O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce.
Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails?
5 dicas práticas de e-mail marketing para e-commerce
Entre os benefícios do uso de uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce, podemos citar:
- a aquisição de novos clientes;
- o aumento da conversão e do total de vendas;
- o aumento da receita.
Aprender como fazer tudo isso acontecer é que é o pulo do gato! Então, continue acompanhando e anote nossas dicas de como usar e-mail marketing para e-commerce.
1. Crie uma estratégia de e-commerce para captar leads
Se você deseja colocar em prática uma campanha de e-mail marketing para e-commerce, vai precisar começar pela captação de leads.
Para isso, há diversas estratégias de e-commerce que são simples, tais como:
- pop-up de saída, que aparece quando um usuário move o cursor para a barra de pesquisa ou para o botão “Fechar” (o X do canto superior direito);
- pop-ups ao longo da navegação;
- landing pages com campanhas especiais (como, por exemplo, “Cadastre-se aqui e retire um batom na loja mais perto de você”) e mais.
Lembre-se que para aumentar a captação de leads você precisará antes levar os usuários para a página de sua empresa, ampliando o tráfego. Para isso, invista em ações de atração como links patrocinados e redes sociais.
2. Segmente sua lista de e-mails
Campanhas de e-mail marketing segmentado tem uma taxa de abertura de 14% a mais e 100,95% mais cliques.
As ações de marketing priorizam a segmentação dos clientes.
Isso quer dizer que você deve entender a que persona do seu negócio cada lead corresponde e em qual etapa do funil de vendas ele está.
A segmentação de e-mail marketing para e-commerce é importante para que você saiba o que oferecer em sua mensagem para o lead certo e na hora certa. Segmentar sua lista e enviar e-mails vai ajudar você a se manter relevante.
Leia também: O que é funil de leads e 5 dicas para converter mais vendas
Para manter o nível ideal de segmentação sua equipe irá precisar contar com o apoio de softwares de automação de marketing. Essa ferramenta também ajudará na qualificação de leads e na criação de fluxos de automação de e-mail.
3. Envie e-mails de incentivo
E-mails de carrinho abandonado são modelos bastante conhecidos de e-mails de incentivo. Eles atuam com o objetivo claro de converter um lead que chegou perto de se tornar cliente, mas que por alguma razão, recuou.
As pessoas abandonam seus carrinhos de compras online 75,4% do tempo. Ao mesmo tempo, 41,8% dos e-mails de carrinho abandonados são abertos. Isso quer dizer que falta só um empurrãozinho para seus times de marketing e vendas marcarem um gol.
Você também pode enviar um e-mail de incentivo se a ferramenta de automação notar que o cliente está acessando muito o site.
Isso acontece por meio da análise de comportamento do lead em relação aos e-mails que você já mandou e também por uma funcionalidade chamada Lead Tracking.
Leia também: 4 funcionalidades que o serviço de e-mail marketing deve ter
E-mails de boas-vindas também são um exemplo de e-mail marketing de incentivo.
4. Escreva melhores linhas de assunto
Em uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce, sua primeira preocupação deve ser fazer os leads abrirem seu e-mail. Sem isso todo seu esforço terá sido desperdiçado.
E olha, apenas 15,66% dos e-mails enviados por e-commerces são abertos.
Há muitas dicas de como criar um assunto de e-mail marketing para e-commerce atrativo. Para saber mais sobre o tema, leia o artigo “A ciência por trás dos assuntos de email marketing”.
Veja no vídeo a seguir dicas para melhorar a conversão de seus e-mails de prospecção:
5. Envie e-mails pós-venda
Custa 5 vezes mais conquistar um cliente novo do que fidelizar um antigo. É pensando nisso que você deve se organizar para criar um pós-venda eficiente. Tão eficiente quanto o restante da campanha.De fato, um estudo mostra que a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70% maior do que a venda para um novo cliente:
Por exemplo, um cliente encomenda uma espuma de barbear. Em seguida, ele pode receber um e-mail sugerindo a compra de uma escova de cabelo, cera para o bigode e hidratante para a sua barba.
Crie fluxos de e-mail específicos para o pós-venda e aumente sua receita. Para isso, basta entender um pouco mais do comportamento de seus clientes. Com a segmentação correta, suas chances de conversão aumentam.
Bônus: colete os dados do seu e-commerce
Colete dados para fazer a segmentação mais assertiva possível em sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce. O processo de compra já traz muitos dados importantes para a customização de um e-mail, mas há outros pontos que, quando bem observados, permitem mudar a estratégia. Com isso, a conversão só aumenta.
Para começar, avalie os pontos de contato com o cliente e as informações que sua navegação deixa no site como um rastro. Por exemplo:
- clientes que se cadastraram, mas nunca fizeram a primeira compra;
- clientes que abandonam carrinho com frequência;
- páginas que são mais acessadas;
- produtos que são mais buscados;
- produtos que normalmente são retirados do carrinho antes da compra.
Há informações valiosas em cada passo dado pelos usuários do seu e-commerce. Saber avaliar esses números vai te ajudar a tomar decisões como qual o melhor momento para fazer uma queima de estoque, quais produtos pode adicionar em um pacote, entre outros.
Uma ótima opção é criar landing pages que ofereçam algum benefício para os clientes em troca de um cadastro. Essa ferramenta permite solicitar informações diferentes daquelas que são solicitadas em um processo de compra. Com mais dados, maiores suas chances de oferecer exatamente aquilo que o cliente deseja.
Faça testes e otimize seu resultado
Aplicando as ações que listamos acima, seu negócio tem tudo para sentir um aumento na interação entre seus leads e sua marca e uma ampliação nas vendas da empresa.
Entretanto, antes de encerrar uma dica bônus precisa ser compartilhada.
Para garantir que sua equipe está atuando com o melhor desempenho possível, o ideal é que você crie uma política de realização de testes.
Os testes AB permitem que você crie duas versões de um mesmo material, dispare-as para uma pequena parcela da sua base de contatos e colete informações. Com o retorno sobre qual versão originou o melhor resultado você pode enviar o modelo “vencedor” para o restante de sua base.
Assim como em outras ações de marketing digital, acompanhar os indicadores de email marketing é fundamental para que você construa uma estratégia mais inteligente e crie e-mails que geram melhores taxas de conversão.
Como aliar tecnologia à sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce
Já entendeu como e porque você deve criar uma estratégia de email marketing para e-commerce, mas não sabe captar emails e converter usuários em leads? Agora é a hora de acessar o artigo: “Checklist com 4 passos sobre como criar lista de email”.
Com tantas estratégias disponíveis para email marketing e e-commerce, você deve estar se perguntando: “Como ter tempo de realizar tudo isso, e ainda cuidar das demais ações de marketing digital da minha loja?” Simples, a tecnologia é sua aliada!
Ter ao seu lado uma solução completa de Inbound Marketing vai garantir seus bons resultados, ajudando você a gerar leads qualificados, criar ações de nutrição de marketing e aumentar os resultados de suas campanhas de email marketing.
Para otimizar seus resultados com email marketing para e-commerce, entre em contato com a equipe da Ramper.
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