Você provavelmente já ouviu falar em nutrição de leads, ou lead management, e até mesmo está precisando melhorar essa prática em seu negócio e ainda não sabe como iniciar esse processo.
Neste artigo, preparamos para você alguns tópicos para te ajudar a melhorar o lead management em sua empresa de forma efetiva. Confira.
Saiba mais: Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam
Segredos do lead management para gerar vendas
Explore os canais de comunicação disponíveis
Na hora de nutrir seus leads, explore todas as opções de canais de comunicação disponíveis, através dos quais é possível se comunicar com seu público alvo.
Estude quais são os canais de comunicação mais viáveis para alcançar e impactar seu público, e invista tempo em compartilhar conteúdos nesses canais.
Veja alguns exemplos dos principais canais de comunicação:
- Mídias Sociais: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, Periscope e Snapchat.
- Blogs: da sua empresa e em outros que seja colunista.
- Plataformas de Compartilhamento de Vídeos: YouTube e Vímeo.
Tenha em mente que o lead management deve levar todos estes canais em conta.
Estabeleça um Cronograma
O cronograma é uma peça chave no processo de lead management, através dele você definirá a frequência com que enviará os e-mails marketing, fará as publicações no blog, postagens nas mídias sociais, entre outras ações.
Ele permite que você se programe para disponibilizar o conteúdo no melhor momento possível, de modo a não ser inconveniente, nem parecer tão distante ficando muito tempo sem se comunicar com o público.
Utilize os dados coletados dos seus leads e o perfil traçado da sua buyer persona, para nortear a construção do seu cronograma.
Veja mais: Como criar personas para o seu negócio
Automatize seus processos de marketing
Para poupar tempo, esforços, minimizar erros e agilizar o trabalho de nutrição e lead management, é recomendável utilizar uma ferramenta de automação de marketing.
Atualmente existem diversas plataformas de automação de marketing, que vão desde a programação de postagens nas mídias sociais, até a segmentação e automatização dos envios de emails marketing.
Geralmente são plataformas robustas, dispondo de grande variedade de recursos e relatórios. Escolha os sistema de gestão de leads que melhor se enquadra no perfil e estratégias da sua empresa, e automatize seus processos de marketing.
O tempo economizado (por não precisar mais realizar todas essas tarefas manualmente), pode ser usado de forma mais estratégica, no acompanhamento das ações atuais e no planejamento de novas ações.
Veja também: Como tirar o melhor de um software de automação de marketing
Deixe a mensagem mais pessoal e personalizada
Crie e-mails mais humanizados, em vez de algo muito comercial, robotizado e frio.
Personalize seus e-mails com o nome do lead, de modo a fazer com que se sinta em casa, acolhido.
Utilize como remetente dos seus e-mails o endereço de uma pessoa (nomedapessoa@suaempresa.com) em vez de usar endereços mais genéricos (contato@suaempresa.com, marketing@suaempresa.com, etc.).
Confira: Como fazer e-mail marketing sem segredos
Menos é mais, seja objetivo
Seja claro e objetivo ao montar seu e-mail, desde o layout até o conteúdo.
Garanta que o usuário consiga compreender de forma rápida o conteúdo abordado, uma vez que se o conteúdo for confuso, o layout poluído, as letras pequenas e difíceis de enxergar, com muitas imagens e textos muitos extensos, é provável que o lead se desinteresse e acabe cancelando a inscrição, optando por não mais receber seus e-mails.
Devido a isso, é importante que o e-mail seja elaborado de forma a transmitir o seu valor para o lead, nos seus primeiros 5 segundos de leitura.
Diga não ao SPAM
Nunca tente nutrir contatos que não te autorizaram a lhes enviar e-mails, nunca compre ou utilize listas de e-mails de terceiros, essa prática é considerada spam.
Além de garantir que a grande maioria das mensagens enviadas sejam encaminhadas automaticamente para a pasta de lixo eletrônico, essa prática faz com que a empresa perca credibilidade, indo na contramão do Um bom lead management.
Produza conteúdo de qualidade e relevante
As pessoas acessam um site em busca de alguma informação, produto ou serviço.
Quando essas essas pessoas decidem preencher um formulário, significa que elas acreditam que essa empresa tem a solução para suas necessidades.
Agora que você converteu parte dos visitantes do seu site em leads, é preciso nutrí-los, de modo que agregue valor para sua empresa.
Disponibilize conteúdos atrativos e relevantes, que vão ao encontro do motivo inicial de as pessoas terem entrado no seu site.
Independente dos canais utilizados para nutrir seus leads, priorize a qualidade e relevância do conteúdo produzido, de modo a incentivar esses usuários a voltarem (ao site, blog, mídias sociais, etc.) em busca de mais conteúdo.
Dessa forma, sua empresa vai se tornando referência no seu ramo de atuação, e no momento que o lead estiver preparado, ele realizará a compra no seu e-commerce ou na sua loja física.
Saiba mais sobre as estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo!
Adicione CTAs (call to action) ao seu conteúdo
Sempre inclua CTAs nos seus e-mails marketing, ela é uma peça fundamental na coleta de mais informações do lead e em incentivá-lo a avançar no funil de marketing.
Toda call to action devem ser objetiva, deixando claro para usuário qual ação que você espera que ele realize.
A CTA também deve aparecer em destaque no e-mail, pois é um dos pontos mais importantes da peça.
Certifique-se de que seus e-mails sejam abertos
Muitas vezes, as pessoas excluem seus e-mails sem ao menos os visualizarem, principalmente quando suas caixas de entrada estão cheias de e-mails que ainda não foram lidos.
Para evitar que seus e-mails façam parte dessa estatística, crie frases para o assunto do e-mail que sejam interessantes, atraia a atenção do usuário e trabalhe com a sua curiosidade.
Dessa forma, com certeza o destinatário abrirá o e-mail marketing para sanar sua curiosidade.
Veja mais detalhes: 5 ideias incríveis para assuntos em Email Marketing
Gostou de nossas dicas? Compartilhe conosco as técnicas que você utiliza para nutrir os seus leads. Vamos bater um papo aqui nos comentários!