Aprender como estruturar um departamento de marketing vai ajudar sua empresa a alcançar maior desempenho dentro desse setor tão importante para o negocio.
Entretanto, para organizar o setor de marketing, algumas questões deve ser observadas, entre elas o objetivo que sua empresa tem para o departamento e o tipo de profissional que precisará contratar.
Um departamento de marketing deve ser criado com profissionais que priorizem a criação de estratégias que atendam a todos os estágios da jornada do cliente.
Isso fará com que sua empresa tenha mais sucesso desde o alcance da marca até a conversão de clientes.
A seguir, separamos algumas dicas de como estruturar um departamento de marketing. Vale conferir e tirar o melhor das ideias para sua empresa.
Como estruturar um departamento de marketing? 7 passos
A seguir organizamos uma lista com passo a passo de como estruturar um departamento de marketing:
- Principais profissionais de marketing
- Defina metas
- Organize as estratégias que pretende adotar
- Gestão de pessoas e projetos
- Crie uma estrutura focada na jornada do cliente
- Acompanhe os resultados estratégicos
- Incorpore a tecnologia
1. Principais profissionais de marketing
O primeiro passo para organizar o setor de marketing é entender quais são os profissionais mais importantes da área.
Isso não quer dizer que a sua empresa ou agência vai precisar ter todos eles em seu organograma. Essa decisão vai depender, entre outras coisas, do modelo de negócios que você vai adotar. Falaremos mais sobre isso adiante.
Contudo, para estruturar um departamento de marketing é vital que você conheça os principais cargos da área:
- Redatores: é responsável pela produção dos conteúdos em texto ou vídeo para as ações de marketing. Pode escrever artigos para blog, roteiros de vídeos e demais conteúdos que a empresa precisar;
- Copywriter: é um redator mais focado em conversão, por isso, geralmente, define o conteúdo para anúncios, landing pages e e-mail marketing. A função de redator e copywriter pode ser do mesmo profissional, caso haja expertise para isso;
- Designer: desenvolve as imagens gráficas e artes para redes sociais, anúncios impressos e digitais, e mais;
- Social media: é quem, efetivamente, coloca as redes sociais da empresa ou dos clientes para funcionar. Realiza a publicação de conteúdos, acompanha engajamento, responde às interações do público e mais;
- Analista de marketing: como o nome sugere, é responsável pela análise das ações que estão sendo realizadas. Acompanha métricas e KPIs para medir os resultados da empresa;
- Analista de SEO: o especialista em SEO identifica oportunidades e cria estratégias para a otimização de páginas, site e do conteúdo para atender aos mecanismos de busca. Controla dados e toma decisões a partir deles;
- Media: é o profissional responsável pelas campanhas de links patrocinados, os famosos anúncios online. Além de criar a estratégia junto com o diretor de marketing também executa a criação dos anúncios nas plataformas. Em alguns casos acumula a função de analista. Entretanto, dependendo do volume de anúncios administrado é necessário um profissional exclusivamente para o acompanhamento dos investimentos;
- Diretor de marketing: faz a gestão de toda a estratégia, acompanhando e dando suporte.
2. Defina metas
Todos os departamentos de marketing de uma empresa devem ser guiados por metas e objetivos.
Estabeleça alguns indicadores de marketing digital e acompanhe-os ao longo do período analisado para identificar onde o resultado está sendo positivo e onde não.
Atendimento, vendas e marketing podem compartilhar alguns KPIs estratégicos e devem garantir que seus esforços estejam alinhados com as metas do negócio.
Também é aconselhável que o departamento de marketing trabalhe em colaboração com a liderança da empresa para garantir que os objetivos corporativos estejam alinhados.
3. Organize as estratégias que pretende adotar
A próxima etapa para estruturar um departamento de marketing é ter em mente em quais são as estratégias que serão priorizadas pela empresa, para que possa saber quais profissionais são indispensáveis para a execução.
Assim será possível contratar profissionais qualificados para o trabalho, especialistas em cada estratégia
Para definir quais ações de marketing serão executadas é aconselhável que o planejamento estratégico de marketing seja criado por um profissional da área. Se você gerencia uma agência de publicidade e marketing vai precisar definir o segmento ou nicho de mercado em que irá atuar para então montar a sua equipe.
