O e-mail marketing faz parte de qualquer planejamento estratégico de marketing digital e é essencial para campanhas de marketing para e-commerce, em negócios B2B, SaaS e qualquer outro tipo de empresa. Entretanto, é muito comum que falte inspiração para equipes de marketing para criar novos e interessantes e-mails. Por isso, neste artigo, você vai encontrar exemplos de e-mail marketing que funcionam, e poderá usar essas referências em sua própria estratégia.
Todos os dias nossas caixas de entrada de e-mail são inundadas com uma infinidade de mensagens sem criatividade, informação ou objetivo, as quais marcamos como não lidos ou cancelamos a assinatura.
Entretanto, de vez em quando, recebemos exemplos de e-mails marketing tão bem feitos, que além de lermos, também clicamos, compartilhamos e recomendamos aos nossos amigos.
O modelo de e-mail de marketing ideal: o que ele precisa ter?
Ao criar campanhas de e-mail marketing tenha em mente que elas precisam ser inteligentemente escritas para atrair atenção em caixas de entrada tão ocupadas.
Mas, como escrever um e-mail marketing interessante? Sem dúvida, os melhores exemplos de e-mails marketing apresentam elementos como:
- um assunto chamativo,
- um conteúdo personalizado e alinhado à persona,
- gráficos e imagens interessantes e projetados para dispositivos desktop e móveis,
- um call-to-action significativo.
Afinal, se as marcas estão ocupando o tempo dos assinantes – e o espaço da caixa de entrada – com outro e-mail, cada mensagem deve ter um objetivo dentro do funil de conversão.
Não apenas os títulos dos e-mails marketing devem ser atraentes, nem as estratégias de automação de e-mail marketing são suficientes para fazer uma campanha de e-mail marketing um sucesso.
Muitos outros fatores são relevantes e fundamentais, por isso, para ajudar você a desenvolver materiais tão bons que vão fazer seus assinantes acompanharem cada mensagem do fluxo de automação, organizamos uma lista de alguns exemplos de e-mail marketing.
Continue lendo para descobrir alguns exemplos de e-mail profissional e anote nossas dicas sobre o que os torna excelentes.
Se além dos exemplos você também que se aprofundar sobre outras dicas de como escrever um e-mail marketing, indicamos que acesse o ebook gratuito: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.
Exemplos de e-mail marketing: 5 empresas de sucesso
A seguir, organizamos cinco exemplos de e-mail marketing para que você possa se inspirar com:
- Uber,
- Dropbox,
- Nubank,
- Amazon,
- Spotify
Ainda neste artigo, vamos apresentar também:
- tipos de e-mail marketing,
- o que escrever,
- principais conselhos para ter sucesso em sua estratégia.
#1 Uber
A beleza dos e-mails da Uber está em sua simplicidade, como você pode ver no exemplo de e-mail marketing, abaixo.
O e-mail de boas vindas, que também pode ser entendido como um e-mail transacional, é breve, explicativo e objetivo, tudo isso sem passar uma imagem fria ou distante do usuário – ao contrário.
O call-to-action é muito claro e único, o que é uma sugestão dos grandes especialistas na área.
O exemplo de e-mail também ensina, em um passo a passo breve, o lead a usar o serviço no qual ele acabou de se cadastrar.
Para as pessoas que desejam aprender mais, o link para a página de suporte é sutilmente inserido, assim como links para as redes sociais.
#2 Dropbox
Um e-mail curto, simples e muito informativo, sobre uma novidade na sua finalidade do Dropbox, entre como um dos exemplos de e-mail marketing mais eficientes.
A grande sacada aqui é observar o exemplo de texto de marketing digital assertivo e objetivo.
Tente experimentar essa fórmula nos e-mails da sua empresa.
#3 Nubank
O Nubank é uma das empresas queridinhas do momento, e mantém essa preferência quando o assunto é a comunicação por e-mail.
Como no exemplo de e-mail profissional, a seguir, a empresa oferece conteúdos relevantes para os leads – como descontos na antecipação de compras parceladas.
A forma como o conteúdo é apresentado também merece destaque: um texto objetivo, um vídeo animado claro e um CTA direto.
