As redes sociais fazem parte do nosso cotidiano. Os brasileiros ficam em média 3 horas e 43 minutos por dia navegando entre vários canais em busca de informação e relacionamento. Isso por si só mostra quão grande pode ser a importância das redes sociais nas empresas.
Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos uma conta em uma rede social. Só no Brasil 70% da população é usuário de pelo menos uma, o que representa mais de 150 milhões de contas nas mais variadas redes e esse número tende a aumentar.
Qual a importância das redes sociais nas empresas?
Se esses dados não bastarem para mostrar a real importância das redes sociais nas empresas, vamos para mais algumas informações super relevantes.
Segundo um levantamento da MarketingSherpa, 70% dos usuários seguem marcas nas redes sociais.
Se reduzirmos esse público para a faixa etária entre 18 e 34 anos, a mais presente nas redes, o percentual sobe para impressionantes 95%.
Logo, colocar a sua marca dentro das redes sociais pode ser uma oportunidade para estar entre clientes potenciais da sua marca. Mas, como estar presente nesses canais e ter sucesso?
Como o cliente está se colocando como centro das ações, já ficou claro que ele vai atrás de marcas que agreguem valor a ele.
Na prática, isso significa que, no geral, os usuários valorizam quando recebem um conteúdo de qualidade e que tenha relevância para ele.
Chega de anúncios apelativos. Quando você entende seu público e dá o que ele quer, as chances de conversão são sempre maiores.
Quais os benefícios das redes sociais para empresas?
Agora que já pontuamos sobre a importância das redes sociais nas empresas, listamos os principais benefícios diretos que sua marca pode ter se atuar de forma assertiva e estratégia dentro das suas contas.
Mais visitantes para o seu site
Uma das melhores formas de gerar tráfego para o seu site é utilizando as redes sociais como ponte.
Além dos anúncios patrocinados, algumas redes permitem que você inclua links que podem levar um usuário a dar o próximo passo na jornada de compra, em outras páginas da sua empresa.
Divulgação de conteúdo
As redes sociais também podem ser usadas para mostrar conteúdos que façam seu cliente se interessar mais pela sua marca.
Seja um blog post, um vídeo ou até uma reportagem que fale da sua empresa, as redes servem como verdadeiras janelas da sua marca.
Através dos anúncios patrocinados, você consegue segmentar e ampliar os públicos que irão ser impactados por determinado conteúdo.
Ver também: 5 dicas para criar conteúdos baseados na sua persona
Aumentar o contato com o cliente
As redes sociais tem como uma das premissas gerar um relacionamento entre marcas e pessoas. Por isso, ser atuante em suas contas é fundamental para aumentar o engajamento dos seus seguidores com seus perfis.
Além disso, as redes sociais são verdadeiros canais diretos com seu público. Através deste contato é possível identificar e resolver problemas visando o aumento da satisfação dos clientes. Também é possível encontrar oportunidades de negócio interessantes.
Trazer mais pessoas para conhecer seu negócio
Quando você investe em um outdoor ou comercial de televisão, você está colocando dinheiro para que aquele público conheça sua marca, certo?
Nas redes sociais a lógica é a mesma, mas com um público muito maior, menos restrito a horário e bem mais segmentado.
Conhecer melhor o seu público
A melhor forma de realizar ações de marketing digital que tenham potencial de conversão é conhecendo seu público e entendendo o que ele quer.
Através dos anúncios nas redes sociais é possível realizar testes e mensurá-los, de modo a entender o que dá resultado e o que deve ser descartado.
A cada campanha feita você vai conhecendo um pouco mais do seu público, seja na aceitação de um postagem, taxa de cliques, engajamento, comentários e diversos outros indicadores de redes sociais que possam te apontar os caminhos.
Como começar a usar as redes sociais para a divulgação de empresas?
Agora que você já conhece os benefícios e a importância das redes sociais nas empresas, que tal dar os primeiros passos? Para começar é preciso conhecer os dois principais tipos de publicações, veja a seguir.
Conteúdo orgânico
As postagens orgânicas são aquelas que são postadas diretamente no feed e só vão atingir os seguidores do seu perfil.
Cada vez mais as redes sociais vem limitando o alcance deste tipo de publicação, por isso, o importante aqui é: constância, variedade e relevância.
Você deve estabelecer um ritmo de publicações e sempre avaliar os resultados a pequeno, médio e longo prazo. Isso vai te ajudar a entender quais os melhores dias e horários para postar.
Sempre busque variar os formatos em cada canal e observe o que cada rede social preza. O Instagram, por exemplo, vem se tornando cada dia mais uma rede de vídeos e menos de fotos.
Por fim, busque trazer conteúdos de qualidade e que tenham relevância para o seu público. Não se trata apenas de preencher o feed com “coisas bonitas” (a não ser que seu público goste disso), mas de trazer algo que o lead se identifique e comente.
Conteúdo pago
As chamadas postagens patrocinadas são as que mais devem ser calculadas, afinal você estará investindo dinheiro e, por isso, precisa fazer posts voltados para sua persona e estejam de acordo com a jornada de compra.
Para isso, é necessário que você tenha algum conhecimento das ferramentas usadas para fazer os anúncios.
Se você ainda tem pouca ou nenhuma experiência com eles, assista o vídeo abaixo para começar a fazer suas primeiras campanhas.
E aí, entendeu a real importância das redes sociais nas empresas? Sabemos que promover um negócio nas mídias sociais não é uma tarefa simples, uma ferramenta muito útil para os processos diários do marketing são os softwares de automação.
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