Marketing

Email marketing Brasil: 5 boas práticas e porque investir

O uso de e-mail marketing no Brasil é uma prática muito comum. Segundo pesquisas, 90% das empresas nacionais dizem investir em ações na plataforma.

Uma das razões para isso é uma média impressionante de retorno sobre investimento que o estratégia pode dar: 3.800%, ou seja, a cada  R$ 1 investido, é possível ter até R$ 38 de retorno!

Mesmo com números impressionantes essas não são as únicas razões para você investir em e-mail marketing no Brasil.

O e-mail marketing tem um papel valioso dentro de toda a estratégia de Inbound Marketing: ele é um canal importante para a nutrição de leads em todas as funil de vendas.

Afinal, dentro da lógica Inbound, uma vez que seu objetivo é transformar um usuário em cliente, antes ele precisa se tornar um lead que será nutrido até estar qualificado para realizar uma compra ou fechar um negócio!

É claro que a gestão de leads não ocorre apenas através das ações de e-mail marketing. Entretanto, é quase uma unanimidade entre os profissionais de marketing, que ao optar por não utilizar essa tática uma empresa está perdendo grandes oportunidades de estreitar o relacionamento com seus leads e gerar mais vendas.

E-mail marketing Brasil: 5 práticas [INDISPENSÁVEIS]

Ok. Esperamos ter te convencido de que o e-mail marketing é importante para sua estratégia de marketing na web.

Mas e agora? Por onde começar? Como fazer uma campanha de e-mail marketing no Brasil dar certo?

A seguir, separamos 5 boas práticas de e-mail marketing para você seguir e alcançar o resultado esperado com seu esforço em nutrir leads.

#1 Escolha o serviço de e-mail marketing certo

Tudo começa com a escolha de um serviço de e-mail marketing que ofereça as funcionalidades que você deseja e precisa.

A automação de fluxos de nutrição, por exemplo, é um requisito que será importante para nutrir os leads.

A capacidade de segmentação de contato vai auxiliar você a entender quem são seus leads, quais os seus comportamentos e necessidades.

A partir disso você poderá criar fluxos ainda mais personalizados.

Também é na ferramenta de automação que você pode qualificar leads de maneira mais assertiva e eficaz.

Para conquistar tudo isso em uma única ferramenta indicamos que você opte por um software de automação de marketing.

#2 Segmente seus e-mails

Segmentar os e-mails enviados de acordo com as personas as quais o conteúdo atende é fundamental para que você tenha boas taxas de abertura e cliques.

Mais importante ainda é o que essas taxas querem dizer: que seu e-mail conseguiu despertar o interesse do público-alvo. 

Para personalizar seu e-mail e segmentá-lo considere fatores como:

  • necessidades de cada grupo;
  • interesses;
  • motivações.

Busque criar conteúdos que se encaixem no contexto de cada grupo de personas que você deseja atender.

#3 Crie bons assuntos de e-mail

33% dos usuários decidem se vão abrir um e-mail com base no assunto (Convince&Convert).

Por isso, seja uma campanha de e-mail marketing no Brasil ou em qualquer parte do mundo, você precisa caprichar na hora de criar um assunto impactante o suficiente que faça o lead querer abrir o seu e-mail.

Para se aprofundar mais sobre esse tópico acesse o artigo; “5 ideias incríveis para assuntos em Email Marketing“. 

#4 Atenção aos CTAS e não esqueça do mobile

53% dos e-mails são lidos em aparelhos móveis, logo não considerar essa plataforma pode ser um tiro no pé!

Lembre-se de avaliar se a página para a qual o link do CTA (call to action) direciona seu lead também está otimizada para ser aberta em smatphones e tablets.

Se o lead tiver uma experiência de navegação ruim existe uma grande chance dele abandonar o conteúdo pela metade.

#5 Acerte na periodicidade de envio

Crie um fluxo de nutrição por e-mail que tenha uma periodicidade de envio de e-mail ideal.

Monte um calendário para que você possa visualizar o fluxo completo.

Não seja chato enviando mensagens todo dia, mas também não deixe seu lead parado, esfriando.

Contato, proximidade e presença são fundamentais dentro do funil de vendas.

Planeje sua comunicação e mensure seus resultados

O e-mail marketing no Brasil vai ajudar você a alcançar bons resultados de marketing e vendas para sua empresa.

Planeje a sua campanha de acordo com:

  • os objetivos estratégicos da empresa;
  • com oportunidades de venda que deseja gerar;
  • com as personas que deseja converter.

Por último, nunca deixe de mensurar resultados!

Defina os objetivos e os KPIs e otimize, constantemente, as campanhas de e-mail marketing por meio de testes A/B.

Para te ajudar nessa fase indicamos o artigo; “5 indicadores de email marketing que você deve acompanhar”. 

Então é hora de iniciar ou otimizar sua campanha de e-mail marketing no Brasil. Por onde começar?

A LAHAR é uma plataforma que oferece um software de automação de marketing completo com serviços de automação de marketing, landing pages, e-mail marketing e outras funcionalidades indispensáveis na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 7 dias.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]