Automação de marketing

O que é ferramentas de automação: suas funções, benefícios e exemplos

O que é ferramentas de automação? Elas são sistemas criados a partir do uso de tecnologia, e possuem como função automatizar uma série de atividades. Dentro do marketing digital, as ferramentas de automação, permitem uma gestão de leads mais eficaz (desde a geração até a conversão), bem como otimizam:

  • processos como pontuação de leads, 
  • envio de e-mails marketing, 
  • acompanhamento de comportamento dos leads e muito mais. 

É importante observar que o objetivo do que é ferramentas de automação não é substituir profissionais do marketing. Ela é uma facilitadora do trabalho desses profissionais. 

Uma ferramenta de automação, por exemplo, torna viável a execução de um fluxo de nutrição por e-mail marketing baseado no comportamento do lead. 

Esse fluxo, dificilmente, seria executado por um profissional que, além da atividade de enviar um e-mail, também tem uma lista de to dos para cumprir ao longo do dia.  

A gestão de um fluxo de e-mails manual já é complicada de considerar se houver apenas um lead na sua base de contatos, agora imagine 10, 20, 100, 1000 …

O que é ferramentas de automação

O exemplo de fluxo de automação acima é muito simples e ainda assim grande parte das empresas não conseguem executá-lo em escala, e gerenciar vários leads simultânea e manualmente.  

Agora que você entendeu o que é ferramentas de automação e teve uma pequena demonstração de seu benefício para a gestão de leads, é importante observar que o envio e a automação de e-mail marketing não é a única função executada por um software de automação de marketing

O que é ferramentas de automação e quais as suas funcionalidades?

Como dissemos acima, ao explicar o que é ferramentas de automação, deixamos claro que o envio de e-mail marketing e a automação do fluxo de nutrição por meio desse canal, não são as únicas atividades, ou funcionalidades, desse sistema. 

Então, o que você pode esperar ao contratar uma plataforma de automação de marketing? 

É claro que cada ferramenta de automação apresenta uma lista própria de funcionalidades, mas, entre as funções que podem ser encontradas podemos citar:

  • gestão de redes sociais, realiza a gestão de publicações, como agendamento de dia e hora de lançamento de um conteúdo e controle sobre o engajamento de usuários em relação a sua marca, em tempo real (exemplo de ferramenta: Hootsuite), 
  • criação de páginas para captura de leads. As landing pages são páginas de conversão usadas para divulgar um conteúdo relevante que faça o lead se interessar a ponto de compartilhar seus contatos como telefone e e-mail. Entre os materiais que podem ser oferecidos estão ebooks, planilhas, white papers e webinars. Os sistemas de automação também podem permitir a criação de formulários externos. Tudo isso sem que você precise de um programador ou desenvolvedor (exemplo de ferramenta: Lander), 
  • e-mail marketing. Algumas ferramentas de automação permitem a criação de e-mails e construção do fluxo de automação. Você constrói o fluxo uma vez e deixa o software trabalhar automaticamente por você, de acordo com o comportamento do lead (exemplo MailChimp),
  • lead tracking, também conhecido como rastreamento do lead. Com essa função você acompanha todos os passos de um usuário em seu site antes mesmo dele se tornar um lead, 
  • disparo de SMS. Lembre-se que a taxa de abertura desse tipo de mensagem é de 98%,
  • segmentação de leads por cargo, cidade, idade, engajamento e interação para criar uma comunicação direcionada, 
  • lead scoring, você define pontuações de acordo com suas estratégias de marketing para seus leads com o seu objetivo de qualificar esse contato e enviar para o time de vendas, 
  • entre outras funcionalidades.

Ferramentas de automação de marketing completas 

Como dissemos acima, grande parte das ferramentas disponíveis no mercado não reúnem todas as funcionalidades importantes para um trabalho de Inbound Marketing efetivo, em um único sistema. 

Isso pode fazer com que sua empresa precise buscar soluções para integração de dados, além de gerar custos no pagamento de várias plataformas. 

Uma forma de solucionar isso, é investir em uma ferramenta de automação completa, que ofereça todas as funcionalidades listadas, e mais algumas outras importantes, em um único sistema. 

A LAHAR foi feita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital, premiação realizada pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares.

Com um software de automação de marketing digital completo, aqui você pode acompanhar tudo o que há de mais atual no que diz respeito ao conceito sobre o que é ferramentas de automação de marketing digital para seu negócio:

  • gerar e engajar mais seus leads,
  • banco de dados para análises de resultados,
  • aproveitar um suporte focado no crescimento da sua empresa.

Entre as funcionalidades que você pode usufruir da nossa ferramenta de automação de marketing estão:

  • acesso a um painel de palavras-chave para seu estratégia,
  • criação de landing pages sem necessidade de equipe de TI,
  • criação e envio de e-mails,
  • automação de fluxos de e-mails de forma personalizada e escalável,
  • acompanhamento e agendamento de publicações nas redes sociais,
  • gestão dos contatos da sua base (Lead Scoring e Lead Tracking),
  • CRM integrado,
  • Relatórios dos diferentes canais reunidos em um painel, e mais.

Quer saber quais resultados uma ferramenta de automação completa pode trazer ao seu negócio? 

A Lecom, empresa de tecnologia da informação com 20 anos de atuação, é uma das principais fornecedoras de soluções corporativas focadas em gestão por processos, tendo clientes de porte nacional e internacional. E é cliente LAHAR. 

Em 2016 a Lecom sentiu que precisava melhorar suas técnicas de captação de leads e também as ferramentas usadas para gerir os novos leads adquiridos.

Foi aí que a LAHAR apareceu para ajudar a Lecom em uma parceria que tem gerado excelentes resultados.

Hoje em dia a Lecom vivencia um aumento nas suas oportunidades de negócios devido às automações de marketing que conseguiu fazer com a Lahar.

  • 100% das entradas de leads são alimentadas por fluxos de automação
  • Aumento de 62% no número de visitantes do site
  • Aumento de leads em 200%

Confira o case completo no vídeo abaixo:

Entre em contato com a gente e saiba mais como você pode se beneficiar com a automação de marketing para o seu negócio.

Sumário.

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