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Ramper Marketing: Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/

A EAD Plataforma, nosso parceiro do segmento de soluções para educação online realizou uma grande atualização em seu sistema recentemente, liberando uma integração com a nossa ferramenta Ramper Marketing!

Através dessa integração, vai ficar muito mais fácil para empreendedores que possuem uma escola online na EAD Plataforma realizarem a gestão de seus leads e automatizarem todos os processos de marketing digital e relacionamento com seus alunos.

Essa integração trouxe diversas possibilidades de gerar conversões na plataforma Ramper Marketing, fazendo com que os sistemas se comuniquem e possamos construir gatilhos para fluxos de automação de marketing.

Dessa forma, a proposta desse post é fornecer diversas ideias de relacionamento para trabalhar a base de leads ou alunos de sua escola online, utilizando técnicas de nutrição de leads.

Se você quer saber mais sobre nutrição de leads, acesse o artigo que criamos sobre este assunto, para entender o conceito e as formas de nutrição que podem ser criadas.

Quer saber sobre as possibilidades de integrações que temos entre EAD Plataforma e Ramper Marketing? Confira a seguir as integrações:

  • Novo aluno
  • Status da compra de cursos
  • Acessou curso grátis
  • Alunos que adicionaram o curso ao Carrinho ou Lista de desejos
  • Alunos que se cadastraram na News
  • Matriculado manualmente
  • Alunos que visitaram determinada página de curso
  • Alunos que emitiram certificado

A seguir, oferecemos alguns exemplos que você pode utilizar na integração entre sua escola online e sua conta no Ramper marketing, para que você saiba como nutrir seus leads em cada situação:

Novos alunos

O que você consegue fazer em termos de automação de marketing digital para novos alunos? A resposta é, você tem um leque de opções muito grande para trabalhar!

Ao se tornar um novo aluno de seu EAD, seu cliente espera que você realize um contato rápido e forneça todos os conteúdos necessários para tirar dúvidas sobre o curso contratado, além de ser estimulado em seu processo de aprendizado.

Quer alguns exemplos de ações? Veja abaixo:

  • Boas vindas

Este e-mail é essencial! Seu aluno espera um contato rápido informando que a matrícula foi realizada com sucesso e que agora ele contará com o seu apoio durante o curso. Dica: crie um e-mail utilizando a mala direta de nome do seu aluno para personalizar o e-mail e produza um conteúdo bastante cordial e estimulante para ele!

  • Inserir lead em sua lista de Newsletter

Não se esqueça de inserir automaticamente este lead para receber sua Newsletter! Afinal, se ele se tornou seu aluno, é muito pertinente enviar conteúdos institucionais, novidades sobre cursos, novidades do blog, dentre muitos outros assuntos.

Esse passo é muito importante para você garantir que está trabalhando na construção de um relacionamento de qualidade com este aluno.

  • Conteúdos complementares

Agora que você já enviou um e-mail de boas-vindas para seu aluno é o momento de estreitar o relacionamento com ele.

Nessa sequência de e-mails, você pode enviar os conteúdos que ele aprenderá no curso, dicas de leituras e filmes, conteúdos complementares, grade de disciplinas, currículo dos professores do curso, etc.

  • Cursos relacionados (cross-sell)

Você já construiu um relacionamento consistente com seu aluno e agora deseja realizar um cross-sell (vender outro produto de sua escola online)? Essa é uma estratégia bastante assertiva, pois é sempre mais fácil vender para os seus próprios clientes do que realizar novas vendas.

Para isso, você pode criar uma sequência de e-mails em um fluxo de automação que divulgue cursos relacionados ao curso em que o aluno está atualmente matriculado.

Quais conteúdos utilizar nesse fluxo? Você pode inserir conteúdos de cursos relacionados, depoimentos e casos de sucesso de alunos desses outros cursos, enviar conteúdo programático e estimular que o aluno continue aprendendo!

Outro ponto importante é que se você tiver cursos de nível básico, por exemplo, você pode inserir seu aluno em um fluxo que vai estimulá-lo a continuar estudando e partir para o nível intermediário, incentivando sua evolução.

Veja a seguir como ficaria este fluxo:

Exemplo - Novos alunos

Aguardando pagamento do aluno

Você ainda está “aguardando pagamento”de um aluno mesmo depois de alguns dias? Fique tranquilo, isso pode acontecer pois formas de pagamento como boleto bancário podem demorar até 48h para serem efetivamente realizadas.

No entanto, para se certificar de que seu aluno não esqueça de realizar o pagamento, você pode criar um fluxo de automação para otimizar esse processo.

