Marketing

Divulgação de cursos online: 7 estratégias para construir uma marca e captar alunos

Já considerou usar os conhecimentos que adquiriu ao longo da vida para criar um negócio e realizar cursos EAD? Saiba que parte do trabalho é a divulgação do curso online.

Criar cursos online é uma das formas de se tornar um empreendedor digital e começar a ganhar dinheiro com a internet.

Entretanto, conhecimento sobre o tema das aulas não é tudo que você precisa para montar um curso EAD.

Outras etapas são importantes para que você tenha sucesso e sem dúvida a divulgação do curso é uma delas.

Leia mais em: Como montar um curso EAD: 4 etapas para criar e vender online

Divulgação de cursos online: 7 passos

O objetivo das ações de divulgação de cursos online é captar alunos. Para isso você precisará:

  1. Criar um site;
  2. Iniciar um Blog;
  3. Defina as personas e conheça o funil de vendas;
  4. Aumentar sua presença nas mídias sociais
  5. Faça a captação de leads
  6. Aplicar táticas de SEO
  7. Investir em anúncios pagos

1. Criar um site

O site é fundamental para a divulgação de um curso online, principalmente, se você tiver como objetivo fixar a sua marca como produtor de conteúdo ou como uma instituição EAD de qualidade.

Essa ferramenta também é indispensável para quem deseja rankear seus cursos em mecanismos de busca como o Google, por meio de táticas de SEO.

Ao criar um site para seu curso online inclua depoimentos de pessoas conhecem o seu trabalho como profissional ou tutor.

Apresente o histórico de cada palestrante que dará as aulas, isso ajuda a converter visitantes em leads ou alunos.

Caso você tenha mais de um curso para hospedar, crie uma página para cada um. Também é interessante criar páginas de pacotes de cursos.

Alguns elementos são importantes em uma página de produto:

  • formulário para captar leads: uma chamada de desconto exclusivo ou saiba mais são bons chamarizes;
  • botão de inscreva-se;
  • depoimentos de antigos alunos;
  • descrição do curso;
  • título;
  • o que você vai aprender;
  • se há ou não emissão de certificado;
  • quem ministrará as aulas (com um minicurrículo) e mais.

Algumas das melhores plataformas de cursos online oferecem páginas 100% customizáveis para divulgar e hospedar suas aulas.

2. Iniciar um Blog

Se você aprender princípios básicos de SEO, tática que abordaremos adiante, e desenvolver conteúdos para blog você pode ampliar o tráfego que recebe em suas páginas de maneira orgânica.

Isso quer dizer que você não vai precisar pagar para atrais visitantes para seu site.

Nunca escreveu para plataformas digitais?

Saiba que algumas dicas podem se mostrar valiosas para alcançar seus objetivos como tráfego qualificado. Entre elas a escolha correta do tema do texto, baseada nas palavras-chaves buscadas por seu público.

O vídeo abaixo aborda o tema da produção de conteúdo relevante para meios digitais. Ele é uma boa fonte de informação para quem está começando sua caminhada.

Ter um blog também contribui para o aumento de sua autoridade. Ela é valiosa para convencer usuários a se inscreverem em seus cursos.

3. Defina as personas e conheça o funil de vendas

Definir quem são as personas do seu curso online vai ajudar você a compreender detalhes sobre características, interesses, comportamentos, desejos, necessidades e problemas do público que você deseja atender com seus cursos.

Isso vai ajudar você, inclusive, a produzir o conteúdo do seu curso, abordando exatamente as dores desse potencial cliente.

Entretanto, a persona também é fundamentalmente usada para a divulgação de cursos online.

Se essa for sua intenção é interessante que combine esse conhecimento com o domínio das etapas do funil de vendas.

Divulgação de cursos online

Fonte: Atendare

Esse modelo de análise vai ajudar sua equipe a produzir ações que alcancem suas personas nas diferentes fases do funil de vendas.

Saiba mais em: Como montar um funil de vendas usando 3 conceitos fundamentais

4. Aumente sua presença nas mídias sociais

Dificilmente você irá encontrar um plano de marketing atual que não inclua seu posicionamento nas redes sociais.

Descubra em quais plataformas suas personas estão, crie o perfil de seu curso (ou escola de cursos online), compartilhe conteúdo interessante e atraia:

  • usuários;
  • leads;
  • alunos.

Entre as principais redes sociais para divulgação de curso online estão:

  • Youtube;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn.

5. Faça a captação de leads e use o e-mail marketing

E-mail marketing ainda vale a pena e continua a representar uma das estratégias de marketing mais eficazes disponíveis com um ROI de $38 para cada $1 investido.

Use ferramentas de captação de leads para construir um banco de dados de usuários que já se relacionaram com o seu curso mas não se inscreveram.

Para esse grupo seu objetivo é torná-los cientes.

Leads eu já foram alunos devem receber informações que despertem o interesse em conhecer um novo curso.

6. Aplique táticas de SEO

Além da produção de conteúdo é importante que você invista em outras técnicas de SEO, que vão ajudar a levar tráfego para o seu site. Entre essas táticas estão:

  • guest posts;
  • link building;
  • otimização do site para dispositivos mobile;
  • aumento da velocidade de carregamento do site e mais.

Leia também: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site

7. Invista em anúncios online pagos

Anúncios pagos em redes como Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads, aumentam a visualização e alcance da marca e também aumentam o tráfego no site do curso.

É uma excelente estratégia de divulgação de cursos online para fases de:

  • lançamento de curso;
  • abertura de inscrições;
  • divulgação de pacotes.

Como atrair alunos para o seu curso online?

As estratégias de divulgação de cursos online, juntas, podem parecer intimidantes. Mas calma!

Comece devagar e vá medindo os resultados de suas ações para identificar se elas estão funcionando e atraindo o público certo.

Você também pode contar com o apoio de um software de Inbound Marketing e automação de marketing, em sua estratégia de divulgação de cursos online.

A LAHAR  é software de automação de marketing completo , com parceria com a EAD Plataforma. Essa união permite que uma série de ações de atração, nutrição, conversão e engajamento de leads e alunos possam ser realizadas. Entre as opções de integração estão:

  • Novo aluno;
  • Status da compra de cursos;
  • Acessou curso grátis;
  • Alunos que adicionaram o curso ao Carrinho ou Lista de desejos;
  • Alunos que se cadastraram na News;
  • Matriculado manualmente;
  • Alunos que visitaram determinada página de curso;
  • Alunos que emitiram certificado.

Isso quer dizer que você poderá ter maior controle dos usuários que chegam até seu curso, realizando nutrição de leads mesmo com aqueles que não realizam a matrícula imediatamente.

Para saber mais sobre a EAD Plataforma, a LAHAR e essa integração, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”.

Você já criou um curso on-line?

Quais métodos você usou para comercializá-lo e conseguiu gerar vendas significativas? Deixe um pouco de sua experiência em nossos comentários

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]