Uma das etapas mais importantes para a execução de uma estratégia de e-mail marketing é a escolha dos melhores serviços de envio de e-mail marketing.
Isso porque são as funcionalidades oferecidas por essas plataformas que permitem a execução ideal das ações de captação e gestão de leads durante todas as etapas do funil de vendas.
Atualmente o sistema de e-mail marketing mais cobiçado dentro de empresas e agências de marketing são os softwares de automação.
Com eles é possível criar diferentes fluxos de nutrição que alimentam automaticamente seus leads de acordo com a interação que cada contato tem com seus conteúdos.
Além disso um serviço de e-mail marketing automatizado realiza a qualificação dos leads por meio do lead scoring (pontuação de leads).
Outros serviços de e-mail marketing também podem ajudar sua empresa, mas é preciso ter uma atenção redobrada ao escolhe-los.
A seguir listamos 5 requisitos básicos que uma ferramenta como essa deve ter.
Confira e entenda porque cada um está aqui!
Melhor serviço de e-mail marketing: 5 funcionalidades INDISPENSÁVEIS!
1. Criação de templates
Qual modelo de e-mail marketing você deseja enviar?
Os melhores serviços de e-mail marketing possuem modelos de template para você escolher e editar facilmente, sem precisar entender de design ou programação.
Você também pode criar um template personalizado. Se essa for sua intenção confira se o serviço de e-mail marketing permite a inserção de códigos HTML.
2. Segmentação de contatos
Não existe estratégia de e-mail marketing sem segmentação de clientes.
Ela permite que você entenda quem é o público que está interagindo com seus conteúdos.
Atualmente as informações oferecidas vão muito além de dados demográficos como gênero e idade.
Os serviços de e-mail marketing são capazes de entender comportamentos e necessidades, além de oferecer informações como:
- cargo que ocupam em uma empresa (especialmente válido para negócios B2B);
- cidade;
- engajamento;
- interação.
Esses serviços permitem a criação de listas – ou banco de contatos – que são atualizadas automaticamente de acordo com esses critérios.
É como se você tivesse várias cestinhas, de acordo com o comportamento de cada contato eles são distribuídos nessas cestas que representam diferentes grupos com variadas características.
Para cada cesta uma sequencia de ações está programada para acontecer e a cada etapa os leads são redistribuídos para outras cestas de acordo com a resposta que ofereceram ao novo conteúdo apresentado.
As campanhas segmentadas oferecem uma média de 14% de taxas de abertura maiores que campanhas de e-mail marketing em massa.
Comece a personalização do e-mail já no assunto! Leia mais em; “5 ideias incríveis para assuntos em Email Marketing”.
3. Criação de um fluxo de nutrição automatizado
O fluxo de nutrição de e-mail marketing é basicamente o passo a passo que sua ferramenta de envio deve seguir de acordo com a ação que o lead realizou ao ter contato com seu conteúdo.
Por exemplo, um lead se cadastrou na landing page “Ebook – Passo a Passo viajar com cachorro para o exterior”, e fez o download do guia. Quando esse contato cai no banco de leads que se cadastraram nessa LP o fluxo de nutrição é ativado. Isso quer dizer que …
- … ele irá receber um e-mail com dicas sobre “como tornar a viagem de avião mais confortável para seu pet”.
- Alguns dias depois irá receber o convite para um webinar com Debbie Corrano, uma nômade digital que viaja com dois cachorros pelo mundo.
- Para os leads que se inscreveram no Webinar um outro e-mail será enviado. Desta vez com dicas sobre a caixa de transporte para animais, com um link para seu e-commerce que vende a caixa!
- Para os leads que não se inscreveram pelo Webinar o fluxo de automação está programado para mandar um outro e-mail com dicas sobre o que observar na hora de comprar a caixa de transporte do animal.
E por aí vai!
Os melhores serviços de e-mail marketing permitem que você crie emails e construa o fluxo de automação uma única vez.
Os disparos de acordo com o comportamento do lead é tarefa da plataforma que age automaticamente.
Fonte da imagem: Rock Content
4. Automação de e-mail marketing
A automação de e-mail marketing não é só sobre o fluxo de nutrição que descrevemos acima.
A automação é baseada em regras simples que permitem que você configure campanhas com base no:
- comportamento do usuário;
- qualidade do lead;
- dados demográficos;
- estágio no funil de conversão.
A automação de e-mail marketing também:
- pontua os leads;
- realiza Lead Tracking;
- engaja seus leads;
- segmenta contatos;
- integra diversos aplicativos e mais.
Não são todos os serviços de envio de e-mail marketing que possuem a opção de criar automações, por isso preste atenção na contratação da plataforma que irá te atender.
Leia também: As 5 melhores estratégias de marketing digital e e-commerce
5. Relatórios e permissão para testes
Depois que você criou uma os fluxos de nutrição que contêm uma série de e-mails, é hora de acompanhar o resultado de cada conteúdo enviado e realizar a otimização.
Os testes testes A/B são fundamentais para uma análise das métricas que cada modelo de e-mail pode gerar em relação às taxas de conversão de abertura e de cliques.
Leia mais em: Como fazer teste AB: 5 passos práticos [+ o que não fazer]
Esperamos ter ajudado você a se sentir mais preparado para escolher o melhor serviço de envio de e-mail marketing.
Uma opção ainda mais completa é a automação do marketing por meio do uso do
A LAHAR é software de automação de marketing perfeito para trabalhar suas ações de marketing e vendas.
Você pode conhecer mais sobre o software de automação de marketing e inteligência em vendas da LAHAR assistindo ao vídeo a seguir.
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