Veja abaixo algumas ações criadas com esse objetivo:

  • Lembrete de pagamento

Você pode cadastrar um e-mail inicial de lembrete caso o pagamento não seja confirmado. Nesse e-mail você pode usar uma abordagem como “seus cursos estão esperando por você” ou “estamos aguardando seu pagamento”.

  • Contato telefônico da equipe

Se mesmo assim o pagamento não for concretizado através de seu lembrete, você pode criar um passo em seu fluxo para notificar sua equipe de atendimento, para que eles liguem para o aluno e verifiquem se ele está com alguma dificuldade ou se possui alguma dúvida, oferecendo ajuda.

  • Cupom de desconto

E no final, se mesmo assim seu aluno ainda não efetuou o pagamento, você pode dar uma “cartada final”, enviando um cupom de desconto para que ele conclua o pagamento!

A seguir, o exemplo do fluxo que criamos:

Exemplo - aguardando pagamento Pagamento aprovado

Assim que o pagamento for concluído você pode enviar um e-mail automático, informando que o pagamento de seu aluno foi aprovado e que ele já está corretamente matriculado no curso!

Lead realizou curso grátis

A utilização de cursos grátis como uma “isca digital” para que seus leads conheçam o potencial e a qualidade das suas aulas é uma prática bastante recorrente em EAD e que fornece bons resultados.

Os leads obtidos em campanhas como esta devem ser nutridos de informações sobre seus cursos para que no futuro possam consumir outros conteúdos e comprar seus cursos completos.

Veja a seguir um exemplo de fluxo de nutrição de leads para contatos que realizaram um curso grátis:

  • Proposta de valor

Neste primeiro e-mail, você pode mostrar a proposta de valor que a escola online oferece ao aluno, falando sobre diferenciais, vantagens e principais motivos para que o aluno faça parte da escola.

  • Quanto você aprendeu sobre o assunto?

Este e-mail é interessante para obter um feedback dos seus leads sobre o conteúdo do curso grátis e a experiência que ele teve. Pedir sugestões, enviar conteúdos e materiais complementares são boas táticas para utilizar nesse contexto.

  • Quer ir além?

Por fim, crie um e-mail com sugestões de cursos complementares ou que estão relacionados ao tema do curso realizado. Aproveite para indicar materiais da escola, como ebooks, planilhas, templates, etc.

Exemplo - Curso grátis Abandono de carrinho

Analisar a sua taxa de abandonos de carrinho é muito importante quando se trabalha com vendas online. Primeiramente, é necessário entender porque seus leads estão desistindo da compra no último momento (se faltam informações, segurança, credibilidade, prova social, formas de pagamento, etc) e tentar solucionar estes problemas.

A segunda questão é tentar recuperar esses leads que desistiram da compra através de ações de marketing digital. Em especial, a automação de marketing pode ajudar muito nesse contexto!

Entenda abaixo em nosso exemplo como você consegue construir um fluxo de automação para leads que abandonaram o carrinho em sua escola online:

  • Lembrete de pagamento 

Neste primeiro email, você pode enviar uma mensagem de lembrete de pagamento, realizando um remarketing com o seu lead. Você pode dizer ao seu lead quais produtos ele esqueceu em sua loja e falar que os cursos estão esperando por ele, inserindo um link para o carrinho de compras, para que ele conclua o processo. 

  • Contorno de objeções

Você já conhece a principal objeção de seus leads com relação aos seus cursos? Por quais motivos eles deixam de comprá-los? Essa informação você pode obter através de pesquisas de opinião com a sua base de leads e elas são muito importantes para suas campanhas.

Nessa etapa do fluxo, você deve entender as objeções do seu lead e fornecer uma resposta à elas. Por exemplo, ao mostrar algum selo de qualidade ou que seu site é seguro e protegido contra fraudes, ou até mesmo utilizar depoimentos e casos reais de alunos são ações que geram mais credibilidade na hora da compra.

  • Cupom de desconto

Por fim, se o seu lead ainda não converteu, está na hora de dar uma força para que isso aconteça. Esse é o momento de utilizar algum cupom de desconto como uma “cartada final” para que seu lead se torne um cliente. Exemplo - Abandono de carrinho Curso em lista de desejo

Os leads que inseriram algum curso em uma lista de desejo já deram um sinal claro que se interessaram por um determinado assunto ou conteúdo. Essa é a oportunidade perfeita para trabalhar esse lead com informações para acelerar seu processo de compra.

Veja abaixo uma ideia de fluxo de automação que você pode colocar em prática:

  • Sobre o que você precisa aprender?

