Marketing/ Negócios e Gestão

Como contratar um profissional de marketing: 4 passos para achar o profissional ideal para o seu time!

Sua empresa está crescendo e o marketing começou a trazer resultados positivos para sua organização? Em um cenário como este é comum que você esteja procurando informações sobre como contratar um profissional de marketing.

Para que suas ações mantenham um crescimento constante e seu planejamento estratégico de marketing digital continue sendo cumprido, é importante adicionar um profissional que some ao time, agregando conhecimento, vitalidade e criatividade a equipe.

Para encontrar o profissional ideal alguns passos são fundamentais, entre eles:

  • entenda a sua demanda;
  • defina o nível de conhecimento do profissional que deseja contratar;
  • crie uma descrição de cargo completa e inicie o processo seletivo;
  • saiba onde procurar.

Parece simples, mas é importante que você compreenda o que cada uma dessas etapas, busca alcançar. A seguir, separamos um guia que explica detalhadamente cada um dos passos listados acima. Então, aproveite nossos insights e garanta um time de marketing ainda mais forte para sua empresa.

Como contratar um profissional de marketing ideal? 4 dicas para ampliar seu time!

1. Entenda sua demanda

O marketing digital possui uma série de estratégias e táticas. Um profissional que é um excelente redator, pode ser um verdadeiro desastre ao criar uma campanha no Google Adwords dentro de uma estratégia de links patrocinados.

Por isso é importante que você entenda a sua demanda. Você deseja aprender como contratar um profissional de marketing, mas para fazer o que?

As atividades desenvolvidas devem estar relacionadas ao seu plano de marketing e às suas estratégias. Entre as áreas mais comuns, que geralmente demandam por profissionais especializados dentro de empresas, estão:

SEO

Para trabalhar com SEO um profissional deverá conhecer os princípios do HTML, as técnicas de SEO, encontrar caminhos para que as páginas de seu site, conquistem melhores posições no Google (e demais buscadores).

Além disso, será fundamental o domínio de ferramentas de SEO como:

  • painel de palavras-chave;
  • Google Search Console;
  • verificadores de links;
  • plataforma de análise de resultado de campanha e do site da empresa, e muitas outras!

Produção de conteúdo

O profissional dedicado à produção de conteúdo também é conhecido como copywriter. Ele é o responsável por qualquer conteúdo produzido por uma empresa.

Sua atuação ocorre em parceria com o SEO, afinal é a partir da análise de palavras-chave que o copywriter deve iniciar sua produção de conteúdo.

Esse cargo também exige uma compreensão profunda sobre as etapas do funil de vendas e como o conteúdo vai atender à cada fase. Também é fundamental que esse profissional conheça sobre a persona da marca e os objetivos da empresa.

No vídeo abaixo você poderá compreender como é a relação entre SEO e conteúdo, e assim conhecer mais sobre as duas áreas e seus profissionais.

Gestão de redes sociais

Essa é, provavelmente, a área mais comum dentro de empresas de diferentes setores. Quando uma empresa pretende iniciar um trabalho digital, muitas vezes começa pelas redes sociais.

Um profissional de gerenciamento de redes sociais, deve compreender como:

  • criar planos e campanhas para cada plataforma;
  • monitorar resultados de campanhas;
  • formular estratégias para gerar mais alcance e engajamento;
  • quais as melhores chamadas à ação, e mais.

E-mail marketing

Se você deseja iniciar ou reforçar suas ações de e-mail marketing é interessante contar com um profissional que:

  • domine as etapas da jornada do cliente;
  • saiba criar e enviar um bom e-mail marketing;
  • desenvolva bons CTAs;
  • seja capaz de utilizar um software de automação de marketing;
  • consiga construir um fluxo de e-mails bem “costurado” para nutrir e converter leads em clientes.

Também pode ser interessante que ele saiba construir landing pages e realizar testes AB, bem como possa monitorar resultados das campanhas, entendendo cada indicador de e-mail marketing.

