O uso de e-mail marketing no Brasil é uma prática muito comum. Segundo pesquisas, 90% das empresas nacionais dizem investir em ações na plataforma.
Uma das razões para isso é uma média impressionante de retorno sobre investimento que o estratégia pode dar: 3.800%, ou seja, a cada R$ 1 investido, é possível ter até R$ 38 de retorno!
Mesmo com números impressionantes essas não são as únicas razões para você investir em e-mail marketing no Brasil.
O e-mail marketing tem um papel valioso dentro de toda a estratégia de Inbound Marketing: ele é um canal importante para a nutrição de leads em todas as funil de vendas.
Afinal, dentro da lógica Inbound, uma vez que seu objetivo é transformar um usuário em cliente, antes ele precisa se tornar um lead que será nutrido até estar qualificado para realizar uma compra ou fechar um negócio!
É claro que a gestão de leads não ocorre apenas através das ações de e-mail marketing. Entretanto, é quase uma unanimidade entre os profissionais de marketing, que ao optar por não utilizar essa tática uma empresa está perdendo grandes oportunidades de estreitar o relacionamento com seus leads e gerar mais vendas.
E-mail marketing Brasil: 5 práticas [INDISPENSÁVEIS]
Ok. Esperamos ter te convencido de que o e-mail marketing é importante para sua estratégia de marketing na web.
Mas e agora? Por onde começar? Como fazer uma campanha de e-mail marketing no Brasil dar certo?
A seguir, separamos 5 boas práticas de e-mail marketing para você seguir e alcançar o resultado esperado com seu esforço em nutrir leads.
#1 Escolha o serviço de e-mail marketing certo
Tudo começa com a escolha de um serviço de e-mail marketing que ofereça as funcionalidades que você deseja e precisa.
A automação de fluxos de nutrição, por exemplo, é um requisito que será importante para nutrir os leads.
A capacidade de segmentação de contato vai auxiliar você a entender quem são seus leads, quais os seus comportamentos e necessidades.
A partir disso você poderá criar fluxos ainda mais personalizados.
Também é na ferramenta de automação que você pode qualificar leads de maneira mais assertiva e eficaz.
Para conquistar tudo isso em uma única ferramenta indicamos que você opte por um software de automação de marketing.
#2 Segmente seus e-mails
Segmentar os e-mails enviados de acordo com as personas as quais o conteúdo atende é fundamental para que você tenha boas taxas de abertura e cliques.
Mais importante ainda é o que essas taxas querem dizer: que seu e-mail conseguiu despertar o interesse do público-alvo.
Para personalizar seu e-mail e segmentá-lo considere fatores como:
- necessidades de cada grupo;
- interesses;
- motivações.
Busque criar conteúdos que se encaixem no contexto de cada grupo de personas que você deseja atender.
#3 Crie bons assuntos de e-mail
33% dos usuários decidem se vão abrir um e-mail com base no assunto (Convince&Convert).
Por isso, seja uma campanha de e-mail marketing no Brasil ou em qualquer parte do mundo, você precisa caprichar na hora de criar um assunto impactante o suficiente que faça o lead querer abrir o seu e-mail.
Para se aprofundar mais sobre esse tópico acesse o artigo; “5 ideias incríveis para assuntos em Email Marketing“.
#4 Atenção aos CTAS e não esqueça do mobile
53% dos e-mails são lidos em aparelhos móveis, logo não considerar essa plataforma pode ser um tiro no pé!
Lembre-se de avaliar se a página para a qual o link do CTA (call to action) direciona seu lead também está otimizada para ser aberta em smatphones e tablets.
Se o lead tiver uma experiência de navegação ruim existe uma grande chance dele abandonar o conteúdo pela metade.
#5 Acerte na periodicidade de envio
Crie um fluxo de nutrição por e-mail que tenha uma periodicidade de envio de e-mail ideal.
Monte um calendário para que você possa visualizar o fluxo completo.
Não seja chato enviando mensagens todo dia, mas também não deixe seu lead parado, esfriando.
Contato, proximidade e presença são fundamentais dentro do funil de vendas.
Planeje sua comunicação e mensure seus resultados
O e-mail marketing no Brasil vai ajudar você a alcançar bons resultados de marketing e vendas para sua empresa.
Planeje a sua campanha de acordo com:
- os objetivos estratégicos da empresa;
- com oportunidades de venda que deseja gerar;
- com as personas que deseja converter.
Por último, nunca deixe de mensurar resultados!
Defina os objetivos e os KPIs e otimize, constantemente, as campanhas de e-mail marketing por meio de testes A/B.
Para te ajudar nessa fase indicamos o artigo; “5 indicadores de email marketing que você deve acompanhar”.
Então é hora de iniciar ou otimizar sua campanha de e-mail marketing no Brasil. Por onde começar?
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