Negócios e Gestão/ Para agências

10 ferramentas para agência de marketing digital: da gestão de clientes à automação de estratégias

A transformação digital tornou a tecnologia indispensável para a gestão das empresas. Especialmente se estamos falando de uma organização que liga com relacionamento entre marcas e consumidores. As ferramentas para agência de marketing digital ajudam a empresa a ampliar sua produtividade e otimizar tarefas de maneira que ela se mantenha mais competitiva.

Neste post, reunimos uma lista com sistemas para agências de publicidade que organizam o dia a dia do negócio. Confira!

Vamos direto ao assunto! Nossa lista de ferramentas para agencia de marketing digital inclui:

  1. Google Drive
  2. Copybase
  3. Trello
  4. Google Analytics
  5. SEMRush
  6. YOAST SEO
  7. Hootsuite
  8. Unbounce
  9. Software de automação de marketing
  10. Slack

Continue lendo e entenda como cada um desses sistemas podem ampliar a sua produtividade em marketing digital.

1. Google Drive

Com o Google Drive as agências podem confiar em um método baseado em armazenamento de arquivos em nuvem.

O Google Drive facilita o acesso às pastas de arquivos da empresa, pois qualquer usuário autorizado pode acessá-las de qualquer computador ou dispositivo móvel.

Essa funcionalidade está se tornando, a cada dia, mais relevante para organizações empresariais. Isso porque o trabalho remoto e a gestão de equipes externas é facilitada por meio dessa funcionalidade.

A ferramenta também evita que arquivos fiquem armazenados em pastas de computadores dos colaboradores e se percam.

O backup em nuvem garante que os documentos estejam salvos, mesmo que ocorra problemas com as máquinas e dispositivos físicos.

Para garantir a segurança de dados, o Google possuiu configurações especiais como:

  • verificação em duas etapas;
  • proteção avançada via chaves de segurança física.

2. Copybase

A criação de conteúdo (anúncios, posts, emails, vídeos, etc) dos seus clientes pode ser feita utilizando a inteligência artificial da Copybase.

Essa ferramenta é a primeira ferramenta de IA para marketing, treinada em português, o que facilita a geração de resultados personalizados (sem cara de inteligência artificial).

Além disso, ela permite o treinamento da própria IA, subindo informações sobre os seus clientes em dentro de projetos e após isso, qualquer pessoa da equipe pode criar conteúdo usando qualquer formato (chat, modelos, documentos, imagens, etc) com a base de conhecimento que a IA aprendeu.

Também é possível transcrever e resumir vídeos, criar artigos, usar informações de acontecimentos recentes da internet sem a limitação de IA, entre várias outras funcionalidades.

A inteligência artificial faz parte da realidade das agências atuais e a Copybase merece um teste!

3. Trello

Uma ferramenta de gerenciamento de projetos como o Trello torna a organização da agência mais eficaz, além disso:

  • contribui para gestão de prazos;
  • organização de tarefas;
  • apresentação do status das atividades planejadas;
  • compartilhamento de arquivos;
  • agendamento com a função de calendário e mais.

Abaixo um exemplo de gerenciador de projetos: Trello.

Ferramentas para agencia de marketing digital

Fonte: Trello – Gerenciador de projetos

4. Google Analytics

O acompanhamento e monitoramento das campanhas para divulgação da sua agência ou das ações de clientes pode ser feito pelo Google Analytics.

Essa ferramenta para agencia de marketing digital proporciona o acesso a um enorme banco de dados além de:

  • economia de tempo na criação de relatórios;
  • permitir a configuração de painéis analíticos personalizáveis
  • fornece uma visão geral do desempenho de cada cliente em tempo real. 

Algumas das maior importantes métricas e indicadores de marketing digital podem ser acompanhados por meio desse sistema, entre eles:

  • volume de tráfego;
  • novos visitantes;
  • visitantes recorrentes;
  • canais de comunicação que mais contribuíram para o tráfego de usuários gerais e usuários qualificados no site;
  • CTR – taxa de cliques;
  • custo de aquisição de clientes e mais.
Ferramentas para agencia de marketing digital

5. SEMRush

O SEMRush é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes para empresas que lidam com estratégias de SEO, marketing de conteúdo, campanhas de anúncios pagos e mais.

Com o sistema é possível ter acesso a recursos como:

  • palavras-chaves estratégicas,
  • análise de backlinks,
  • auditorias SEO,
  • monitoramento de posicionamento na SERP do Google (página de resultados),
  • direcionamento de tópicos para a criação de conteúdo estratégico,
  • análise de tráfego de qualquer site (incluindo seus concorrentes),
  • monitoramento de campanhas de Google Shopping e muito mais.

A ferramenta é paga, mas oferece excelentes funcionalidades que justificam seu preço.

