Marketing

10 [PRINCIPAIS] indicadores de redes sociais: como medir?

Número de seguidores, curtidas nas publicações, número de comentários e mais.  Todos esses são exemplos de resultados comumente medidos por gestores de redes sociais ou empreendedores que tentam identificar se o marketing para redes sociais está sendo bem executado. Entretanto, será que esses são os indicadores de redes sociais corretos, para os quais você e sua equipe devem olhar para tomar decisões estratégicas? 

Talvez você já tenha ouvido falar no termo “métricas de vaidade”. Eles está relacionado a indicadores que trazem certa satisfação para quem cria, executa e paga pelas ações de marketing digital. Entretanto, pouco dizem sobre o rumo da empresa em direção aos seus reais objetivos. 

Diante dessa inversão de valores, especialistas nos recomendam a fugir das métricas de vaidade e encarar os verdadeiros indicadores de redes sociais.

E alguns exemplos de métricas de vaidade são exatamente os dados que listamos logo no início deste artigo: número de seguidores, curtidas nas publicações, número de comentários, entre outros. 

 Então, quais são os indicadores de redes sociais que você deve acompanhar para tomar decisões corretas e medir os resultados de suas ações? 

É sobre isso que falaremos a seguir! Acompanhe!

Qual é a importância dos indicadores de desempenho de redes sociais?

Antes de entendermos o que cada um dos indicadores de redes sociais quer dizer e como devemos usá-los para evoluir os resultados, é importante entender que existem muitos indicadores de marketing digital, relacionados a muitas questões que envolvem cada etapa de uma estratégia. 

Por isso, os indicadores de redes sociais que sua empresa acompanha, devem estar alinhados aos objetivos que ela tem para cada rede social.

Por exemplo, se o objetivo é levar usuários para o e-commerce e fazê-los comprar, medir as conversões faz todo sentido, uma vez que você estará criando estratégias que busquem atingir esse objetivo. 

Entretanto, se você tem nas redes sociais um canal para consolidação da marca, o alcance e o engajamento possuem muito mais peso em sua avaliação. 

Entendendo isso, seguimos para a apresentação mais detalhada sobre os principais indicadores de redes sociais. 

Indicadores de redes sociais que realmente merecem nossa atenção

Nossa lista de indicadores de redes sociais inclui: 

  1. Alcance
  2. Engajamento
  3. Taxa de Cliques (CTR)
  4. Tráfego de redes sociais
  5. Conversão
  6. ROI
  7. Custo por Lead (CPL)
  8.  Custo por Aquisição (CPA)
  9. Taxa de rejeição
  10. Crescimento por canal

Leia também: [GUIA] 7 redes sociais mais usadas no Brasil

1. Alcance

O alcance representa a quantidade de pessoas que foram impactadas pelas publicações da sua página, em um determinado período (também é possível ver o alcance de cada publicação individualmente).

Existem dois principais tipos de alcance: o orgânico e o pago.

O alcance orgânico representa o número de usuários que foram impactados por suas publicações sem que para isso você tivesse que fazer qualquer investimento em anúncios do Facebook Ads.

Ou seja, o alcance orgânico representa os usuários que foram impactados pela publicação da sua página porque receberam o conteúdo no feed ou, por exemplo, viram um compartilhamento. 

Já o alcance pago, como o próprio nome sugere, mede o número de usuários alcançados a partir de anúncios e impulsionamentos de publicações. 

Ao avaliar o alcance pago você também mede a efetividade do anúncio, entretanto, é importante observar que existem vários tipos de anúncios no Facebook e cada anúncio tem um objetivo claro. Para ampliar os resultados de alcance é necessário criar uma publicidade com esse objetivo. 

Se você não conhece muito sobre Facebook Ads, indicamos que acesse o vídeo abaixo e aprenda mais sobre como usar essa ferramenta de maneira estratégica. 

2. Indicadores de engajamento redes sociais

As redes sociais são lugares de interação social. Nesse sentido, ter uma rede com muitos seguidores, com amplo alcance, mas com baixas taxas de engajamento pode significar que a sua comunicação não está sendo eficiente.

O engajamento nada mais é do que um indicador que mede o envolvimento do público com a sua publicação. 

De maneira geral, quanto mais engajamento, mais o seu conteúdo se mostra alinhado aos interesses do seu público. Ou seja, quanto mais engajamento, melhor!

O indicador de engajamento redes sociais considera:

  • números de curtidas, 
  • volume de comentários, 
  • quantidade de compartilhamentos.

Os indicadores de engajamento redes sociais estão entre os mais importantes para o branding da organziação. 

Fique atento, entretanto, não apenas a quantidade, mas a qualidade das interações.

Publicações em formato de pergunta, meme, vídeos e concursos ampliam consideravelmente o engajamento. 

Lembre-se sempre de criar conteúdos que estejam alinhados às personas da sua empresa, oferecendo conteúdo que interessem a esse público. 

