa e para a redução do CAC.

4. Vá além das ações de atração de clientes

É muito comum que empreendedores iniciantes invistam todas as suas forças em ações de atração, como os anúncios que falamos acima e as redes sociais. 

Entretanto, esse é um grande erro! O primeiro motivo é que as campanhas se tornam muito caras. Segundo, porque você não dá continuidade a jornada do cliente até a tomada de decisão pela compra. 

Segundo o estudo da Episerver, 92% dos que visitam um e-commerce pela primeira vez não compram. Isso quer dizer que você precisará investir em ações para levá-los novamente à sua página, por exemplo, ações de remarketing. 

Entretanto, além de anúncios, é possível reduzir esse custo por meio das campanhas de captação de leads e envio de email marketing, por exemplo.

Com isso a comunicação se torna mais próxima e sua empresa pode agir mais ativamente para direcionar os consumidores ao fundo do funil de vendas.

Isso sem contar que estratégias de vendas e marketing digital como esta reduzem o custo da campanha. 

5. Acompanhe os resultados das ações que você colocar em prática

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de ter acesso a dezenas de dados sobre os resultados de suas ações. Dessa forma, é possível entender:

  • qual das ideias de marketing digital estão funcionando melhor, 
  • quais não trouxeram resultados,
  • onde continuar investindo e onde não investir mais. 

Mais uma vez você tem acesso a benefícios como redução do CAC, melhor aproveitamento de recursos e a possibilidade de otimização de resultados. 

Como fazer marketing digital: 5 principais estratégias

Agora que você já conhece as principais dicas de marketing digital, seguimos para a lista de principais ações da área e que devem ser consideradas em seu planejamento. 

1. Mídias sociais

Atualmente muitas redes sociais estão à nossa disposição, entretanto, saber escolher em qual rede atuar é um passo importante de sua estratégia.

Entenda em qual rede a persona que seu negócio está e comece sua estratégia por elas.

Além de alcance é importante que você meça o engajamento de seus seguidores com suas páginas.

Em relação ao conteúdo a ser produzido NÃO transforme sua rede social em um mural de anúncios. Produza conteúdo relevante, alinhado aos interesses do seu público.

Dicas, modos de fazer, passo a passo, dados e pesquisas são conteúdos que ampliam o valor da sua rede para quem te acompanha.

Use as redes sociais na etapa de atração de uma estratégia de Inbound Marketing e leve usuários para seu site, landing page ou blog.

As redes sociais podem ser usadas como ferramenta de captação de leads.

A seguir, um infográfico que reúne e resume as principais características e números das mídias sociais mais usadas. Acompanhe as dicas de marketing digital, a seguir!

Dicas de Marketing Digital

2. Influenciadores Digitais

Pesquisas recentes mostram que 30% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto recomendado por um influenciador.

As estratégias com influenciadores digitais é uma das dicas de marketing digital mais atuais e tem o objetivo de utilizar a reputação de alguém para atingir suas personas, usando o gatilho de prova social.

Em geral, os influenciadores digitais geram um forte engajamento digital, que é usado para divulgar produtos e serviços.

Atenção: ao escolher um influenciador digital para ser parceiro da sua marca garanta que ele tenha atuação sobre o seu segmento de público.

Para entender melhor como segmentar seu público; sugerimos o artigo;Segmentação de clientes: tipos e benefícios para sua empresa”.

3. E-mail marketing

Estudos apontam que o e-mail marketing tem um ROI de $38 para cada $1 investido.

Isso prova que o e-mail marketing é um poderoso aliado de sua estratégia digital.

Para isso, entretanto, é preciso aprender como criar uma campanha de e-mail que seja eficiente, com:

  • planejamento, 
  • métricas,
  • segmentação de público, 
  • fluxo de nutrição, 
  • testes A/B e mais. 

O e-mail marketing acompanha os leads em todo funil de vendas até a conversão.

Aproveite a sua lista de e-mails para vender mais. Como? Continue a leitura no artigo; “Como gerar leads e vender mais com Inbound email marketing”.

4. SEO

Você quer que as páginas de seu site ou blog apareçam na primeira página do Google, correto?

Então você precisa investir em SEO.

Cada pequeno empresário que busca por dicas de marketing digital já ouviu falar sobre SEO, afinal, a estratégia está entre as principais ações de como fazer marketing digital eficiente.

O SEO ainda é a melhor maneira de conseguir tráfego para o seu site organicamente.

Uma das táticas mais eficazes para otimização dos mecanismos de busca é a produção de conteúdo para sites e blogs

Para ter ideias de conteúdo para marketing digital nossa sugestão é que comece a acompanhar canais como Google Trends e Google Keyword Planner, ambos gratuitos.

Para que você possa conhecer mais sobre a estratégia, ter acesso a algumas dicas para ter sucesso no marketing digital com SEO, indicamos que assista ao vídeo abaixo!

5. Publicidade paga

Entre as formas de trabalhar com marketing digital, é muito comum que empreendedores invistam grande parte de seu capital de marketing em publicidade paga no Google Adwords ou nas redes sociais.

Por meio dos links patrocinados você atrai tráfego para suas páginas de produtos, para o site da empresa ou landing pages.

Entretanto, uma das dicas para ter sucesso no marketing digital é entender que, mesmo a publicidade paga deve fazer parte de uma estratégia de funil de vendas.

Investir em SEO, como falamos acima, também ajudará sua empresa a ter retornos a longo prazo. Afinal, confiar apenas nos links patrocinados não é um método de marketing digital sustentável.

Apenas com a compra de mídia CPC (custo por clique) você consegue mais tráfego, o que não corresponde, necessariamente, a mais clientes.

Falando sobre isso eu não quero dizer que você não deva investir em anúncios pagos! A dica para ter sucesso no marketing digital é apenas fazer isso enquanto investe também em outras ações de marketing e vendas.

Resumindo, entre as principais estratégias para fazer marketing digital eficiente estão:

  1. Mídias sociais
  2. Influenciadores Digitais
  3. E-mail marketing
  4. SEO
  5. Publicidade paga

Ferramentas para gerenciar suas estratégias de vendas e marketing digital?

Esperamos que as dicas de marketing digital para iniciantes tenham te ajudado a organizar melhor suas ações na área e sejam um primeiro passo para uma tática mais consolidada na área.

Lembre-se que o objetivo de ações de marketing é conectar público-alvo, de maneira mais consistente, relevante e engajada. 

Uma boa estratégia de marketing digital atrai o tipo certo de consumidores para o seu negócio e garantirá sua sobrevivência em um mercado extremamente dinâmico.

Gostou das nossas dicas de marketing digital? Então agora é colocar tudo em prática e aproveitar todas as vantagens do marketing digital.

O Ramper Marketing oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes. Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

Em 2019 o Ramper marketing foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Para entender como nosso software de automação de marketing pode ajudar na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais, acesse a plataforma, crie sua conta e experimente grátis por 7 dias. 

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]