6. YOAST SEO

O YOAST SEO é um plug-in do WordPress usado para otimizar as páginas criadas dentro de um site, contribuindo para que o Google as identifique e ranqueie.

Existe uma opção gratuita e planos pagos mais completos.

Além de permitir a inserção de meta título, meta descrição e URL personalizada, também oferece uma área de análise que vai listar o que pode ser melhorado na página quanto ao SEO e à legibilidade. Facilitando a otimização imediata.

7. Hootsuite

A Hootsuite permite que você gerencie todas as suas redes sociais (ou as de seus clientes), a partir de uma única ferramenta. Ou seja, você não vai precisar entrar em cada canal para fazer publicações ou acompanhar resultados.

Entre as funcionalidades dessa ferramenta para agência de marketing digital estão:

  • agendamento de postagens,
  • calendário de publicação,
  • criação de fluxos personalizáveis,
  • monitoramento de tendências,
  • informações úteis sobre os melhores horários para publicar e mais.

Leia também: [GUIA] TUDO sobre as 7 redes sociais mais usadas no Brasil

8. Unbounce

O Unbounce é o construtor de landing pages que facilita a criação de páginas eficientes, que buscam converter visitantes em leads.

A ferramenta está lista de mais importantes para uma agência porque oferece templates prontos e personalizáveis que agilizam o trabalho da equipe de design e o teste dos resultados.

Vale a pena destacar que a geração de leads é uma etapa vital do Inbound Marketing, contribuindo diretamente para a gestão da jornada do cliente.

9. Software de automação de marketing

Outra, entre as ferramentas para agência de marketing digital indispensáveis na atual estrutura do setor é o software de automação de marketing.

Com tantas atividades de marketing sendo executadas e a necessidade cada vez maior de segmentação, qualificação e relacionamento, a ferramenta de automação veio para permitir que tudo isso pudesse ser executado.

Se um software de automação de marketing é impossível considerar a qualificação de leads em larga escala ou a criação de fluxos de automação eficientes.

Além de permitir a execução de algumas atividades, o software otimiza o trabalho com outras estratégias como:

  • gestão de redes sociais;
  • disparo de e-mail marketing;
  • criação de landing page, entre outras.

Em suma, a automação de marketing vai muito além de simplesmente automatizar as tarefas repetitivas do departamento de marketing.

A seguir, listamos os 4 principais benefícios de uma solução de automação de marketing para agência de publicidade.

Reduzir custos

Em contrapartida você poderá usar melhor sua equipe para ações estratégicas. Isso permite que você tenha uma equipe mais enxuta.

É provável que você tenha em mãos uma equipe mais satisfeita por trabalhar com a área estratégica do marketing e não em tarefas monótonas.

Aumento de faturamento

O software de automação permite que você execute melhor as ações de marketing e vendas. O resultados é a geração de mais leads e negócios para sua agência e para as empresas de seus clientes. 

Melhores resultados para seus clientes e fidelização

A automação de marketing permite que você identifique as falhas na estratégia de marketing da agência e dos clientes que você gerencia.

Isso permite que os erros sejam corrigidos mais rapidamente, otimizando resultados e melhorando métricas e indicadores.

Relatórios, otimização e melhores resultados significam um ROI maior. Com um retorno sobre investimento em alta, seus clientes não terão do que se queixar e se manterão fieis a sua agência. 

Não importa quão grande ou pequeno seja sua equipe, você tem uma quantidade finita de recursos para expandir seus negócios. A automação de marketing permite que você extraia mais suco das horas disponíveis.

10. Slack

O Slack é um aplicativo empresarial de troca de mensagens, um verdadeira aliado na busca por uma comunicação interna mais eficiente.

É possível criar uma área de trabalho d sua empresa, grupos para a comunicação segmentada e também falar individualmente com cada profissional da empresa.

Sem dúvida está na lista de ferramentas para agencia de marketing digital que devem ser consideradas por você, porque reúne as informações dos projetos em um lugar, torna a comunicação dentro da empresa mais profissional e diminui a distração da equipe com canais como WhatsApp.

É possível compartilhar arquivos, documentos imagens, vídeos e ainda enviar mensagens de texto e áudio.

Quer conhecer mais sobre essa opção de comunicação? Então assista ao vídeo abaixo.

Agora você tem em mãos uma lista de exemplos de ferramenta de marketing e gestão para sua agência. Então organize o que é mais importante para você e use a tecnologia de maneira inteligente, sempre em busca de melhorar a produtividade e a qualidade do que você produz e entrega!

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]

Uma das maiores dificuldades de uma empresa está na captação. Por isso, é imprescindível ficar de olho no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que mostra o quando se está investindo no esforço de fechar negócio. Então, para te ajudar a entender melhor esses números e como melhorar a performance, na sequência você […]