Isso sem contar no assunto que também chama a atenção e entrega o que propõe. Um exemplo poderoso para ampliar taxas de abertura de e-mail marketing.
No mínimo você fica curioso para saber o que tem dentro daquele e-mail.
#4 Amazon
Quando você tem um cadastro na Amazon e pesquisa sobre produtos, por exemplo, livros, a plataforma tem uma excelente postura de envio de e-mails simples, mas assertivos, que mostram ao usuário livros pelos quais ele pesquisou e livros relacionados, do mesmo estilo.
Dessa forma, ela nutri os usuários que ainda não compraram, mas que estão nas etapas finais do funil de vendas. Uma ótima estratégia de conversão.
#5 Spotify
A Spotify também é uma das empresas que podem ser consideradas um exemplo de e-mail comercial. Além do exemplo de e-mail de promoção, como o que vemos abaixo, a empresa ainda oferece uma oferta muito eficaz.
Textos curto e objetivo, oferta em destaque e CTA único com uma mensagem e vantagem clara.
Essa também é uma combinação poderosa para ampliar as taxas de cliques e conversão.
O que escrever no e-mail marketing? Principais modelos de e-mail marketing
Para definir o que escrever no e-mail marketing é preciso avaliar qual modelo ou tipo de e-mail será trabalhado, por exemplo:
- E-mail de boas-vindas
- E-mail informativo ou relacional
- E-mail de retenção
- E-mail especial
- E-mail para clientes inativos
- E-mail para e-commerce
- E-mail promocional
- E-mail transacional
Antes de começar a pensar na sua campanha de e-mail marketing, é preciso compreender que os e-mails marketing são divididos em alguns tipos, e usados conforme a situação em que o cliente se encontra em relação à sua empresa.
Confira o nosso infográfico com as principais ideias e depois veja cada uma em detalhe:
1. E-mail de boas-vindas
O e-mail de boas-vindas é uma ótima maneira de iniciar o relacionamento com o seu cliente com o pé direito. Isso porque esse tipo de e-mails funciona, de certo modo, como se você estivesse falando ao vivo com esse usuário.
Veja só: você manda uma mensagem puxando assunto, despretensiosamente, mas na verdade você quer avançar com essa pessoa pela jornada de compra.
O objetivo desse modelo de e-mail de marketing é começar a conversa, mas não parar por aqui: você quer continuar interagindo, mas sem tentar empurrar logo de cara um produto ou serviço.
2. E-mail informativo ou relacional
Um e-mail informativo ou relacional é aquele modelo que você vai usar para continuar se relacionando com seu lead ou cliente.
Um dos subgrupos mais usados são as newsletter, cujo objetivo é informar a sua base de contatos em relação a atualizações ou novidades relevantes do mercado ou do seu negócio.
Neste tipo de e-mail, você vai usar muita informação em texto, além de chamadas com links para seu site ou blog.
Em outras palavras, ao considerar esse exemplo de e-mail marketing, entenda que o conteúdo vai ser o principal elemento desse modelo de e-mail.
Em relação à mensuração dos resultados desse tipo de e-mail, não se prenda apenas aos indicadores de e-mail marketing e métricas de campanha como abertura ou clique. Também é importante analisar quem clicou onde, por exemplo. Isso auxiliará na estratégia de segmentação de clientes.
É essencial que esse tipo de e-mail seja mandado periodicamente para manter o engajamento dos seus contatos. E lembre-se de deixar sua marca bem visível – você pode, por exemplo, colocá-la no cabeçalho.
3. E-mail de retenção
Muitas vezes, um lead chega ao fim do processo de compra, está na cara do gol… mas acaba não comprando.
É para esses casos que existe o e-mail de retenção. Você vai usá-lo para engajar o usuário, seja por uma compra que ficou num carrinho da sua loja ou o cancelamento de uma assinatura.
Nesse exemplo de e-mail marketing você pode, por exemplo, relembrar o benefício de um serviço ou oferecer alguma vantagem para que o possível cliente finalize a compra.
