A estratégia de e-mail marketing gera um ROI médio de R$38 a cada R$1 investido. Mas, como criar uma lista de e-mail marketing do zero?
Para alimentar uma campanha de e-mail marketing é preciso que você tenha contatos em sua base, para isso a captação de leads deve ser uma preocupação para sua empresa.
Leia mais: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados
Pensando nisso listamos a seguir algumas dicas de como criar uma lista de email marketing do zero. Grande parte delas também podem ser usadas para engordar a sua base, já existente, de leads.
7 passos de como criar uma lista de e-mail marketing
Afinal, como criar uma lista de e-mail marketing? Confira os sete passos para isso:
- Conheça seu público
- Crie boas ofertas
- Desenvolva um site
- Planeje e ofereça um conteúdo tentador
- Use as redes sociais para captar leads
- Inclua pop-ups para captação no site
- Crie landing pages segmentadas
A seguir, entenda cada um, mais detalhadamente.
1. Conheça seu público
Quase toda estratégia de marketing começa com uma dica como essa.
Entender quem é o seu público alvo, ou sua persona, e quais são as necessidades que ele tem e que a sua empresa pode solucionar deve ser a base para começar uma tática que retornará em mais clientes.
Entenda tudo sobre sua persona, quais as necessidades que ela tem, quais dúvidas e dores.
Conheça também a jornada do cliente e monte sua estratégia baseada em oferecer soluções para cada etapa do funil de vendas.
Atualmente o público alvo é mais conhecido como persona. Ao criar uma persona para seu cliente ideal você consegue identificar muito mais informações do que idade, gênero e local onde mora.
Criar uma persona permite descobrir o que é importante para o seu futuro cliente e oferecer a ele uma solução.
Além disso, você também acaba descobrindo onde essas pessoas estão.
Aprenda como criar as personas de seus clientes no vídeo abaixo:
2. Crie boas ofertas
Se você tem o objetivo de criar uma lista de e-mails é importante que você saiba o que oferecer para o usuário em troca dos dados dele.
Você não espera conseguir o e-mail de um visitante do seu site sem oferecer nada em troca, não é mesmo?
Você precisa saber o que é valioso para o cliente em potencial e oferecer em troca dos dados conteúdos como:
- notícias em primeira mão,
- descontos exclusivos,
- conteúdos relevantes e ricos (em formatos como ebooks, planilhas e webinars), ou outros argumentos.
3. Desenvolva um site
Se a sua empresa ainda não tem um site, saiba que você está muito atrasado, principalmente, quando o assunto é criar uma lista de e-mail.
Entre os benefícios de ter um site estão:
- hospedar um blog e a produção de conteúdo;
- apresentar sua empresa;
- consolidar as estratégias de SEO e mais.
Leia mais em: Como criar uma landing page para gerar mais conversões
4. Planeje e ofereça um conteúdo tentador
Antes de criar sua página de conversão, será necessário definir uma oferta tentadora é o que você vai oferecer ao usuário em troca dos dados dele.
Como falamos acima, as pessoas precisam de um motivo para preencherem um formulário e entregar seus dados de contato para uma empresa (que pode ser conhecida por ele, ou não).
Entre as opções de proposta de valor que mais ajudam em como criar lista de email estão:
- acesso gratuito ao seu serviço por um período de tempo;
- acesso a novas pesquisas e relatórios;
- descontos;
- brindes;
- acesso a conteúdo relevante em formatos como ebook;
- inscrição em webinar gratuito e mais.
5. Use as redes sociais para captar leads
As redes sociais não são apenas canais para atração e relacionamento, ao contrário também podem ser usadas como canais para geração de leads.
Com as ações certas é possível gerar leads no Facebook, usar o Sales Navigator do LinkedIn para captar contatos e mais.
Use e abuse dessas estratégias para criar uma lista de email marketing robusta e constantemente atualizada.
Leia também: Como gerar leads pelo LinkedIn: Sales Navigator + 4 boas práticas
6. Inclua pop-ups para captação no site
Outro canal que pode e deve estar incluso na sua estratégia de como criar uma lista de email marketing é o uso de pop-ups no site da sua empresa.
Essa estratégia é principalmente válida para empresas como e-commerce, mas também podem ser usadas para todos os demais tipos de negócio. Não deixe de aproveitar essa oportunidade.
7. Crie landing pages segmentadas
Uma landing page é a página de conversão. Ela é uma página simples que abriga sua oferta de valor e oferece um formulário para ser preenchido pelo usuário que está visitando o canal.
A landing page é direta e pode ser usada como link para anúncios pagos, divulgação em redes sociais e mais.
Ao acessá-la o usuário apenas tem acesso a oferta que agrada a ele. Preenchidos os dados ele acessa o material e você passa a ter aquele lead para trabalhar em ações de nutrição e conversão.
O site do seu negócio, mais especificamente as landing pages associadas ao seu site, serão fundamentais para converter visitantes em leads a cada campanha que for para o ar.
Cada landing page deve estar focada em oferecer um tipo de vantagem para o usuário se tornar um lead.
Conheça, a seguir, dois exemplos de landing pages.
Sua estratégia de captação de leads pode conter várias landing page para cada momento da jornada do cliente e para cada oferta, produto ou solução que sua empresa desejar compartilhar.
Você pode criar uma bela landing page em apenas alguns minutos usando um software de automação de marketing, como a LAHAR, por exemplo.
A maioria das landing pages possui alguns recursos principais, como uma imagem, título e botões de CTA.
Também é por meio dela que você pode começar a fazer o trabalho de qualificação do lead.
Como você pode analisar, no exemplo a seguir esses elementos estão em destaque.
E depois de criar uma lista de email marketing?
Com os 7 passos sobre como criar uma lista de email marketing sua empresa começará a receber uma série de leads, mas o que fazer agora?
Após a captação de leads seguimos para as próximas etapas do funil de vendas.
É hora de entrar em contato com os leads captados e para isso você vai precisar de um software de e-mail marketing.
Por mais que existam plataformas simples como o Mailchimp, a melhor opção para criar um relacionamento com seus leads é através de um software de automação de marketing.
Ele permite que suas ações sejam melhor planejadas e executadas por meio da automação de e-mail marketing.
Uma plataforma como essa permitirá que, além de disparar o e-mail, você seja capaz de:
- segmentar os leads de acordo com diferentes perfis de personas e estágios do funil de vendas;
- identificar quais leads estão mais próximos de se tornarem clientes pagantes;
- criar um fluxo de nutrição automatizado e personalizado, e muito mais.
Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, esse passo é especialmente valioso. Aprofunde seu conhecimento, com o artigo; “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.
Se você deseja investir em geração de leads, nutrição e conversão, sugerimos que conheça a LAHAR.
Somos um software de automação de marketing com mais de 1000 clientes e 10 milhões e-mails disparados por mês. Ao automatizar suas tarefas diárias de marketing é possível focar em melhorar sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas.
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