Algumas agências são generalistas, logo, precisam de bons profissionais em deferentes frentes, atuando como líderes de cada área.
Outros escritórios atuam de forma mais especializada, oferecendo serviços que atendam a uma ou duas áreas do marketing, por exemplo, SEO e marketing de conteúdo.
Por isso, uma das formas de estruturar um departamento de marketing é começar definindo o modelo de negócio da sua empresa e criar um planejamento estratégico com o organograma.
Alguns dos domínios de marketing mais usados pelas empresas estão:
- Inbound Marketing;
- compra de mídia;
- SEO;
- redes sociais;
- e-mail marketing etc.
4. Gestão de pessoas e projetos
Outro fator importante para quem está em busca de como estruturar um departamento de marketing é conseguir organizar as rotinas de marketing e a forma de trabalho da equipe.
Para isso considere ferramentas de gestão de projetos que permitam que o líder de marketing:
- controle as entregas do departamento,
- organize o cronograma,
- acompanhe prazos,
- divida as atividades por membro da equipe.
Tudo isso vai ajudar sua empresa a lidar melhor com esse departamento.
Processos bem definidos ajudam na produtividade e na cultura empresarial.
Leia também: 5 ferramentas para agência de marketing digital: da gestão de clientes à automação de estratégias
5. Crie uma estrutura focada na jornada do cliente
Uma estratégia de marketing digital integrada e não dividida por equipes independentes e isoladas, é a melhor forma de alcançar sucesso na nova estrutura de marketing do mercado, focada em atender as diferentes etapas da jornada do cliente.
Na nova estrutura e rotinas de marketing, os profissionais devem planejar e desenvolver campanhas integradas que exigem colaboração de todos do departamento e geram novas ideias.
Tudo isso deve partir de conceitos como:
- persona;
- etapas do funil de vendas;
- otimizações de desempenho;
- geração de conteúdo e mais.
Pense sempre em campanhas que integram todas as áreas especializadas da empresa, como redes sociais, links patrocinados e marketing de conteúdo.
Como tudo começa na compreensão de quem é o consumidor, o que ele precisa e onde vamos alcançá-lo.
Leia mais em: Como criar personas para o seu negócio
6. Acompanhe os resultados estratégicos
Atualmente a rotina de trabalho marketing digital é muito mais baseada em dados do que em qualquer outra coisa.
São esses dados que vão ajudar sua equipe a tornar o relacionamento ainda mais personalizado e de acordo com o que sua persona precisa.
Pode ser contraditório, mas não é.
Com sua empresa não tem a capacidade de conhecer todos os potenciais clientes a que pode ter acesso, é por meio dos dados que vocês serão capazes de entender o que esse público precisa. O que torna a comunicação mais segmentada.
Além disso os dados mostram quais ações estão dando certo e quais não. Otimizando o seu orçamento.
Entender como seus clientes se comportam em todos os canais e quais deles apresentam melhor desempenho, ajudará você a determinar onde investir seu dinheiro em marketing e obter o maior ROI.
Leia também: Como calcular o ROI de um investimento e seus benefícios
No vídeo abaixo, o especialista Thiago Reis apresenta de maneira clara e sucinta como estruturar um departamento de marketing com planejamento, bem como medir sua eficiência.
7. Incorpore a tecnologia
A transformação digital pede que você mude a estrutura de sua organização para que sua equipe possa agir e reagir mais rapidamente às mudanças do mercado.
Essa é uma das razões para que, ao pensar como estruturar um departamento de marketing, você seja obrigado a considerar a aquisição de algumas ferramentas. Mais precisamente uma: ferramenta de automação de marketing.
A automação de marketing é uma das ferramentas que se mostram extremamente úteis nas estratégias centradas no comportamento do consumidor.
Por meio de Lead Tracking, por exemplo, é possível acompanhar a movimentação de cada usuário dentro do seu site e com o Lead Scoring realizar a segmentação de leads qualificados. Isso apenas para dar alguns exemplos.
Além disso, esse tipo de ferramenta permite que você execute ações como a criação de fluxo de automação, gestão de leads e controle de e-mail marketing.
Como vimos, as etapas envolvidas para estruturar um departamento de marketing envolve um bom time, mas também ferramentas e sistemas diversos.
Logo, tenha certeza de ter ao seu lado tudo o que você precisa para começar e ter bons resultados para seus investimentos.