O email marketing é uma estratégia de marketing, que pode ser usada tanto como parte de uma campanha de Outbound como Inbound. Seu objetivo é estabelecer contato entre empresa e leads do banco de dados da empresa. Esses leads podem ser gerados a partir de landing pages, redes sociais, eventos e outros canais. A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre o que é email marketing e como criar uma estratégia eficiente.
Com um retorno sobre investimento de $38 para cada $1 o e-mail marketing se transformou de uma estratégia considerada invasiva e fria, para uma ferramenta extremamente eficiente para melhorar a experiência do cliente com a empresa e converter leads em clientes.
Grande parte dessa mudança de perspectiva está atrelada a ideia de usar o e-mail marketing para gerar valor para o lead e não apenas tentar convencê-lo a comprar um produto ou serviço que ele não está interessado.
Para isso, entretanto, é fundamental considerar alguns conceitos como:
- segmentação de leads,
- jornada do cliente e funil de vendas,
- fluxos de nutrição,
- automação de marketing.
Com tudo isso, é fácil imaginar que uma estratégia que envolve o que é e-mail marketing deve ser construída com bastante atenção, considerando diversos elementos.
O que é email marketing?
O e-mail marketing é um canal de comunicação entre empresa e lead (o contato) usado para diversos fins como:
- apresentar o produto ou serviço da empresa,
- informar sobre o status de compras feitas, por exemplo, no e-commerce,
- fidelizar clientes,
- educar leads sobre o setor,
- informar sobre lançamentos e promoções e mais.
Existem vários tipos de e-mails marketing, e para que você conheça cada um deles, indicamos que acesse o artigo, “4 tipos de email marketing que devem estar em sua estratégia [com exemplos]” e confira o infográfico abaixo!
É possível que muita gente que use a ferramenta precise mudar o próprio conceito que tem sobre o que é e-mail marketing.
Uma das coisas que mudou, por exemplo, é a fonte dos contatos de e-mail. Hoje, ferramentas como landing pages (páginas de destino para capturar leads) e redes sociais são o centro da captura de leads. E a compra de contatos é banida, tanto em Lei, como em todos os manuais de boas práticas da estratégia.
Quando o assunto é objetivo do que é e-mail marketing, também é possível notar uma evolução.
O e-mail marketing não serve como canal para bombardear leads com ofertas, promoções e produtos, mas sim para alcançar as pessoas certas, com o conteúdo certo, na hora certa.
Nesse sentido, precisamos destacar o papel do Inbound Marketing e das ferramentas de automação de marketing.
Enquanto o Inbound Marketing nos trouxe a noção de marketing de permissão, onde nossa marca deve fazer parte do fluxo de pesquisa do cliente, e não interrompê-lo, as ferramentas de automação, tornaram escalável a segmentação de leads
e a personalização de mensagens, mesmo em uma realidade automatizada.
Entenda mais sobre o Inbound Marketing no vídeo abaixo.
Por isso, se você quer realmente entender o que é e-mail marketing hoje, é preciso dominar a ideia de que o cliente que você deseja conquistar está em uma jornada de compra. Cada cliente está em uma fase dessa jornada. Alguns estão em busca ativa pelo o que você oferece, outros nem sabem que precisam de algo.
Seguindo a jornada do cliente, você deve usar o discurso correto para cada etapa do funil de vendas.
Como fazer e-mail marketing
Para criar uma campanhas de e-mail marketing é importante que você considere as seguintes etapas:
- defina o objetivo do e-mail marketing,
- conheça seu público alvo (ou melhor ainda, sua persona),
- faça a captura dos leads (entenda como no artigo, “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”),
- tenha atenção ao criar o assunto do seu e-mail (ou o título, que é o que aparece na caixa de entrada do seu lead),
- insira boas chamadas para ação (CTAs, aqueles botões que vão fazer o lead clicar em seu e-mail e ser direcionado para outra página),
- crie um bom conteúdo,
- segmente sua base de contatos e não faça disparo em massa (você vai precisar contar com a ajuda de uma plataforma de envio de e-mail marketing),
- acompanhe os indicadores de e-mails marketing para saber se você está tendo bons resultados.
Lembre-se que entre os principais objetivos do que é e-mail marketing está:
- engajar os leads,
- promover seus conteúdos,
- nutrir e educar seus leads,
- vender,
- se relacionar com consumidores e clientes.
Agora que você já sabe o que é e-mail marketing, é hora de iniciar sua estratégia completa, partindo do zero! Para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento: Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.
Plataforma de e-mail marketing
Como disse acima, você vai precisar de um disparador de e-mail marketing, como o Mailchimp.
Entretanto, uma opção ainda mais completa, que realmente vai te ajudar a seguir as melhores práticas de gestão de leads, segmentação de contatos e criação de fluxo de e-mails, é optar por uma ferramenta de automação de marketing.
Ela te ajuda a criar o e-mail do zero, sem precisar contratar um programador/desenvolvedor, envia o e-mail e ainda faz a gestão de leads, necessária.
A LAHAR é uma plataforma brasileira, eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital do ano pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Entre os recursos que você encontra em nosso sistema, podemos citar:
- criação de landing pages e formulários externos para captura de leads, sem a necessidade de um programador,
- organização de banco de dados,
- segmentação de leads,
- criação de fluxos de automação de e-mail marketing que funcionam de acordo com o comportamento do lead,
- criação de e-mails e oferecimento de templates simples de editar,
- envio segmentado e automático, e mais.
Esse software para email marketing, além de permitir a criação e envio de campanhas de e-mail de maneira simples, também reúne funcionalidades diversas que compreendem o escopo da automação de marketing, como você pode observar no infográfico abaixo.
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