Em geral, você pode dividir esse tipo em 3 etapas:
- Frase indicando que se interessa no retorno do usuário;
- Destaque aos benefícios do produto/serviço;
- call-to-action (com vantagem adicional ou não).
4. E-mail para datas especiais
O e-mail marketing também pode ser utilizado para celebrar datas especiais, seja algo que atinja toda a sua base ou um cliente de um jeito único, como:
- aniversário,
- datas comemorativas,
- felicitações por alguma conquista,
- parabenizações em geral.
É um jeito de fazer seus prospects e clientes se sentirem especiais.
Neste modelo de e-mail você pode usar mais gráficos e imagens e textos mais curtos para conquistar e prender a atenção do usuário.
Além disso, você também pode aproveitar para enviar brindes, cupons ou descontos (mas vamos falar mais sobre isso a seguir).
5. E-mail para clientes inativos
Após algum tempo de relacionamento com a empresa, é comum que alguns clientes parem de se engajar com os e-mails enviados. Mas não desista deles!
Você pode usar o e-mail marketing para tentar recuperar esse engajamento, a partir do uso do e-mail para clientes inativos.
Esse é um bom modelo de e-mail marketing para começar com uma oferta chamativa.
Entretanto, não se esqueça que a oferta deve estar alinhada com sua audiência – e também não adianta enviar ofertas com muita frequência, pois elas acabarão perdendo o senso de urgência, um importante gatilho mental para e-mail marketing.
É fundamental também destacar a relevância do assunto do e-mail marketing , e fazer uma segmentação dos leads escolhidos para receberem.
Afinal, não adianta enviar esse tipo de e-mail para quem ainda engaja com seus conteúdos.
Contudo, se você usar a segmentação certa, pode ter boas taxas de abertura e clique.
Algumas boas dicas de estratégia para este tipo de e-mail:
- Higienize sua lista de e-mails antes de enviar a peça;
- Confirme a adesão do usuário;
- Informe o usuário que ele não receberá spam e insira a opção de opt-in – isso auxiliará no controle de cadastros com e-mails temporários;
- Evite usar um destinatário de grupo, como marketing@seudominio.com.br;
- Pergunte quais conteúdos esse lead ou cliente gostaria de receber.
6. E-mail para e-commerce
O e-mail marketing é fundamental para modelos de negócio de e-commerce, pois eles têm o papel de:
- aumentar a taxa de conversão,
- divulgar novidades,
- engajar,
- enviar promoções,
- reduzir o volume de carrinhos abandonados,
- relacionar etc.
Assim, você deve criar ações de captura de leads, estipulando que usuários se cadastrem na sua lista de e-mails. E para tornar o cadastro mais eficiente, inclua campos de cadastro estratégicos, que tenham dados que você pode usar futuramente em suas campanhas.
Quando for criar seu modelo de e-mail de marketing, lembre-se sempre de que o conteúdo deve ter ligação com a loja – lançamentos e promoções – mas também pode estar ligado ao público, solucionando com algum tipo de dor ou dúvida.
Faça testes variando diferentes elementos do e-mail, entre eles:
- diferentes ideias de assuntos de e-mail marketing,
- conteúdos,
- frequências,
- horários,
- layouts.
Após fazer isso e verificar os resultados, adote as tentativas que tiveram melhor desempenho.
7. E-mail promocional
Também conhecido como e-mail propaganda, o principal objetivo de um e-mail promocional é fazer uma oferta. Que pode ser tanto o óbvio, como a venda de um produto ou serviço, quanto o download de um conteúdo gratuito, um convite para um webinar, um teste gratuito, entre outros.
É importante que esse modelo de e-mail traduza todo o relacionamento que você teve com o usuário até então em conversão. Ou seja: é quase como se você estivesse fazendo uma proposta de um compromisso ou engajamento um pouco maior em forma de conversão.
Assim, não se esqueça de que seu call-to-action precisa ser bem atrativo e convincente.
Vale inclusive fugir dos clássicos “compre agora” ou “saiba mais” – desde que seja melhor do que essas alternativas, é claro.