Compra de mídia ou links patrocinados

Bastante atenção ao contratar esse profissional, afinal ele estará diretamente, mexendo com o capital da empresa.

Ele precisa dominar as ferramentas de contra de mídia, como Google Adwords e Facebook, bem como monitorar os resultados das campanhas e  otimizar investimentos.

Você pode buscar um profissional que atue em mais de uma frente, mas dificilmente encontrará alguém que seja expert em tudo. Então entenda suas principais demandas e concentre-se em supri-las.

2. Defina o nível de conhecimento do profissional que você deseja contratar

O próximo passo de como contratar um profissional de marketing é definir qual nível de conhecimento você espera que ele tenha. Normalmente você possui uma divisão em:

  • estagiário;
  • analisar;
  • sênior.

É claro que você gostaria de um profissional com a experiência do sênior, mas com o salário do estagiário, entretanto, isso será bastante difícil de ser encontrado no mercado.

Se você já tem um profissional especializado atuando na área para a qual você precisa contratar e suas demandas principais são operacionais, você pode optar por abrir uma vaga de estagiário. Além de um custo mais baixo, você vai contar com alguém que está cheio de motivação para aprender e que pode contribuir muito para o crescimento da empresa.

Caso você precise de alguém para assumir o planejamento de qualquer uma das áreas que listamos acima, indicamos que dê preferência para os cargos de analista ou sênior.

Se você quer alguém para liderar toda a equipe, sem sombra de dúvidas opte pelo sênior.

3. Crie uma descrição de cargo completa e inicie o processo seletivo

Agora que você já sabe para qual área você deseja contratar e qual o nível do profissional, é hora de abrir seu processo seletivo.

Antes, entretanto, é importante que você crie um “anúncio de vaga” com uma descrição bem clara do que você precisa, caso contrário, vai acabar recebendo muitos currículos que não vão te interessar.

Também é interessante que a descrição do cargo seja de fácil acesso após a contratação, assim todos sabem para o que cada colaborador foi contratado.

Como contratar um profissional de marketing

4. Saiba onde procurar

Você já sabe quase tudo sobre como contratar um profissional de marketing, falta apenas entender onde buscar esses profissionais.

Primeiro vai depender do nível de profissional que você deseja (tópico 2). Faculdades e centros de formação são bons locais para divulgar uma vaga, caso você esteja a procura de um estagiário. Você pode entrar em contato com a coordenação do curso e pedir que divulguem sua vaga em newsletters internas, bem como pode solicitar a autorização para colar cartazes pela instituição.

Sites que reúnem currículos são boas opções para encontrar profissionais que preencham suas vagas para cargos de analistas e seniores.

Você também pode e deve divulgar sua vaga em suas redes sociais. É provável que muitos profissionais da área, dentro de seu raio de atuação, sigam seus perfis.

Ainda dentro das redes sociais, uma outra opção é buscar ativamente por profissionais e estagiários dentro do LinkedIn.

Por último, você pode recorrer a boa e velha política de indicação. Os próprios colaboradores atuais da empresa podem indicar conhecidos para o cargo e outros empreendedores, que são parceiros da sua empresa, também podem ter bons nomes para te oferecer.

Sua equipe é seu braço direito (e esquerdo)

Com as dicas de como contratar um profissional de marketing que listamos acima, em breve você terá em mãos, currículos interessantes. A partir daí você precisa analisar com atenção as habilidades técnicas que listamos no tópico 1 deste guia, bem como as capacidades sociais, como trabalho em equipe, motivação, comprometimento e proatividade.

Esperamos que você tenha curtido as dicas deste guia de como contratar um profissional de marketing e que ele te ajude a montar um dream team para seu departamento ou agência! Talvez, você também se interesse pelo artigo;Como vender consultoria de marketing digital: 7 táticas ➶”.

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Sumário.

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