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Como criar títulos de e-mail marketing que convertem

Uma das melhores estratégias para divulgar conteúdos, produtos, serviços ou simplesmente interagir com seu público é fazer disparos de e-mail marketing. Esse é um canal de distribuição que tem um melhor alcance comparado às redes sociais (que muitas vezes limitam o alcance da sua postagem, forçando que você invista cada vez mais na ferramenta).

Existem muitas teorias e técnicas sobre e-mail marketing, mas a grande verdade é que a maioria dos usuários julgam se vale a pena ler o e-mail somente pelo título. Aquela velha ideia de julgar o livro pela capa: no meio de tantos e-mails que os usuários recebem por dia, é necessário fazer um bom título de e-mail marketing para despertar o interesse e fazer com que elas abram.

O conteúdo é muito importante também, mas como primeiro passo, é necessário que se crie um título de e-mail marketing que se destaque na caixa de entrada. Por isso, nesse post vamos ensinar como fazer títulos de e-mail marketing que convertam!

Como fazer títulos de e-mail marketing persuasivos e que convertam

Listamos 6 elementos que vão servir como base para quando for criar um título para e-mail marketing persuasivo, além de te dar alguns exemplos sobre como aplicá-los no dia a dia:

1) Personalização

Essa estratégia é um dos principais pontos que você tem que lembrar quando estiver escrevendo um título de e-mail (não só título, como o conteúdo e layout do e-mail também). A personalização do título e uma linguagem adaptada ao seu público, cria identificação com o leitor e gera curiosidade. Consequentemente, mais um usuário que irá abrir o e-mail.

Lembre-se, quanto mais criativo você for mais você vai se destacar na caixa de entrada. Fuja de títulos genéricos como “Oferta do nosso produto x”, “Promoção de final de mês”, “Novo conteúdo no nosso blog”.

Formas de personalizar o título de um e-mail marketing:

  • Colocar o nome da pessoa no título do e-mail é o primeiro passo para a personalização.
  • Use os dados que você tem do usuário (data de aniversário, profissão, cargo na empresa, etc). Por exemplo, um e-mail que use o nome e profissão “Luana, conheça 10 ferramentas que todo analista de TI deve usar”. O importante é no momento que estiver captando sua lista de e-mails de empresas, você colocar campos no formulário que te dê essas e outras informações sobre seu lead.
  • Use as informações de comportamento do seu lead. Por exemplo, se ele baixou um e-book da sua empresa, você pode criar um título como “Luana, uma dica extra para você que baixou o e-book Profissões de TI”.

2) Urgência

Criar um senso de urgência no título do e-mail marketing é uma boa estratégia para gerar curiosidade na sua base. Cuidado para não parecer aqueles comerciais de TV que são altamente invasivos e geralmente usam as palavras: “últimas peças do estoque”, “não deixe de comprar”, “essa oferta nunca mais vai voltar” etc.

Pense em algo mais personalizado e menos invasivo como “nosso presente para você”, “Com esse preço, você compraria com a gente?” “Não são os últimos do estoque, mas o preço está ótimo!”, “Com esse post você vai aumentar a sua receita”. A ideia é fazer a pessoa se sentir especial e fugir ao máximo das frases genéricas.

3) Faça Perguntas

Fazer perguntas no título do e-mail marketing é outra forma de estimular a curiosidade e abertura do e-mail. As perguntas inconscientemente fazem a pessoa querer resolver um “problema”. Como consequência, ela vai abrir o email. Usando as estratégias de perguntas, pode-se usar frases como: “Você usa automação de marketing para gerar mais vendas?” “Como conseguir mais aberturas de e-mail?”, “Vendas é um problema para você?”, “E se a meta fosse batida antes do fim do mês?”.

4) Segmente o e-mail

Enviar o email certo para o público certo aumenta muito as chances de abertura. Você pode fazer um email marketing segmentando um tipo específico de leads, como por exemplo, enviar somente para a base de leads que é de empresas de tecnologia ou somente para a base que baixou um e-book específico. Aproveite essa estratégia para melhorar ainda mais o tópico 1, de personalização. Adeque a linguagem e textos, e veja o número de aberturas do seu e-mail subir.

5) Use números

Usar números é uma estratégia bem eficiente para prender a atenção do leitor. Além de dar uma ordem de grandeza dá mais credibilidade em quem enviou. É importante ser real a informação para não gerar frustração. A dica é usar o número da seguinte forma: “Economize 20% com automação em marketing”, “Saiba como crescemos 40% em 2017”, “5 dicas de Landing Pages que convertem!”

6) Menos é mais

A famosa frase “menos é mais” também serve para o título de e-mail marketing. Quanto mais objetivo e curto você conseguir transmitir a mensagem, melhor. Não existe um número exato de caracteres bom para o título de e-mail marketing, isso vai depender do que você está enviando e para qual público. O mais aconselhável é não ultrapassar de 45 caracteres.

7) Você abriria esse e-mail?

Chegou o grande momento de você enviar o e-mail marketing. Antes de clicar no botão de enviar, leia o título do e-mail e pense se você fosse um lead da sua empresa, você abriria esse e-mail? Ter esse senso crítico de pensar como o seu público, ajuda muito para os resultados de engajamento e conversão.

Veja também: O funil de conversão envolve muito mais que enviar e-mails – veja como fazer um trabalho completo

Os números vão falar mais alto

Listamos as principais boas práticas de como criar um bom título de e-mail marketing. Pode ser que para seu negócio algumas dessas dicas não funcionem e a realidade seja outra. Como tudo no marketing, os números vão falar mais alto, sempre é importante você acompanhar as principais métricas de marketing digital para e-mails, como as taxas de aberturas de e-mail, taxas de rejeição, entre outras. Porque também não adianta criar um título de e-mail que seja super persuasivo, mas que não esteja de acordo com o conteúdo do e-mail e deixe seu lead chateado (podendo até te marcar como spam). Lembre-se de tomar esse cuidado!

Usar um software que dê suporte no acompanhamento dessas métricas e no envio dos e-mail é essencial para agilizar o processo e você. Na LAHAR você conta com esse suporte usando um software de automação de marketing completo e com todas as funcionalidades para você gerar mais aberturas no seu e-mail marketing.

Sumário.

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