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Monitoramento de redes sociais: 7 ferramentas para usar no dia a dia

O monitoramento de redes sociais é um trabalho essencial para aproveitar todo potencial de negócio que vem dessas mídias. 

Existem milhares de ferramentas online que facilitam responder as menções ao perfil da sua empresa e até encontrar conversas em que ela não foi marcada diretamente.

O objetivo de descobrir essas conversas e mantê-las no seu radar é poder interagir com seu público com mais rapidez e qualidade. Marcas como Ponto Frio e Netflix são cases de sucesso quando o assunto é interatividade.

Então se a sua empresa não tem um esquema de monitoramento de redes sociais, este post é para você! Separamos sete opções de ferramentas que vão facilitar esse trabalho.

A maioria delas possui períodos de teste para que você possa conhecer e testar sua utilidade no dia a dia. Assim você paga por aquela que melhor se adaptar. Continue lendo!   

O que é monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais é o trabalho que consiste em responder às conversas sobre a sua marca postadas pelas pessoas. 

Dúvidas sobre o produto ou serviço, opinião, sugestão de melhoria, elogios, críticas não devem passar em branco. 

Além de facilitar a interação e o suporte aos usuários, com o monitoramento é possível analisar o desempenho do trabalho em determinada rede — engajamento, alcance, comentários, dados demográficos, etc — e identificar tendências para utilizá-la melhor. 

Ferramentas de monitoramento de redes sociais | LISTA 

Para te ajudar a escolher a ferramenta de monitoramento de redes sociais para usar na sua empresa separamos sete dicas abaixo.

O principal ao utilizar uma dessas soluções é escolher aquela que reúne recursos úteis para o trabalho diário e que seja fácil de usar.

Algumas ferramentas de monitoramento fazem parte de um serviço mais completo de gerenciamento com recursos de agendamento, por exemplo, dentre outras funções.

Agora é o momento de analisar as opções e depois estudá-las para escolher qual a melhor. Vamos lá?!

1. Agorapulse

O segredo de um monitoramento de redes sociais de sucesso é concentrar tudo em um só lugar e essa é a proposta do Agorapulse.

A ferramenta também oferece mais recursos, além do monitoramento como agendamento de postagens e análise por relatórios.

O painel principal traz todas as mensagens, menções e comentários de acordo com a rede social que você estiver trabalhando no momento. 

As redes com suporte no Agorapulse são: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn. A empresa oferece quatro opções de plano com período de teste de 28 dias gratuitos.

2. Zoho Social

O Zoho Social também é outro sistema de monitoramento de redes sociais que proporciona mais que o gerenciamento das interações.

Pela ferramenta, você também analisa o desempenho dos perfis das redes sociais através das estatísticas do relatório e agenda os conteúdos da semana.

Esse tipo de sistema permite a interação em tempo real, o que vai destacar sua marca no mercado e melhorar a reputação. 

As redes sociais que podem ser monitoradas são: Twitter, Facebook (página e grupo), Instagram, LinkedIn (perfil e página de empresa) e Google Meu Negócio.

Os planos são mensais e começam a partir de US$ 10.

3. Sprout Social

O Sprout Social é outra ferramenta completa que oferece mais recursos além do monitoramento de redes sociais, assim como o Hootsuite. 

A interface do programa reúne todas as informações necessárias em um painel único que  mostra:

  • mensagens (podem ser filtradas por rede social);
  • tarefas;
  • feed de notícias;
  • publicações agendadas;
  • relatórios.

As menções e mensagens diretas podem ser visualizadas separadas e também é possível pesquisar por palavra-chave para encontrar referências antigas. 

A lista de redes sociais disponíveis inclui: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

O Sprout possui três planos com pagamento mensal: Standard (US$ 99 – 5 perfis), Professional (US$ 149 – 10 perfis) e Advanced  (US$ 249 – 10 perfis). 

4. Buffer Reply 

O Buffer Reply  é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que ajuda a organizar, separando por mídia, as mensagens dos usuários. 

É possível interagir em conversas, resolver problemas e solicitações dos clientes para fornecer uma experiência completa e de qualidade.

Entre as redes sociais suportadas pelo sistema estão Instagram, Facebook e Twitter. O Buffer Replay oferece dois planos:

Pro: US$ 50/mês – para 1 usuário e 1 conta social;

Business: US$ 225/mês – sem limite de usuários e contas sociais.

Os dois planos permitem fazer um teste gratuito de 14 dias.    

5. Iconosquare

O Instagram é a rede social do momento. Se sua estratégia de marketing digital foca exclusivamente nela, o Iconosquare é a ferramenta de monitoramento de redes sociais que você precisa ter. 

Além de monitorar comentários, marcações, mensagens diretas, hashtags, você também analisa as estatísticas de engajamento e alcance das publicações. 

Vários usuários podem ter acesso a uma mesma conta e conseguir programar postagens e visualizá-las em um calendário online. 

Os planos começam a partir de US$ 29 mensais e você pode personalizar o seu de acordo com a necessidade e número de perfis que precisa monitorar. 

6. Hootsuite

Outra opção de sistema para monitoramento de redes sociais é o Hootsuite. Esse serviço é uma das soluções incluídas na plataforma de marketing digital da empresa que também possui ferramenta de agendamento, análise e curadoria de conteúdo.

Com a ferramenta você não perde nada que acontece nos perfis da sua marca: responde menções, monitora ocorrências de palavra-chave, divide as interações em abas para visualizar melhor as informações, etc.  

Se sua empresa aposta na produção de conteúdo relevante, o Hootsuite ajuda no monitoramento e muito mais.

O sistema fornece suporte para as seguintes redes sociais:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Pinterest.

Entre as opções de planos — com 30 dias grátis para teste — estão: o Professional que custa US$ 19 por mês e podem ser cadastrados até 10 perfis; o plano Team por US$ 99 mensais para até 20 perfis sociais e acesso para 3 usuários e o plano Enterprise com valor e recursos personalizados sob consulta.

7. Mention

O Mention, ao contrário de várias ferramentas de monitoramento de redes sociais mencionadas aqui, é exclusivamente voltada para o trabalho de monitorar.

Com o sistema, você monitora sua marca, seus concorrentes, suas campanhas e até as tendências do seu setor online.

Além, é claro, de poder responder todas as interações do Twitter, Facebook e Instagram da sua empresa.

O Mention tem um plano gratuito que monitora até 250 menções de 3 perfis sociais e mais três opções com mais recursos liberados e pagamento mensal.

Agora você está pronto para começar seu trabalho de monitoramento de redes sociais! Qual dessas opções você usuária para fazer um teste? 

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Sumário.

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