Um dos indicadores de e-mail marketing mais importantes de toda a estratégia é a taxa de abertura de e-mails. Isso porque, não adianta um conteúdo impecável, excelentes ofertas e uma personalização de mensagem ideal, se o lead não abrir o e-mail. Concorda? E nesse sentido, tudo o que você tem para convencê-lo [e a escolha certo do assunto para email marketing.
Para ampliar a taxa de abertura do e-mail marketing da sua estratégia é fundamental criar um assunto que seja atrativo, personalizado, segmentado e que convença o usuário a clientes para abrir sua mensagem.
São centenas de e-mails chegando em todas as caixas de entrada do mundo, todos os dias. E o que faz um lead prestar atenção em uma mensagem e não na outra? Os assuntos para e-mail marketing.
É claro que junto com o assunto, outros elementos como a reputação da empresa que está enviando o e-mail e o grau de relacionamento que a empresa já tem com o lead, também vão definir a probabilidade do e-mail ser ou não aberto. Entretanto, neste artigo, vamos nos concentrar em te ajudar a ampliar a qualidade dos assuntos para e-mail marketing.
24 exemplos de assuntos para email marketing
De maneira geral, para ter boas ideias de assunto para e-mail você deve:
- ser conciso e objetivo no texto que será criado, primeiro porque você terá poucos caracteres e segundo porque estamos falando de um tipo de título, e títulos devem passar informação de maneira a gerar curiosidade,
- evitar palavras que podem identificar seu e-mail como um SPAM, entre elas, “promoção”, “imperdível”, “grátis, “clique aqui” etc,
- transmitir a sensação de que o lead terá acesso a um conteúdo exclusivo e diferenciado (e corresponda a isso dentro do material),
- seja pessoal, usando o nome do lead e compartilhando conteúdos que estejam relacionados ao comportamento do usuário em outras situações (a ferramenta de automação de marketing vai te ajudar a criar esse fluxo),
- invista em testes A/B para avaliar o tipo de assunto para e-mail marketing que sofre melhor efeito sobre seu público.
A seguir, separamos 24 exemplos de assuntos para e-mail marketing e gostaríamos que você observasse algumas características presentes, e que podem ser usadas em sua estratégia como:
- o uso de gatilhos mentais no e-mail marketing, como a urgência e a escassez,
- o uso de dados e números para despertar interesse,
- a necessidade do assunto estar relacionado ao lead que vai receber o material,
- presença de emojis,
- perguntas para fazer o lead se questionar ou se sentir curioso,
- uso de comédia,
- palavras negativas em assuntos para e-commerce.
Agora sim, conheça 24 exemplos de assuntos para e-mail marketing:
- 👜 A bolsa que faz tudo entrou em promoção por 24 horas. – Wish
- Amanda, tem vantagens exclusivas para você! – Petz
- STB – Seu intercâmbio começa agora! – STB
- Quer ganhar noites de recompensa? É fácil! – Hoteis.com
- Respostas sobre cravos que você não sabia 😲 – Sallve
- Acho melhor você se sentar antes de ver estas ofertas… 👀 – Carrefour
- Eu errei, mas agora vou consertar nossa relação. 😉 – Cria
- Como reviver o cabelo sujinho em 3 minutos com Camila Coutinho 👩🏻 – GeBeauty
- 10 erros que cometi ao começar um negócio (e como você pode evitá-los) – Shopify
- Sua Viagem PARCELADA no Boleto! – 123Milhas
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- Tudo o que você NÃO deve fazer para vender mais!
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- Os 15 exames que toda grávida deve fazer | Do 1 ao 5 mês
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- Gostou do Ebook sobre SEO? Confira o Checklist com o passo a passo e comece já!
Como você deve ter observado, os assuntos para e-mail marketing só funcionam e causam o efeito esperado quando alinhados à persona do lead que está recebendo e ao comportamento que ele já teve em relação à empresa.
O exemplo, “Seu intercâmbio começa agora!” da STB, só faz sentido clicar no assunto se o lead estiver interessado, minimamente, em um intercâmbio. Por isso é importante entender a etapa da jornada do cliente para que o assunto seja realmente efetivo.
Um outro bom exemplo dessa necessidade de entender o comportamento do lead é o assunto “Gostou do E-book sobre SEO? Confira o Checklist com o passo a passo e comece já!”.
Esse assunto só faz sentido para leads que leram o ebook mencionado. Logo, para que esse e-mail seja aberto, é importante que sua equipe monitore os usuários e o que eles realizam dentro dos canais da sua empresa.
Isso pode ser feito a partir de uma ferramenta de automação de marketing, que cria fluxo de nutrição, segmenta leads e clientes e acompanha o comportamento deles, permitindo que um e-mail esteja relacionado ao outro. Ou ainda, que o e-mail esteja relacionado a outra atividade executada pelo lead.
É claro que a criação de uma campanha de e-mail marketing eficiente, com bons resultados de ROI, depende de muitos outros fatores, além da escolha dos assuntos para e-mail marketing.
Para saber quais são os próximos passos indicamos que você conheça também um guia completo, “E-mail marketing: Guia completo para começar a aplicar hoje”. Totalmente gratuito, com dicas, dados e informações relevantes para criar uma campanha do zero.
Dentro desse guia você também vai descobrir o papel central da ferramenta de automação de marketing para a criação de campanhas eficientes de e-mail marketing para vendas.
Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead que converteu em uma landing page, por exemplo, o software de automação de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:
- criação de fluxo de nutrição por e-mail marketing,
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Ficou interessado? Entre em contato com a equipe da Ramper e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias.