Ferramenta de automação de email marketing é um sistema (ou software) criado para otimizar o processo de nutrição de leads através do envio de e-mail segmentado.
Por meio de uma ferramenta da automação de e-mail marketing é possível:
- criar o template do e-mail,
- organizar a base de contatos,
- criar fluxos de de nutrição que são ativados a cada comportamento do lead,
- fazer o disparo de emails,
- acompanhar os indicadores de e-mail marketing.
É importante notar, entretanto, que nem toda ferramenta de e-mail marketing oferece todas essas funcionalidades. Por isso, na hora de escolher a sua, analise suas necessidades e o que cada plataforma oferece.
Ainda neste artigo vamos oferecer alguns exemplos de ferramentas de automação que você pode considerar para sua empresa. Continue lendo.
Ferramenta de automação de email marketing: usos e benefícios
A automação de e-mail marketing é uma das funcionalidades mais buscadas entre profissionais de marketing que estão desenvolvendo campanhas de Inbound Marketing.
Isso acontece porque o e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing.
Ele é, sem dúvidas, o canal de relacionamento mais usado pelas empresas para manter sua comunicação com seus leads.
Além disso, com um ROI de $ 38 para cada $ 1 investido, a estratégia se mostra muito eficiente para as empresas que buscam por melhores retornos financeiros para as empresas.
Por meio da criação de fluxos de automação, uma equipe de marketing é capaz de automatizar o envio de e-mails e pode oferecer conteúdos personalizados e segmentados de acordo com os interesses de cada lead. Tudo isso de maneira automática.
O e-mail marketing também faz parte do escopo do Outbound Marketing, entretanto, para saber mais sobre isso, indicamos que você acesse o artigo, “Outbound e-mail marketing: como gerar mais leads em menos tempo”.
Voltando ao uso da ferramenta de automação de email marketing dentro do Inbound Marketing, ela é fundamental para as etapas de conversão, vendas e encantamento que compõe o escopo central da estratégia.
A ferramenta de automação de e-mail marketing permite que sua equipe ofereça conteúdo personalizado e segmentado, de maneira eficaz e ágil.
Você já imaginou precisar enviar manualmente um e-mail a cada comportamento de cada lead?
O tempo perdido nessa função já é relevante quando temos um lead na base, agora considere ter 5, 10, 200, 1000 …
Esse é um trabalho que nem um prédio lotado de profissionais conseguiria executar.
Além disso, é importante entender, que muitos recursos da ferramenta de automação não podem ser substituídos pelo acompanhamento manual, como é o caso do Lead Tracking, uma funcionalidade que acompanha o comportamento do lead no seu site, antes mesmo dele ser um lead.
Em suma, uma ferramenta de automação de e-mail marketing é fundamental para garantir a execução de etapas importantes de uma estratégia de Inbound Marketing como:
- segmentação de clientes,
- criação de fluxos de nutrição de leads,
- personalização do conteúdo,
- avanço do lead para etapas avançadas do funil de vendas e mais.
Exemplos de ferramentas de automação de e-mail marketing
1. Mailchimp
O Mailchimp é um disparador de e-mail marketing bastante famoso no mundo todo. Uma das razões para isso é porque estamos falando de uma ferramenta com uma versão gratuita bastante robusta, permitindo o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos.
Ele é uma boa opção para empresas e profissionais que estão iniciando suas campanhas de e-mail.
Com a ferramenta você tem acesso a funcionalidades como:
- criação de listas personalizadas de e-mails,
- campanhas segmentadas,
- análise de dados das campanhas,
- templates prontos que podem ser facilmente editados.
2. Mad Mimi
O Mad Mimi oferece uma versão gratuita para até 100 contatos.
A ferramenta de envio de e-mail marketing permite a execução de etapas desde de criação do template do e-mail, até seu envio e posterior acompanhamento de taxas e indicadores.
A plataforma permite que você crie e-mails do zero e envie, e também que crie e exporte o material para enviar de outra plataforma, que possa preferir.
Pode ser integrada a e-commerces hospedados em plataformas como o Shopify, auxiliando na gestão de leads desse tipo de negócio.
Leia também: Email marketing para ecommerce: 5 dicas para transformar leads em vendas.
3. LAHAR
A LAHAR é uma plataforma brasileira, eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital do ano pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
A ferramenta oferece recursos como:
- criação de landing pages e formulários externos para captura de leads, sem a necessidade de um programador,
- organização de banco de dados,
- segmentação de leads,
- criação de fluxos de automação de e-mail marketing que funcionam de acordo com o comportamento do lead,
- criação de e-mails e oferecimento de templates simples de editar,
- envio segmentado e automático, e mais.
Esse software para email marketing, além de permitir a criação e envio de campanhas de e-mail de maneira simples, também reúne funcionalidades diversas que compreendem o escopo da automação de marketing, como você pode observar no infográfico abaixo.
Para entender como funciona a LAHAR, indicamos que assista ao vídeo abaixo.
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