Marketing

Planejamento estratégico de marketing digital em 5 etapas

Iniciar uma estratégia de marketing exige muito mais do que criar perfis nas principais redes sociais, fazer anúncios no Google Ads e enviar e-mails para seus clientes. Antes de colocar tudo isso em prática, é indispensável criar um planejamento estratégico de marketing digital.

Podemos comparar um plano de marketing com um plano de viagem. Quando você decide arrumar as malas para tirar alguns dias de folga, é provável que precise organizar algumas coisas como:

  • onde você deseja chegar,
  • por qual caminho irá passar,
  • quanto tempo irá levar até o seu destino,
  • qual é o orçamento da viagem,
  • quem vai com você e mais.

Todas essas perguntas, com alguma adaptação, também devem ser usadas para fazer um plano de marketing digital.

No mundo hiper-conectado de hoje, sua empresa precisa ter um bom posicionamento dentro das diferentes ferramentas do marketing digital.

Muitos de seus clientes chegarão até você por meio de uma plataforma digital, quer se trate de um dispositivo móvel, do computador ou um tablet.

Não importa por onde o cliente venha. O importante é ter um planejamento estratégico de marketing digital completo para se comunicar com esse usuário, sabendo quais são os seus objetivos, onde você quer chegar e como vai chegar.

Para atender às necessidades de cada um desses clientes e organizar a sua empresa na direção correta de suas metas, um bom planejamento estratégico de marketing digital é vital. Principalmente, porque, atualmente, é necessário gerenciar uma grande rede de canais digitais conectados.

Você precisa de uma plataforma dedicada que integre todos esses aspectos. Existem alguns bons dispositivos que você deve considerar – pense em Google Adwords, Facebook, MailChimp, etc.

Cada plataforma tem seus usos, então antes de mergulhar em cada uma delas, você precisa criar um planejamento estratégico de marketing digital e usar o que funciona melhor para você.

Como fazer um planejamento estratégico de marketing digital? 7 etapas

Organizamos um checklist com o que você precisa saber sobre como fazer um plano de marketing digital:

  1. Revise suas estratégias atuais de marketing digital
  2. Entenda qual a sua situação no mercado?
  3. Estabeleça seu orçamento
  4. Defina objetivos
  5. Desenvolva o plano de ação com cronograma
  6. Execute e inicie a campanha
  7. Monitore os resultados e faça ajustes

Continue lendo e entenda o que fazer em cada fase, a seguir.

#1 Revise suas estratégias atuais de marketing digital

Se você está apenas começando, esta etapa será bastante simples. No entanto, se sua empresa planejou muitas campanhas de marketing digital no passado, você pode estar lidando com uma infinidade de recursos da web espalhados por uma variedade de sites.

Tente fazer as seguintes perguntas para encontrar todas as presenças on-line que você possui no momento:

  • Em quais mídias sociais temos perfis?
  • Temos um canal do YouTube ou outros vídeos postados on-line?
  • Quais foram as nossas campanhas de marketing anteriores? O que funcionou e o que não funcionou?

Concluir esta lista criará uma base sólida para você iniciar uma nova estratégia de marketing online.

Lembre-se de que os negócios bem sucedidos precisam ser receptivos em uma ampla gama de dispositivos, portanto, verifique a capacidade de resposta dos seus atuais recursos da web em dispositivos mobile, por exemplo.

#2 Entenda qual é a sua situação no mercado

Depois de fazer um levantamento sobre seu atual trabalho de marketing digital é importante desenvolver um diagnóstico mais completo sobre a situação geral da empresa. Seguindo as perguntas abaixo você consegue guiar seu trabalho.

  •        Qual a nossa posição perante o mercado?
  •        Qual a nossa razão de ser e nossa visão?
  •        Qual o diferencial da empresa?
  •       Como nossos clientes nos enxergam e como nos relacionamos com eles?

Nesse ponto você pode aplicar na sua empresa a metodologia NPS, ou Net Promoter Score, que tem como objetivo mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa.

Além dessas perguntas você também deve:

  • analisar o cenário em que sua empresa está inserida,
  • quais as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta,
  • quem é e como se comporta o seu público.

# 3 Estabeleça seu orçamento

Cada empresa tem uma capacidade de investimento e sem saber qual é a sua, as ações de marketing, dificilmente, irão sair do papel.

Nessa etapa, gestores de marketing, vendas e financeiro precisam se reunir e alinhar as necessidades e possibilidades do negócio.

Com o marketing digital, pequenas e grandes empresas podem aproveitar os espaços para se comunicar com seus consumidores em potencial, entretanto, o orçamento de cada uma deve guiar forma como as ações serão realizadas.

