No Marketing Digital, a geração de leads é uma das etapas iniciais para criar novas oportunidades de venda. Assim, pensar em estratégias para gerar leads é praticamente essencial para manter seu negócio sustentável e funcionando.
Isso porque os leads não são apenas aqueles clientes prontos para comprar: eles fazem parte também da audiência que pode precisar da sua solução, mas ainda não chegou no fundo do funil de vendas. Para se ter uma ideia, o blog Marketing Sherpa revela que, no caso de empresas B2B, em média 73% dos leads não estão prontos para a venda.
Assim, é importante contar com ferramentas de captação de leads, para que sua empresa consiga obter o contato desse público que tem interesse em seu mercado e em sua solução, mas ainda não chegou no momento de compra.
Por isso, neste post vamos listar algumas das principais ferramentas de captação de leads e veja como elas podem fazer parte das suas estratégias de Marketing Digital.
Acompanhe!
Conheça 7 ferramentas de captação de leads que podem ajudar o seu negócio
1. Buffer
A Buffer é uma plataforma norte-americana que tem como objetivo gerenciar a publicação e monitoramento de conteúdo nas redes sociais. Afinal, para realizar um bom trabalho de geração de leads, é preciso estar nas redes sociais.
Nesse sentido, o sistema da Buffer centraliza o monitoramento dos posts em diversas redes (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Twitter etc.), ajudando o usuário a descobrir qual é o melhor horário para realizar as publicações.
Além das sugestões de horário, o software também auxilia sua empresa a descobrir que tipo de conteúdo é mais interessante para seu público. Outro benefício da ferramenta é que ela apresenta a quantidade de cliques, compartilhamentos e curtidas que um post teve. Assim, você pode avaliar que tipo de tema é mais aceito por seu público-alvo e o que tem mais chance de converter leads.
2. Facebook Lead Ads
Não é porque você ainda não tem site que você não pode captar leads. Algumas ferramentas, como o Facebook Lead Ads, ajudam seu negócio obter informações e o contato dos seus possíveis clientes dentro da própria plataforma do Facebook. E, mesmo que você já tenha seu site, é uma boa ideia investir nesse sistema para aumentar as maneiras de captação de leads, já que você pode integrá-lo com o seu site.
O Facebook Lead Ads funciona da seguinte maneira: ele cria um formulário simples para obter os dados de seus leads. Você pode personalizar o tipo de informação solicitada no formulário, como e-mail e nome. Esse processo é muito vantajoso para o usuário, já que ele sequer precisa sair da rede social para fornecer seus dados para a sua empresa.
Contudo, tenha em mente que o Facebook Lead Ads funciona apenas em dispositivos móveis. Não que isso seja um problema, já que 69% dos usuários brasileiros acessam a internet pelo celular.
Fonte: Hootsuite
3. Hello Bar
A Hello Bar é uma das mais importantes ferramentas de captação de leads atualmente, e é um plugin do WordPress que pode ser instalado em seu site ou blog (caso você use a plataforma do WordPress).
Ela foi criada por um dos mais conhecidos nomes do Marketing Digital, Neil Patel, e tem, entre outras funcionalidades, a opção de criar pop-ups de captura de e-mails que aparecem para o visitante quando ele entra em seu site ou blog.
Outra alternativa é deixar uma barra fixa no canto superior ou interior com uma oferta como um material educativo para gerar leads. Os benefícios do uso da Hello Bar são inúmeros, e dependem basicamente da sua estratégia de marketing e dos objetivos que você tem.
4. Hootsuite
O Hootsuite, assim como o Buffer, é uma sistema para publicar a monitorar posts das redes sociais.
Ele também permite que você centralize o gerenciamento das publicações, podendo postar o mesmo conteúdo em diversas redes e atingindo mais audiência. Outra possibilidade do software é monitorar o que está sendo dito sobre o seu negócio por meio de marcações e sobre os temas que são usados em hashtags.
Essa funcionalidade é particularmente interessante para que você compreenda quais são as tendências (sobretudo no seu mercado) e que tipo de conteúdo seu público tem consumido mais.
Fonte: Hootsuite
5. Optinmonster
O Optinmonster é uma das melhores ferramentas de captação de leads, porque possui inúmeras funcionalidades visando a esse objetivo, além de ter um bom preço (os planos começam a partir de US$ 9,90 por mês) e uma interface amigável, simples de usar até para quem não é muito familiarizado com esse tipo de recurso.
Entre as opções que você pode usar nesta ferramenta para gerar leads, estão:
- Teste A/B
- Diversos tipos de formulários
- Segmentação avançada
A plataforma não impõe nenhum tipo de limitação de tráfego aos tipos de conta, mesmo as mais básicas. Além disso, os modelos de formulários e formas de captação de leads são personalizáveis, e você pode segmentar os leads, por exemplo, por origem de acesso, intenção de saída, nível da página, tempo acionado etc.
6. Quizur
Se você já respondeu algum quiz ou teste nas redes sociais ou no BuzzFeed, pode ter certeza de que já usou a ferramenta Quizur. A plataforma é usada para criar esse tipo de teste que, como temos visto, gera bastante engajamento.
Sendo assim, sua empresa pode utilizar dessa estratégia criando um teste relacionado ao seu mercado, ajudando a engajar seu público-alvo e, é claro, gerando leads. Isso porque, antes de responder o teste, o usuário precisa preencher um formulário de cadastro.
Além da questão do engajamento, que é bem forte, esse tipo de ferramenta para gerar leads motiva os usuários a compartilharem seus resultados, ajudando você a aumentar sua base de contatos também por meio de “indicação”.
E, dependendo do tipo de quiz que você criar, já pode qualificar bastante o seu lead, inclusive entendo em que estágio do funil ele se encontra conforme as respostas.
7. LAHAR
A LAHAR é uma solução completa de automação de marketing, que abrange desde atração de visitantes para seu site até a passagem de leads para a equipe de vendas, passando, é claro, pela captação de leads.
Por meio da criação de landing pages que podem ser confeccionadas na própria plataforma da LAHAR, o usuário pode, desta forma, captar os contatos de seu público-alvo, oferecendo materiais educativos, ofertas de produtos e/ou serviços ou ainda um contato com a empresa.
Uma vez gerados os leads, você pode fornecer uma pontuação para cada lead e qualificá-los (lead scoring), com base no comportamento de cada um e de acordo com o que a sua empresa cadastrou como um comportamento valioso.
Dessa forma, você vai avançando seu lead pela jornada de compra e desenvolvendo seu relacionamento com ele, até levá-lo ao momento da compra.
Fonte: LAHAR
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Agora que você já conheceu diversas opções de ferramentas de captação de leads, que tal tornar sua estratégia de marketing digital ainda mais eficaz? Para isso, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.
A LAHAR ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.
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