Quando se trabalha com publicidade existe sempre uma preocupação dupla, a divulgação do seu cliente e a sua própria para conseguir mais clientes. Nesse contexto uma boa campanha de e-mail marketing para agências é sempre uma ferramenta interessante.
É muito importante entender como operar essa ferramenta porque um e-mail marketing para agências funciona de uma forma diferente que o habitual.
Enquanto uma empresa precisa focar apenas nela e nos perfis dos seus clientes, uma agência precisa focar em como criar campanhas de e-mail marketing para elas e para seus clientes.
E-mail Marketing para agências
Sem dúvida, investir em uma ferramenta que permita automatizar a segmentação de contatos, os fluxos de e-mail e a realização da nutrição de leads, é um aliado importante para as agências e para os resultados que elas vão alcançar, não apenas internamente , mas também para seus clientes.
Entretanto, a seguir também separamos algumas dicas de planejamento da estratégia de e-mail marketing para agências, como:
- Crie sua lista de leads
- Segmente o público
- Seja sucinto e adeque a linguagem
- 4. Fique atento aos elementos principais do e-mail
- Contrate uma boa ferramenta de envio de e-mail marketing para agências
TOP 5 boas práticas de e-mail marketing para agências
1. Crie sua lista de Leads
Algo que é básico em qualquer campanha de e-mail marketing para agências é usar a sua própria lista de leads (contatos) e nunca comprar uma lista!
Isso pode parecer óbvio, mas volta e meia surgem pessoas e empresas vendendo lista de contatos. Algumas empresas, inclusive, são voltadas para colher cadastros e vender informação sem autorização e isso além de irregular é desperdício de dinheiro.
Mas você pode estar pensando “ué, mas é só mandar o e-mail pra toda a lista e ver no que dá. O que voltar é lucro”. Errado!
Isso porque se aquela pessoa não te deu o contato em quase 100% das vezes ou ela vai te ignorar porque não faz ideia do que se trata ou pior vai se sentir desrespeitada por estar recebendo algo que não te deu autorização. Nos dois casos você sai perdendo!
Isso sem contar que esses contatos podem mandar seu e-mail para SPAM, o que prejudica muito a autoridade do domínio junto aos provedores de e-mail, como o Gmail.
O que buscamos no mercado hoje é despertar o interesse do cliente, e isso é um processo que demanda:
- entender as dores do seu cliente,
- oferecer soluções criativas para que ele valorize,
- compartilhar conteúdos relevantes que estabeleçam uma relação de confiança.
Se você ainda é novo nessa área, indicamos que acesse nosso post, “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”, com dicas para alcançar o sucesso nessa primeira etapa da sua estratégia.
2. Segmente o público
Uma das partes mais importantes na hora de criar uma campanha de e-mail marketing para agências é a segmentação de públicos. Para isso, entenda quem são as personas do seu negócio e em qual etapa do funil de compra elas estão.
Sempre que você estiver trabalhando uma campanha de e-mails para a base do seu cliente ou a sua própria, é muito importante ter em mente o objetivo da campanha. Existem diferentes tipos de e-mail marketing e cada um pode ter diferentes objetivos.
Baixar e-book? Ler um post no blog? Divulgar uma promoção?
Entenda para qual tipo de público cada oferta deve ser enviada e aumente as taxas de abertura e de conversão da sua campanha.
Lembre-se: o e-mail marketing tem um ROI de 3800%, ou seja, a cada $1 investido $38 voltam para a empresa. Entretanto, para isso, é preciso saber o que oferecer, para quem oferecer e quando oferecer.
3. Seja sucinto e adeque a linguagem
Outro ponto essencial ao criar uma campanha de e-mail marketing para agências é ser direto e usar o tom e a linguagem adequada aquela persona.
No caso de uma agência como já dissemos, a cada campanha isso tem que ser medido por existirem diversos tipos de perfis de personas que podem ser atendidas.
Contudo, é recomendado que você seja sucinto e claro. Atualmente, as pessoas estão tão conectadas que dão cada vez menos atenção a anúncios e propagandas de tanto que são bombardeadas, então se for confuso e cansativo vai acabar na caixa de spam!
Quanto a linguagem é importante estar alinhado com seu cliente. Se é mais sério ou descontraído, tudo vai depender do perfil, do momento de compra e da finalidade do e-mail. Afinal um e-mail de cobrança todo engraçadinho por exemplo não cola não é?
4. Fique atento aos elementos principais do e-mail
Entre os elementos que devem receber toda a sua atenção estão:
- conteúdo,
- layout do e-mail,
- CTA,
- imagens,
- vídeos,
- assunto do e-mail.
Lembre-se que você tem uma agência, logo precisa “dar o exemplo” quanto a design e estratégia de conversão.
5. Contrate uma boa ferramenta de envio de e-mail marketing para agências
Uma agência que se preze não pode perder tempo fazendo envio manual de e-mails, isso além de inviável é muito arriscado. Afinal, sem uma ferramenta de envio você tem grandes chances de ir parar na caixa de spam na maioria dos contatos das listas de e-mails.
Os provedores de e-mails tradicionais, como o Gmail, não foram configurados para envio de e-mails comerciais. São contas pessoais e por conta disso o próprio servidor reconhece essa “atividade” como spam na maioria dos casos.
Leia mais em: Automação de marketing: o que é, afinal?
A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages e outras ferramentas completas para atrair leads, criar relacionamentos e gerar vendas.
O vídeo abaixo apresenta detalhadamente o que o sistema da LAHAR é capaz de oferecer e o que você poderá vender aos seus clientes como uma funcionalidade própria da sua agência: