Marketing

4 tipos de email marketing que devem estar em sua estratégia [com exemplos]

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, exitem vários tipos de email marketing. Cada um deles pode ser fundamental para uma fase de sua estratégia.

Para entender quando enviar cada um dos tipos de e-mail marketing você deve pensar em elementos como o objetivo do e-mail e a etapa do funil de vendas a qual aquele conteúdo atende.

Para tornar toda essa teoria mais simples, a seguir listei 4 tipos de email marketing, seus usos, vantagens e funções. Confira!

Tipos de email marketing: 4 modelos para sua estratégia digital

As campanhas de email marketing podem ser usadas para:

  • divulgar um novo produto ou serviço;
  • compartilhar um conteúdo relevante;
  • informar o cliente sobre transações como confirmação de compra;
  • e muito mais.

Entender os tipos de e-mail marketing vai te ajudar a estabelecer uma relação mais inteligente com seus leads, oferecendo a eles o que precisam, quando e onde desejam. 

1. Email transacional

O e-mail transacional é o mais simples de ser usado, afinal ele está ligado a uma transação entre marca e cliente.

Quando você realiza uma compra pela internet, seja de um produto ou um serviço como um curso, você recebe uma série de e-mails confirmando :

  • pagamento;
  • reserva;
  • envio;
  • aprovação do cartão de crédito.

Esse modelo é um tipo de e-mail marketing transacional.

As lojas virtuais usam plataformas de automação de email marketing para que a cada nova etapa um e-mail seja enviado ao lead sem que nenhum funcionário da empresa precise ativar esse envio.

O e-mail de boas vindas recebido quando nos cadastramos em um site para receber novidades também é um exemplo de e-mail transacional.

2. Compartilhamento de conteúdos relevantes

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing esse é o tipo de e-mail mais usado para realizar a nutrição de leads.

Você pode usar esse modelo para compartilhar conteúdo relevante que vai informar seu público.

O objetivo desse tipo de e-mail marketing é fazer com que o público se engaje mais com a sua empresa e assim caminhe pelas etapas do funil de vendas, rumo a conversão de lead em cliente.

É importante considerar cada uma das etapas dessa jornada do cliente criando fluxos de nutrição de acordo com o comportamento de cada lead.

Essa etapa você ainda não está tentando vender seus produtos, apenas criar uma base sólida para um relacionamento duradouro.

Algumas das sugestões de conteúdos que podem ser enviados são:

  • novo post blog;
  • um ebook;
  • convite para um webinar e mais.

3. E-mails promocionais

Algumas empresas acham que esse é o único tipo de email marketing que existe, mas como já vimos, não é!

É claro que suas ações de marketing tem como objetivo gerar mais vendas para sua empresa, entretanto, se você já conhece o Inbound Marketing, sabe que o comportamento do consumidor mudou e que anúncios não são a forma mais convidativa de abordar um possível cliente.

Se você ainda não conhece o Inbound Marketing eu sugiro que pare um pouco o que está fazendo e assista ao vídeo abaixo. Compreender essa estratégia é parte fundamental de seu aprendizado sobre os tipos de email marketing. 

Voltando ao tipo de e-mail promocional, é claro que ele tem sua hora para ser usado e quando isso tiver que acontecer você deve manter a segmentação de seus contatos, enviando ofertas que interessem a cada persona de sua marca.

Envie ofertas relacionadas à produtos e serviços pelos quais o lead já demonstrou interesse. Isso também pode ser realizado por um software de automação de marketing.

Um outro momento de realizar o envio desse tipo de e-mail marketing é após um cliente fazer uma compra. Uma sugestão é enviar um desconto exclusivo para novas aquisições.

tipos de email marketing

4. Pesquisas de opinião

Já deu preguiça só de imaginar receber um e-mail desse tipo?

Mas saiba que eles são ótimas fontes de informação para sua empresa e com o atrativo certo também podem despertar o interesse do lead em respondê-lo.

Por exemplo, se um lead deixou produtos no carrinho de sua loja virtua, você pode perguntar a ele porque tomou essa decisão.

Isso vai te ajudar a ter insights sobre melhorias em suas ofertas e vai mostrar ao potencial cliente que você se importa com ele.

Use os resultados da pesquisa para criar novas estratégias e ofereça sempre um brinde ao lead, por sua participação.

Como gerenciar todos os tipos de e-mail marketing?

Aprender como como criar campanhas de email marketing pode ser cansativo, mas se mostra muito rentável para as empresas.

O ROI da estratégia é alto e o custo para começar uma campanha é relativamente baixo.

Entretanto, não basta disparar e-mais em massa e esperar que chova cliente em sua horta.

Entender os tipos de e-mail marketing existentes e quando usar cada um é fundamental para bons resultados sejam eles de alcance, engajamento ou vendas.

Como dissemos acima, pode parece impossível gerenciar tudo isso, mas a verdade é que atualmente os softwares de automação de marketing deixaram tudo muito mais fácil e sua equipe só precisa configurar as campanhas e os fluxos de e-mails uma vez.

A partir disso e do comportamento dos usuários, os e-mails são enviados automaticamente de acordo com sua programação.

Com um fluxo baseado no comportamento do lead, os emails podem aumentar as oportunidades de conversão.

Leia mais: Fluxo de automação: 8 etapas e exemplos de e-mail marketing

Um software de automação de marketing deve oferecer uma ampla gama de modelos e funções de campanha que criam uma infinidade de oportunidades de marketing e vendas.

Esses 4 tipos de email marketing são uma ótima base para sua estratégia geral. No entanto, se você estiver interessado em aprender mais sobre como otimizar seus emails, entre em contato com a equipe da LAHAR.

Somos uma solução completa de Inbound Marketing para você gerar leads qualificados, criar ações de nutrição de marketing e aumentar os resultados de suas campanhas de marketing.

Entre em contato com a nossa equipe, crie sua conta grátis e descubra como nosso software pode ajudar em suas ações de marketing e vendas, auxiliando seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes.

Sumário.

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