Usar o CRM no marketing de relacionamento é uma das formas de otimizar os resultados que a sua empresa alcança no contato com o cliente.
Sem dúvida, as ferramentas de CRM permitem maior controle sobre a relação entre empresa e cliente, garantindo maior domínio sobre o comportamento do consumidor, seus interesses, necessidades e o histórico que ele tem com a marca.
Esse volume de informações, gerenciados por um software de CRM, permite que a empresa estabeleça uma comunicação mais segmentada e personalizada com o lead ou prospect garantindo melhores resultados seja na conquista ou na retenção de clientes.
O que significa CRM no marketing de relacionamento?
CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. Estamos falando de uma estratégia, um conjunto de boas práticas e de uma ferramenta que faz a gestão do relacionamento com o cliente.
Sem dúvidas, cada vez mais o relacionamento com o cliente inicia antes de uma venda realmente acontecer.
E é esse relacionamento o responsável por oferecer ao consumidor uma experiência de excelência.
Essa experiência, por sua vez, garante melhores resultados em várias áreas, entre elas:
- vendas,
- reputação da marca,
- satisfação do consumidor,
- retenção de cliente,
- fidelização.
Como resultados, a empresa gera mais receita e amplia a receita, como é observado na pesquisa que indica que 73% das empresas com maturidade “acima da média” em experiência do cliente têm desempenho financeiro 44% melhor que seus concorrentes.
Perceba que é uma cadeia de resultados que surgem a partir da capacidade da sua empresa estabelecer uma relação eficaz com os prospects, leads e consumidores da marca, tudo isso por meio do marketing de relacionamento e da otimização por meio do uso de CRM.
Logo, o uso do CRM no marketing possui algumas funcionalidades específicas, que contribuem para os resultados da empresa relacionados tanto ao marketing como vendas, e em alguns casos relacionados também ao atendimento ao cliente.
Quais as vantagens do CRM para o marketing de relacionamento?
Antes de aprofundarmos as vantagens do uso de um CRM no marketing de relacionamento, é importante entender quais as funcionalidades do CRM podem ser melhor aproveitadas por uma estratégia de marketing de relacionamento, entre elas:
- acesso a base de dados com informações sobre comportamento dos consumidores, qualificação de leads e mais,
- integração facilitada com o setor de vendas, possibilitando segmentar clientes, fazer previsões de venda e analisar a performance,
- facilitação do pós-venda e do atendimento ao cliente,
- acompanhamento de dados e performance do setor e mais.
Na prática, o CRM permite que o marketing de relacionamento seja executado nas várias etapas da jornada do cliente, durante a relação dele com a empresa.
O sistema de CRM permite a execução de algumas ações, a automação de atividades de relacionamento e o registro do histórico do cliente com a empresa.
Como já vimos, tudo isso contribui para o estabelecimento de uma relação mais íntima entre empresa e cliente. De fato, 72% dos consumidores esperam que os atendentes conheçam seu histórico com a empresa.
Leia também: Automação de CRM: o que é, usos e benefícios para a empresa
Entre as vantagens do uso do CRM no marketing de relacionamento estão:
- maior conhecimento sobre a persona de cliente da marca, seus interesses e comportamentos,
- automação de atividades de relacionamento,
- maior controle sobre a etapa da jornada de compra de cada cliente,
- ampliação da capacidade de gerar engajamento junto ao cliente,
- acompanhamento de indicadores de marketing.
Qual a ferramenta que representa o marketing de relacionamento?
Aqui a resposta a essa pergunta, “qual a ferramenta que representa o marketing de relacionamento”, pode ser uma dupla de ferramentas: um software de automação de marketing integrado a um CRM.
Um sistema de automação de marketing oferece benefícios como:
- realização de nutrição de leads com fluxos de automação de marketing,
- qualificação de leads para marketing e leads para vendas (MQL e SQL),
- pontuação automática de leads por meio de funcionalidades como lead scoring,
- criação de campanhas de e-mail marketing segmentadas,
- otimização da captação de leads,
- acompanhamento das interações do lead por meio de funcionalidades como o lead tracking, e mais.
Já uma ferramenta de CRM oferece benefícios como:
- fornece dados atualizados dos leads que estão no processo comercial e contribui para a gestão desses contatos também por meio de ações de marketing de relacionamento,
- concentra informações para o controle do histórico da relação do cliente com a empresa,
- facilita o acompanhamento dos leads pelas etapas do funil de vendas,
- nutri o marketing com informações relevantes sobre a qualificação de leads,
- contribui para uma maior taxa de conversão.
Então qual usar? Software de automação de marketing e CRM? Sem dúvida uma dobradinha entre essas duas ferramentas é uma escolha muito inteligente da sua empresa, otimizando os resultados de vendas e marketing, constantemente.
Com marketing e vendas cada vez mais conectados como departamentos, criando o que hoje conhecemos como vendarketing, a união dessas duas plataformas, CRM e automação de marketing, pode gerar um salto de qualidade nos resultados da organização.
Dentro desse cenário, a LAHAR e a Piperun, líderes do mercado, lançaram uma parceria para integração, agora será possível utilizar todos os serviços do CRM da Piperun de forma integrada ao software de automação da LAHAR, facilitando o uso conjunto na sua estratégia.
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