O plano orçamentário da organização também deve servir como base para o estabelecimento de objetivos e metas do negocio Afinal, as limitações financeira impactam na capacidade de investimento e, consequentemente, de retorno.

Entretanto, tem um orçamento reduzido não deve ser uma desculpa para a empresa não investir em marketing.

É possível buscar por alternativas que vão contribuir para o crescimento da sua empresa, de forma satisfatória.

O momento da criação do planejamento estratégico de marketing digital é ideal para pensar nessas possibilidades e em como a empresa pode aproveitar ao máximo seus recursos.

#4 Defina objetivos

Todos os setores da empresa devem ser guiados por seus objetivos. Voltando a analogia com um plano de viagem, o objetivo de marketing funciona como o destino estabelecido no roteiro das férias. Sem a sua definição fica impossível saber qual caminho tomar. E se viajar sem destino pode ser uma boa experiência pessoal, para a empresa, a falta de foco pode ser fatal.

Logo, estabeleça objetivos de marketing e inclua metas com números, que sejam atingíveis e quantificadas.

Uma das formas mais eficientes de definir os objetivos de uma empresa é usando o modelo SMART. Para entender como funciona, assista ao vídeo abaixo. Aproveite para ler também: Entenda a diferença entre meta e objetivo, aprenda a defini-los e confira exemplos

#5 Desenvolva o plano de ação com cronograma

Seu plano de marketing provavelmente terá sucesso ou falha com base em como ele foi desenvolvido.

Com as metas e objetivos definidos, selecione cada uma das ações que pretende executar e as plataformas que você vai usar, para alcançá-los. Por exemplo, considere Facebook, MailChimp e Google.

Uma vez que sua plataforma foi selecionada, você deve escolher uma equipe para executar sua nova campanha de marketing digital.

Você precisa de pessoas que continuarão dedicadas ao plano ao longo das etapas de implementação e revisão. Eles precisarão acompanhar continuamente o sucesso do plano, a fim de ajustá-lo conforme necessário.

O último passo da fase de criação do planejamento estratégico de marketing digital é criar um cronograma.

Distribua as ações que foram pensadas no planejamento e distribua pelo calendário. Lembre-se de considerar datas importantes para o seu negócio. Por exemplo, um e-commerce precisa considerar períodos como Black Friday para organizar as ações ao longo do ano.

Nao conhece quais são as ações que devem ser consideradas em seu plano de ação? Então confira o artigo, “5 estratégias de Marketing Digital para implantar na sua empresa”.

#6 Execute e inicie a campanha

Embora este passo possa parecer fácil, pode levar dias ou até semanas para iniciar corretamente sua campanha de marketing digital.

Seja realista sobre quanto tempo precisa ser reservado para o lançamento da sua campanha e certifique-se de que você tenha um mecanismo para o rastreamento adequado do cliente.

Existem muitas ferramentas de marketing on-line disponíveis para ajudá-lo a identificar as respostas aos CTAs, e-mails e comentários nas redes sociais, como resultado de sua campanha.

Ao falar com novos clientes, não hesite em perguntar como eles o encontraram. Você também deve considerar adicionar pesquisas a alguns de seus ativos on-line. Esta é uma ótima maneira de rastrear tráfego de clientes recebidos e medir a eficácia da sua campanha.

#7 Monitore os resultados e faça ajustes

Nos meses que se seguem você precisa medir constantemente o seu sucesso através dos dados da sua análise da web, o Google Analytics oferece diversas formas de análise desses resultados.

Todo bom planejamento estratégico de marketing digital que existe hoje passou por centenas de pequenas mudanças para chegar onde está agora.

Um negócio que não está pronto para ajustar e otimizar terá dificuldade em criar um planejamento bem sucedido de marketing digital.

Com uma equipe dedicada a avaliar constantemente os dados e ajustar o plano, você pode ter um grande sucesso através do marketing digital.

A forma mais eficiente de controlar esses números é definindo e monitorando os principais indicadores de marketing digital do mercado. Veja quais fazem mais sentido para a sua empresa e acompanhe-os constantemente.

Dentro de seu plano de marketing digital a utilização de técnicas de automação de marketing é fundamental, por isso inclua também no seu planejamento o investimento em softwares de automação de marketing.

Não conhece quais são os benefícios que a sua empresa pode ter ao adotar uma ferramenta como essa? Então continue aprendendo como otimizar seu planejamento estratégico de marketing digital ano artigo, Ferramentas de automação de marketing: 5 tendências para sua empresa ficar de olho”.

Sumário.

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