Marketing

Como anunciar no Google Shopping: da criação da conta à otimização do anúncio

O Google Shopping é uma das formas de anúncio oferecidas pelo Google e é especialmente valiosa para divulgar produtos de lojas virtuais. Entretanto, muitos empreendedores ainda tem dúvida de como anunciar no Google Shopping.

Ele faz parte do conjunto de anúncios de pesquisa do Google e tem poder de direcionar tráfego qualificado para seu ecommerce.

Afinal, usuários que pesquisam por um produto estão interessados naquele produto, mesmo que seja apenas para fazer uma pesquisa de preço.

Como anunciar no Google Shopping

Com amplo destaque dentro das páginas de resultado de pesquisa do Google esse modelo de anúncio oferece altas taxas de cliques e conversão.

Isso se traduz em mais tráfego e mais clientes para sua loja.

Para conseguir isso, entretanto, é preciso aprender como anunciar no Google Shopping.

Vamos lá!

Como anunciar no Google Shopping? Passo a passo

1. Criação de conta

O primeiro passo para quem deseja aprender como anunciar no Google Shopping é se inscrever no Google Merchant Center.

Preencha as informações que a plataforma solicitar sobre seu negócio e siga os passos de verificação do seu site para garantir que você é proprietário do canal.

Como anunciar no Google Shopping

2. Carregue seus produtos

Para cada produto que você deseja anunciar no Google Shopping será necessário preencher dados como:

  • nome de produto;
  • imagem;
  • descrição;
  • categoria e mais.

Calma! Existem formas de não precisar cadastrar todos os produtos um a um.

Você pode usar uma extensão ou aplicativo que extrai dados de produtos do seu site e os formata automaticamente de acordo com os padrões do Google Shopping.

Após a importação de dados o Google realiza um “Diagnóstico” para garantir que os itens apresentam todos os dados necessários.

Alguns produtos exigem informações como tamanho e estoque.

Você pode acompanhar os produtos enviados na área de “Produtos” do Google Merchant Center em “Itens Ativos”.

Como anunciar no Google Shopping

3. Vincule o Merchant Center ao Google Ads

Assim que você tiver todos os produtos prontos no Merchant Center vincule-o ao Google Adwords.

Antes de criar sua campanha analise se você cumpriu todos os requisitos das campanhas do Google Shopping.

Se estiver tudo certo é hora de passar para a próxima etapa de como anunciar no Google Shopping. Finalmente criar sua campanha!

4. Crie sua campanha no Google Shopping

Depois de seguir os passos acima sobre como criar campanhas no Google Shopping é preciso:

  1. Fazer login no Google Ads;
  2. Clique em Campanhas;
  3. Selecionar o botão de adição (+);
  4. Selecionar a opção “Nova campanha”;
  5. Em “Tipo de campanha”, selecione Shopping. Como anunciar no Google Shopping
  6. Escolha um dos objetivos da campanha:
  • Vendas (Sales) – mais usados;
  • Leads;
  • Tráfego do site;
  • Sem um objetivo.
Como anunciar no Google Shopping

7. Defina as configurações de orçamento da sua campanha, como:

  • lance máximo de CPC;
  • orçamento;
  • prioridade da campanha.

Leia também: Google Ads para Iniciantes: Glossário e erros mais comuns

  1. Clique em Salvar e continue.
  2. Agora é hora de Criar um grupo de anúncios. Na seção “Tipo de grupo de anúncios”, você precisará tomar algumas decisões sobre como organizar sua campanha:
  • promover seus produtos individualmente ou;
  • usar o Showcase Shopping para promovê-los coletivamente.

Parece bastante complicado, mas ao fazer o passo a passo na prática você verá que as coisas são menos difíceis do que parecem.

Dicas para criar anúncios no Google Shopping

Ao criar um anúncio no Google, algumas dicas simples podem tornar seus resultados ainda melhores, com melhores resultados de taxa de conversão e maior retorno sobre investimento.

Entre as dicas de como anunciar no Google Shopping estão:

  • otimize o título dos anúncios do Google Shopping com menos de 70 caracteres;
  • otimize as descrições dos anúncios do Google Shopping para até 500 caracteres e deve ser rico em palavras-chave e ilustrativo;
  • lembre-se de evitar o uso excessivo de linguagens promocionais.

Essas dicas vão ajudar a obter melhores resultados em seus anúncios.

Cliques e conversões ajudam nos resultados de suas estratégias de marketing.

Aproveite ao máximo o Google Shopping

Como proprietário de lojas online, aprender como anunciar no Google Shopping permite que você atraia mais tráfego e alcance mais compradores em potencial enquanto eles pesquisam produtos para comprar no Google.

Os anúncios também mantém a exatidão das informações do seu produto, para que seus clientes em potencial encontrem os itens atuais relevantes e atualizados que estão pesquisando.

Além do Google Shopping existem outros modelos de anúncios pagos, tanto dentro do Google Adwords como em outras plataformas como Facebook Ads, Youtube Ads e Instagram.

E aí, gostou das nossas dicas de como anunciar no Google Shopping? Ainda tem algumas dúvidas? Compartilhe seu comentário conosco! Tem alguma dica de AdWords para nos contar?

E não deixe de conferir nossa postagem sobre como rankear melhor no Google com seu site?

Além de modelos de anúncios você também pode conseguir posicionamento orgânico com estratégias como SEO.

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]