Entre as dicas de Google Ads mais preciosas para que você tenha sucesso em sua campanha estão:
- Conheça o tipo de cobrança da plataforma
- Defina o tipo de campanha ideal
- Aprenda a estruturar uma campanha
- Domine a Ferramenta de Palavras-Chave
- Segmente seu público
Controlar todos esses aspectos é fundamental para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia de marketing digital.
Muitos empreendedores se questionam se o Google Ads vale a pena. A questão é o potencial da ferramenta é gigante e envolve benefícios como:
- resultados a curto prazo;
- segmentação de público;
- segmentação de anúncios por palavras-chave;
- possibilidade de pausar as campanhas a qualquer momento;
- flexibilidade no valor investido para a campanha;
- acompanhamento de resultados em tempo real.
Entretanto, é precisa saber como fazer uma campanha que alcance os objetivos de marketing como:
- tráfego;
- leads;
- vendas.
É por isso que as dicas de Google Ads, a seguir, são tão relevantes. Elas permitem que você garanta a organização dos aspectos principais de uma campanha na plataforma e, consequentemente, te ajudam a gerar resultados positivos.
Leia também: 5 técnicas infalíveis de como rankear meu site no Google
5 dicas de Google Ads para começar sua campanha!
As dicas que apresentamos a seguir reúnem informações gerais sobre como criar campanhas no Google Adwords, com insights que vão te ajudar a alcançar um melhor resultado com a plataforma.
Entretanto, se você quer turbinar suas campanhas de anúncios pagos diversificando investimentos estrategicamente uma dica é acessar o “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”. Um ebook gratuito e completo sobre links patrocinados, ideal para uma estratégia completa.
Bom, seguindo! A seguir separamos dicas de Google Ads poderosas. Confira!
1. Conheça o tipo de cobrança
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Google Ads é o modelo de cobrança da plataforma.
O mais comum é o CPC ou custo por clique. Nele sua empresa realiza o pagamento para o Google apenas quando um usuário clica no anúncio (independente do formato escolhido). Isso quer dizer que se ninguém clicar você não paga nada à plataforma.
Não existe um custo fixo por clique. Ele depende da palavra-chave, do formato e da segmentação usada.
Enquanto estiver configurando sua campanha você vai ter acesso a uma média do custo do clique.
2. Defina o tipos de campanha
A escolha do tipo de anúncio também é uma etapa muito estratégica. Um e-commerce, por exemplo, pode aproveitar os benefícios de anunciar no Google Shopping mais do que se anunciar na rede de pesquisa.
A imagem abaixo mostra um exemplo de como os anúncios do Google Shopping são apresentados.
Entre os formatos mais comuns do Google Ads estão:
- Rede de Pesquisa: aparecem como os primeiros resultados de uma pesquisa no Google. Possuem a tag “anúncios” para diferenciá-los dos resultados orgânicos;
- Rede de Display: os anúncios aparecem em sites parceiros do Google que possuem cadastro no Google Adsense. Muito usado para campanhas de remarketing;
- Vídeos no Youtube: são os vídeos patrocinados no Youtube;
- Google Shopping: são os anúncios dinâmicos que aparecem quando buscamos por um produto específico na internet. Uma opção muito interessante para e-commerces.
Para definir qual formato usar é preciso que você tenha em mente quais são seus objetivos, produtos e quais personas estão se relacionando com a sua marca.
No vídeo abaixo você passa a conhecer melhor os tipos de anúncio e a entender qual é o melhor para o seu objetivo. Confira!
3. Aprenda a estruturar uma campanha
Ao montar seu anúncio tente mantê-lo organizado. Uma dica para isso é estruturar as campanhas por temas e produtos.
A própria ferramenta possui a separação entre campanha, grupo de anúncio e anúncios. Mas o que cada um representa e como organizar essa estrutura de maneira mais didática? Essa é uma dúvida muito comum.
Caso você esteja montando um campanha para um e-commerce, uma dica para Google Ads é organizar:
- Campanha: criar uma campanha para cada categoria do site ou localidade.
- Grupo de Anúncios: criar um grupo de anúncios para cada produto.
- Anúncios: usar diferentes opções de anúncios e identificar qual tem melhor performance.
4. Domine a Ferramenta de Palavras-Chave
A ferramenta de planejamento de palavra-chave do Google é fundamental para a construção de um anúncio.
É por meio dela que você vai definir para quais termos de busca seu anúncio deve aparecer, seja no Google Shopping ou em pesquisa.
Esses termos também ajudam a definir em quais sites e blogs uma campanha de Display e Youtube Ads deve surgir.
Nessa etapa algumas dicas de Google Ads são fundamentais, por exemplo:
- inclua no máximo 20 palavras-chave;
- prefira palavras-chave long tail (como mesa de escritório) e evite usar palavras-chave com apenas um tempo como “mesa”;
- aproveite o recurso de palavras-chave negativas (por exemplo, mesa de bilhar).
5. Segmente seu público
Analise as segmentações disponíveis pela plataforma e utilize o recurso tendo suas personas em mente.
Lembre-se de configurar a campanha para a região que você deseja atingir.
Para aprender na prática como criar um anúncio e receber mais dicas de Google Ads, indicamos que assista ao vídeo abaixo, produzido pela equipe do Google no Brasil.
Esperamos que nossas dicas de Google Ads tenha ajudado, entretanto, nós sabemos que ainda existem muitas questões em torno das campanhas de anúncios pagos na internet, por exemplo, qual é melhor: Google Adwords ou Facebook Ads?
Por isso indicamos que você conheça o nosso ebook gratuito “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”. Com ele você vai solucionar todas as suas dúvidas! Vale a pena conferir.
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