8. E-mail transacional
Por último, mas não menos importante, elencamos o e-mail transacional. Esse tipo de e-mail deve ser usado para alguma informação que já é esperada por seu público-alvo, como uma mensagem que confirma:
- atualização de um status,
- um cadastro,
- um pedido ou uma compra,
- o recebimento de um conteúdo,
- a troca de uma senha.
Por exemplo, quando algum usuário baixa um conteúdo em uma landing page, o ideal é que ele receba um e-mail transacional com o material.
No caso da troca de senha, é essencial que a pessoa receba esse e-mail com a nova senha, ou pelo menos dizendo que ela foi alterada.
Se for a confirmação de um pedido, deve-se enviar um e-mail afirmando que a compra foi concluída no site.
Dicas importantes para criar um e-mail marketing exemplar!
Agora, vamos dar uma olhada em algumas dicas técnicas, principalmente em relação à imagens, que garantirão mais qualidade à sua peça.
Assim, ela terá mais chance de ser aberta, clicada e gerar o resultado desejado. Veja as dicas abaixo:
- Opte pelo formato de e-mail marketing em HTML, e equilibre o conteúdo com imagens e textos;
- Utilize alt tag nas imagens, sempre com um texto que descreva o que é aquela imagem. Aproveite esse espaço para incentivar a exibição da imagem. Para isso, escreva na alt tag, por exemplo “checklist de redes sociais – clique em ‘autorizar imagens’ para visualizar”;
- Lembre-se sempre de inserir link nas imagens. Assim, mesmo que elas não sejam mostradas, a área delas ficará clicável. Isso se torna ainda mais útil quando de usa alt tags;
- Não se esqueça de conferir o tamanho da imagem, se ela for muito pesada, vai demorar muito tempo a carregar, desanimando o usuário a esperar. Além disso, pode fazer com que sua peça seja considerada como SPAM pelo servidor de e-mail;
- Verifique se a plataforma de e-mail marketing que você usa não possui templates de e-mail marketing prontos em HTML para serem utilizados para criar suas peças.
Leia também: O que é automação de marketing e por que essa estratégia já conquistou tantas empresas?
O que escrever no E-mail marketing?
A partir dos exemplos de e-mail marketing que apresentamos até aqui, listamos algumas dicas sobre o que escrever no e-mail marketing, confira:
- Atenção ao assunto do e-mail marketing para ser impactante e atrativo,
- Crie uma oferta realmente relevante e alinhada ao público, para ampliar as taxas de clique s e conversão,
- Use uma combinação dos princípios de design de e-mail marketing, criando um material clean e funcional, sem perder a identidade. Isso produzirá os melhores resultados das estratégias de e-mail marketing.
- Tente incluir não mais do que três seções separadas dentro de um e-mail para garantir concisão e simplicidade.
- Se você precisa comunicar muitas informações em um e-mail, organize a informação de uma forma que ainda seja facilmente consumível para o leitor garantir uma experiência de qualidade, distribuindo-as em tópicos, por exemplo.
- Esteja consciente do seu público de e-mail e das personas que sua marca atende.
- Crie emails adaptados aos seus interesses e conhecimentos específicos, criando uma sensação muito mais personalizada.
Quais são os exemplos comuns de E-mail marketing?
Entre os modelos e tipos de e-mail marketing, estão entre os principais exemplos:
1. E-mail de boas-vindas
2. E-mail informativo ou relacional
3. E-mail de retenção
4. E-mail especial
5. E-mail para clientes inativos
6. E-mail para e-commerce
7. E-mail promocional
8. E-mail transacional
Como criar um assunto chamativo para o e-mail?
Para criar um assunto chamativo para e-mail indicamos que siga algumas dicas, entre elas:
- Seja conciso e objetivo ao passar a informação desejada,
- Invista em testes A/B para avaliar o tipo de assunto e conteúdo que melhor funciona com seu público.
- Evite certas palavras que são reportadas como spam, entre elas, “promoção”, “grátis, etc,
- Apresente uma oferta de valor e alinhada ao público,
- Seja pessoal, use o nome do lead e alinhe o conteúdo às informações que você tem sobre ele.
Gostou dos exemplos de e-mail marketing e das dicas para aplicar as melhores estratégias na sua empresa?
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