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O que é Link Building e como usar em Marketing Digital

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Ter um espaço na internet é necessário para qualquer tipo de negócio, bem como se tornar referência e ter seu link recomendado em diversos sites. No entanto, sem entender o que é link building e como ele deve ser utilizado, é praticamente impossível obter bons resultados e ganhar destaque nos motores de busca, assim como captar clientes e leads por meio dessa técnica.

Então, se o seu objetivo é fazer seu trabalho ganhar mais destaque, nos acompanhe até o final desse post sobre o uso do link building no marketing digital.

Nele, iremos explicar de forma simples do que se trata o link building e dar algumas dicas de como ele pode ser inserido na sua estratégia de marketing digital.

Veja também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

O que é link building

Explicando em poucas palavras, o link building nada mais é do que a parte do trabalho de SEO dedicada a fazer com que seus links ou um link de uma página específica sejam mencionados em outros sites.

Criar um conteúdo excelente em termos de palavra-chave e relevância, claro, continua sendo necessário, mas quanto mais menções adquiridas, melhor.

Isso se dá pelo fato de que cada vez que seu link aparece em outro site é como se ele estivesse recebendo um voto positivo, e é exatamente assim que os mecanismos de buscas entendem.

Logo, quanto mais sites te mencionarem, maior será seu número de votos perante esses buscadores e, consequentemente, melhor será sua posição nos resultados de buscas.

Porém, não adianta simplesmente recorrer a táticas antigas e que vão surtir efeito contrário, como compra de links, e muito menos recorrer a todos os sites aos quais tiver acesso.

É preciso trabalhar a estratégia de link building corretamente dentro da sua estratégia de marketing digital, como nas dicas citadas abaixo.

Como fazer link building

Agora que você entendeu o que é link building, está na hora de pôr em prática.

Como citado acima, o link building pode ser um tanto trabalhoso. Afinal, requer pesquisa constante para encontrar o maior número possível de sites que estejam dispostos a inserir seu link nos conteúdos de alguma forma, sites esses que devem possuir algum tipo de ligação com o seu no que diz respeito ao contexto, para que o trabalho não fique artificial e deixe de surtir efeito.

Logo, temos quantidade e principalmente qualidade como fatores determinantes, mas não existe uma fórmula exata a ser seguida.

Confira abaixo algumas dicas fundamentais para que o link building seja utilizado de forma eficaz na sua estratégia de marketing digital:

1- Aposte na relevância

Crie conteúdos que sejam de fato relevantes ou que mexam com a emoção do leitor de alguma forma, pois possuem chances maiores de serem compartilhados.

2- Utilize guest posts

Trabalhe com guest posts sempre que possível. Ou seja: firme uma parceria com outro blog, na qual um produzirá conteúdo para o outro, linkando para os respectivos blogs autores.

3- Atenção às âncoras no texto

Tenha atenção redobrada ao texto âncora que o site que irá direcionar para você escolheu.

Esse texto é o que “cobre o link” e, portanto, deve ser o mais contextualizado possível, embora não precise conter exatamente as mesmas palavras que o link em si. O famoso “nesse link aqui” também pode ser utilizado.

4- Saiba o que falam sobre o seu negócio e faça follow ups

Acompanhe as menções referentes ao seu site que são feitas diariamente na internet. Essa é uma forma simples de ter acesso ao que as pessoas falam a respeito dele, manter relacionamento e claro, obter links.

Caso perceba que determinado site com potencial citou um artigo seu e não guiou a pessoa para a sua página, é hora de entrar em contato agradecendo e solicitando que o link seja inserido.

Confira: O que são Landing Pages: Tudo que você precisa saber

5- Sistematize o trabalho

Crie uma planilha com todas as fontes de links que você gostaria de ter e faça marcações na medida em que for entrando em contato e descobrindo o que precisa ser feito para ser citado. Anote também em quais sites a concorrência está aparecendo e entre em contato com eles.

6- Faça link building interno também!

Utilize links internos ligando diversas páginas do seu site. Isso ajuda os buscadores a entender quais são as mais importantes e faz com que o visitante tenha um tempo maior de navegação.

Existem dezenas de outras dicas que podem ser trabalhadas, e agora que você já sabe o que é link building e como deve ser utilizado, é hora de colocá-las em prática.

Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco para conversarmos mais sobre o assunto!

Veja mais: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas

Sumário.

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