3. Taxa de Cliques (CTR)

Se a sua publicação ou publicações tem como objetivo fazer o usuário clicar e ser direcionado para o site – ou outras páginas – da empresa, medir a taxa de clique é fundamental. 

A taxa de cliques mostra o percentual de usuários que viram a sua publicação e clicaram nela

Essa é uma métrica muito relevante para quem usa as redes sociais dentro do Inbound Marketing, na etapa de atração do público. 

Também é importante para estratégias de anúncios que tenham como foco levar o usuário para outras páginas, sejam de produtos, site da empresa ou landing pages em geral.

Nesse caso, medir o CPC (custo por clique) também vai ajudar a controlar o orçamento das campanhas. 

Taxas de cliques muito baixas podem indicar que sua oferta não é tão tentadora para o único que está recebendo ela.

Além disso, outros elementos como o botão de CTA, o título da publicação e a imagem usada para atrair o usuário, podem precisar de otimização. 

4. Tráfego de redes sociais

Se o CTR mede o interesse dos usuários em acessar a oferta anunciada, a taxa de tráfego mostra quantos, efetivamente, entraram na página indicada pelo CTA.

Um dos papéis centrais das redes sociais é, exatamente, atrair usuários para as páginas da sua empresa, seja para:

  • gerar leads,
  • apresentar um produto,
  • fazer uma oferta,
  • conhecer mais sobre um serviço,
  • baixar um ebook,
  • conseguir um brinde ou outras ações que o site oferece.

Para que tudo isso seja realizado, o usuário precisa clicar no link e entrar na página indicada pela publicação.

É um dos indicadores de redes sociais coletados pelo Google Analytics

5. Conversão

A taxa de conversão mede se a companhia alcançou um objetivo pré-estabelecido. No caso de uma publicação com um produto que leva para uma página de compra, a conversão é a compra.

Para publicações que encaminham o usuário para um landing page com um ebook, a conversão é a download do ebook. 

Essa métrica contribui para uma visão sobre quais são as redes sociais usadas por sua empresa que têm maior poder de conversão e quais os conteúdos melhoram os números desse indicador. 

6. ROI

ROI ou retorno sobre investimento é um indicador de desempenho para redes sociais e pode analisar quanto uma empresa obteve de retorno em uma campanha.

Para calcular o ROI será necessário aplicar a seguinte fórmula:

ROI = (lucro – investimento) / investimento

Multiplicando por 100, é possível chegar a um percentual do retorno sobre o investimento.

O ROI permite que você tenha uma visão clara sobre o resultado financeiro de uma campanha. Na prática, vai mostrar que o valor que foi aplicado trouxe retorno de vendas.

Entretanto, dentro do marketing, medir o retorno de uma estratégia nem sempre é tão simples, não é mesmo? Então, para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto, indicamos que assista ao vídeo abaixo.

7. Custo por Lead (CPL)

Uma das principais estratégias de marketing, a geração de leads também conta com as redes sociais como aliada.

O Custo por Lead (CPL) indica o custo necessário para gerar cada lead.

CPL = (Custo total das campanhas / total de leads obtidos)

O CPL ajuda você a mensurar seu a aquisição se leads está muito cara, ou se está dentro da meta. Afinal, não adianta converter leads, se você está pagando um valor alto demais, que não vai ser superado pelo lucro da conversão.

 8. Custo por Aquisição (CPA)

Similar ao indicador de redes sociais apresentado acima, o CPA mede o valor que a sua empresa investe para conquistar um cliente.

Assim como o CPL, é fundamental saber esse valor para entender se você está, de fato, tendo lucro a cada venda.

CPA = custo total das campanhas / total de compradores obtidos

9. Taxa de rejeição

Sabemos que nem todo lead impactado pela comunicação da nossa empresa será convertido. Entretanto, qual é o percentual dessa rejeição?

Índices muito altos podem indicar que a empresa está sendo pouco eficiente na conversão ou que possui um conteúdo ou oferta desalinhado com a persona.

A taxa de rejeição é uma métrica de monitoramento em redes sociais que acompanha a porcentagem de acessos ao seu site ou blog que não tiveram interações com a página e foram fechadas logo após abertas.

Considere analisar também a taxa de rejeição em conjunto com a taxa de clique e o tráfego vindo das redes sociais. 

10. Crescimento por canal

Falamos no início do artigo que algumas métricas de monitoramento de redes sociais são indicadores de vaidade. Entretanto, se elas forem analisadas em conjunto com outros índices se tornam importantes para medir a eficiência das ações.

Entre os números que podem ser acompanhados aqui estão:

  • número de seguidores,
  • curtidas,
  • número de publicações.

Com essa lista e 10 indicadores de redes sociais você tem em mãos um importante apoio para suas estratégias.

É importante lembrar que os KPIs não devem ser usados apenas como uma visão dos resultados alcançados por ações já realizadas, mas também como um farol para a criação de publicações e campanhas com melhores resultados. Então fique atento e realize uma gestão inteligente da sua empresa.

Sumário.

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