Como primeiro passo, você pode criar um e-mail onde o assunto seja a importância do curso, enviando algum material complementar ou conteúdo relacionado, para aumentar o interesse de seu lead.

  • Comece já!

Neste e-mail, você pode trabalhar as vantagens e diferenciais do curso, a metodologia utilizada, o currículo ou experiência dos professores, etc. O objetivo deste e-mail é fazer com que o lead tenha ainda mais interesse em realizar o curso!

  • Cupom de desconto

O fato de seu lead ter colocado o produto do curso em uma lista de desejo, talvez signifique que ele está aguardando alguma promoção especial ou desconto para fechar. Enviar um cupom de desconto depois de alguns dias pode ser uma forma de fazer com que ele compre mais rapidamente.

Exemplo - Curso lista de desejo Lead acessou o curso mas não colocou o curso no carrinho ou lista de desejo 

Se o seu lead acessou sua página uma ou diversas vezes e mesmo assim não colocou o produto no carrinho ou em sua lista de desejos, talvez signifique que ele ainda não conseguiu ter informações suficientes para fechar a compra ou possui alguma objeção com relação ao preço, formato do conteúdo ou programa do curso.

Pensando nisso, você pode construir um fluxo para nutrir esse possível aluno, visando fornecer informações para influenciar em sua jornada de compra e contornar suas objeções para adquirir o curso.

Veja abaixo um exemplo de fluxo de automação que você poderia construir:

  • Saiba mais sobre o curso

Como primeiro passo, você pode criar um e-mail com informações sobre o curso, que complementam ou detalham a descrição da página. Você pode enviar conteúdo programático, conteúdos complementares, currículo/experiência dos professores, etc.

  • Depoimentos de alunos

Uma prática muito interessante para gerar prova social e credibilidade para a escola online é o envio de depoimentos de alunos ou casos de sucesso, mostrando aos seus possíveis alunos onde eles conseguirão chegar com aquele curso.

  • Contorno de objeções

O objetivo do contorno de objeções é o de fornecer respostas às dúvidas ou inseguranças que o seu potencial comprador possui em relação ao seu produto. Nesse caso, você poderia mostrar opções de pagamento ou parcelamento, criar conteúdo para mostrar a credibilidade da escola, mostrar a facilidade no cadastro ou acesso ao curso, etc.

Exemplo - Acessou página do curso e não colocou no carrinho Alunos que concluíram um módulo ou curso 

  • Mensagem de parabéns

Para os alunos que concluíram um módulo ou curso, envie uma mensagem parabenizando sua conquista! Essa ação é muito simples e tem o objetivo de estimular seus alunos na continuidade dos estudos em sua escola online.

  • Próximos passos ou desafios

Quer manter seus alunos engajados? Aqui vai uma dica: todas as pessoas se sentem mais motivadas quando recebem um novo desafio.

Ao concluir um curso, este é o momento perfeito para mostrar o que vem pela frente, os próximos passos e desafios. Construa um e-mail mostrando quais serão os próximos aprendizados, para que seu aluno se sinta estimulado a continuar!

  • Cupom de desconto ou isenção em outros cursos

Quando seu aluno conclui um curso ele deve receber um próximo passo logo em seguida, para que não fique perdido, sem saber o que vem pela frente.

Ao enviar um cupom de desconto ou isenção de pagamento em um outro curso, você garante que o aluno continue engajado em sua escola.

Exemplo - Finalizou o curso Fluxo de relacionamento e Newsletter

Para os leads que não se tornaram alunos e/ou somente assinaram sua News, você pode criar um fluxo de automação de relacionamento, focando em fornecer conteúdo sobre novidades, posts do blog, novos cursos, dicas, promoções e descontos, além da sua própria Newsletter.

Essa é uma maneira de aproveitar os leads que não se cadastraram em um curso, buscando construir um relacionamento de qualidade para que no futuro eles possam se tornar seus alunos!

Segmentar sua base de contatos para criar campanhas baseado em características e perfis

Além de todas as opções que falamos acima, você ainda pode construir segmentações interessantes de seus contatos, como por exemplo através de data de nascimento, sexo, região, cursos de preferência, etc.

Essas opções de segmentação são interessantes para momentos em que você quiser planejar ou criar ações de marketing para cada um dos públicos criados.


E aí, o que achou de nossos exemplos de ações que você pode realizar em seu EAD para automatizar seus processos de marketing digital?

Lembre-se que são apenas algumas das inúmeras possibilidades que podemos realizar. Compartilhe conosco nos comentários as ações que você já utiliza ou gostaria de utilizar nessas integrações!

Sumário.

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