Existem muitas razões que reforçam a importância do Inbound Marketing para pequenas empresas. Entre elas estão:
- a redução de custo com marketing;
- maior competitividade frente a concorrentes com maior capacidade financeira;
- a ampliação do ROI;
- a geração de leads qualificados;
- o maior potencial de fidelização de clientes.
Empresas online e negócios offline (ou físicos) podem e devem investir em ações de Inbound Marketing para pequenas empresas.
O objetivo de cada etapa dessa tática é fazer com sua empresa se torne parte da jornada de compra do usuário.
Inbound Marketing para pequenas empresas: 4 ações para ter sucesso
Ao contrário do Outbound Marketing que interrompe o potencial cliente, por exemplo, com anúncios, o Inbound Marketing utiliza uma abordagem baseada em permissão.
Leia mais em: O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?
Em vez de interromper os usuários, o Inbound Marketing para pequenas empresas (e também para grandes empresas) aproveita os canais de comunicação comumente acessados pelos usuários para oferecer informação e ser relevante.
Por exemplo, por meio da produção de conteúdo relevante e de táticas diversas de SEO, uma empresa pode ser bem rankeada no Google e aparecer como resposta para uma pesquisa feita por um usuário.
Esse usuário, por sua vez, clica na “resposta”, acessa seu site e lê seu conteúdo.
Quando bem construído um conteúdo tem o potencial de levar o leitor para outros artigos, conhecer um ebook, acessar uma landing page e se tornar um lead. Esse lead será nutrido e se transformará em cliente.
Mas tudo isso é apenas um exemplo.
A seguir listamos 4 táticas de Inbound Marketing para pequenas empresas.
1. Marketing de conteúdo
Por meio de marketing de conteúdo sua empresa poderá oferecer valor para o cliente em potencial.
O marketing de conteúdo não deve ser trabalhado apenas no blog da sua empresa, ele inclui outras estratégias como:
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- webinars;
- vídeos;
- ebooks e mais.
Antes de começar a preparar qualquer material é preciso compreender quem é ou quais são as personas do seu negócio. Só assim você vai compreender que tipo de informação é relevante para ela e sobre o que ela está em busca.
No vídeo abaixo o conceito de persona é esmiuçado e você poderá entender como aplicá-lo em sua estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas.
Leia também: Como criar personas e se comunicar com o cliente certo
O próximo passo do marketing de conteúdo é saber o que escrever.
Para isso ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends ajudam sua equipe a definir o que seu público está pesquisando e quais as palavra-chaves ideais para seu planejamento de conteúdo.
2. Captura e gestão de leads
O marketing de conteúdo vai ajudar sua empresa a atrair visitantes para seu site e demais páginas como landing pages e redes sociais.
A partir disso um novo objetivo deve ser considerado: converter usuários em leads.
Para isso uma das técnicas mais usadas é o oferecimento de conteúdo adicional, como um ebook, mediante o preenchimento de um formulário que inclui informações como nome, telefone e e-mail.
Você também pode usar pop-ups de saída e cupons de desconto para captar esses leads. Redes sociais também permitem a geração de leads.
3. Conversão de clientes
Com os leads em mãos é hora de iniciar a nutrição do leads, segmentação e os fluxos de automação. Essa etapa tem o objetivo de transformar simples leads, em leads prontos para fazer uma compra.
Neste ponto, os leads passarão a receber conteúdo de qualidade da sua empresa. Esses conteúdos não são inteiramente comerciais e seu caráter será definido de acordo com:
Fonte: Surfe Digital
Contar com o apoio de um software de automação de marketing vai aumentar seus resultados e tornar o trabalho mais efetivo. Esses sistemas podem:
- rastrear cliques;
- pontuar leads;
- automatizar o fluxo de e-mail;
- gerar SMS e mais.
Leia mais em: Fluxo de nutrição: 10 tipos de automação de e-mail marketing
Após a etapa de geração de leads dentro de uma estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas é hora de se concentrar em transformar leads em clientes.
À medida que os contatos são cultivados por meio de ações de nutrição, que podem envolver e-mail marketing, SMS, redes sociais e mais, sua empresa pode incentivar esses contatos a avançarem na jornada do cliente com objetivo de aumentar a taxa de conversão.
4. Redes sociais
As redes sociais são canais constantemente usados por pequenas empresas para alcançarem usuários, leads e clientes.
Com estratégia de atração este canal pode auxiliar a atrair visitantes para seu site.
Na etapa de nutrição é possível gerar conteúdo que mantenha seu cliente envolvido com a marca.
Leia também: Marketing digital de resultados: 4 dicas e + de 10 ferramentas
Existem ferramentas dentro das redes sociais que também auxiliam na etapa de conversão, com inclusão de CTAs e chamadas segmentadas.
Colocando em prática o Inbound Marketing para pequenas empresas
A lista de ações que criamos e apresentamos acima, são apenas algumas das táticas relacionadas ao que é o Inbound Marketing para pequenas empresas.
Para complementar sua formação, e te ajudar a colocar em prática a estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas, indicamos a leitura de “15 ferramentas de Inbound Marketing: do atrair ao fidelizar”.
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- automação de marketing;
- Lead Tracking;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
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