Entre os cuidados necessários para que sua campanha de e-mail seja um sucesso, está a necessidade de atenção ao tamanho do e-mail marketing.
Afinal, os filtros de spam estão de olho em diferentes variáveis que podem dificultar o recebimento das mensagens por seus leads. Entre os elementos que são observados estão as dimensões do e-mail marketing.
Qual é o tamanho do e-mail marketing perfeito?
O tamanho ideal para e-mail marketing é de 600 pixels de largura. Já o tamanho das imagens deve ser de até 100 kbs cada e 500 kbs no total. Dessa forma, você evita que o seu material fique preso nos filtros de spam.
A regra de largura do e-mail e das imagens se aplica para campanhas que enviam e-mail marketing para provedores de webmail como Gmail, Yahoo!, AOL e Outlook. Exceder o tamanho do e-mail, mesmo que em um byte, provavelmente, custará uma viagem para a pasta de spam.
Velocidade de carregamento
Além dos limites estabelecidos, é interessante notar que o tamanho do e-mail abaixo de 100 KB apresenta outras vantagens, por exemplo, um e-mail mais leve exige um menor tempo de carregamento.
Se o seu material for composto de imagens grandes e pesadas, excedendo o tamanho ideal para email marketing, o tempo de carregamento aumentará.
A cada dia mais, as pessoas têm aberto seus e-mails em tablets e smartphones. Atualmente, 53% dos e-mails são abertos em dispositivos mobile.
Por isso, é importante pensar que a velocidade de carregamento da sua campanha de e-mail nesses aparelhos será mais lenta do que no computador.
Leia também: 7 TOP estratégias de como fazer e-mail marketing
Como criar layout de e-mail marketing?
Existem várias questões a serem pensadas quando se deseja aprender como criar layout de e-mail marketing.
Além das dimensões do e-mail marketing, outros fatores são muito importantes para a conversão de leads em clientes, precisam ser consideradas, entre elas a necessidade de criar um título de e-mail marketing atraente e que desperte interesse e curiosidade.
Após conquistar o clique, é hora de engajar o lead a partir de um layout bem desenvolvido, esteticamente condizente com o negócio e que encoraje o usuário a interagir com suas chamadas de ação.
Para criar um layout de e-mail marketing eficiente indicamos que você acesse o artigo, “Como usar o layout de e-mail marketing para melhorar os resultados de suas campanhas”, com dicas importantes para essa etapa.
3 regras de ouro para manter o tamanho do e-mail marketing correto!
Aqui estão algumas regras simples que você deve seguir ao trabalhar com um dos componentes mais importantes do tamanho do e-mail marketing: as imagens.
1. Nunca faça um e-mail com uma imagem única
Os filtros de spam geralmente identificam quando os e-mails são formados apenas por uma imagem única e utilizam isso como critério para filtrá-los.
Por isso você deve construir seu e-mail marketing em HTML.
O primeiro passo para criar layout de e-mail marketing é a escolha de uma plataforma de disparo que possua templates de e-mail marketing prontos em HTML para envio do material.
Entre as plataformas que te ajudam na construção do template do e-mail marketing você pode contar com:
- MailChimp,
- Sendinblue,
- Nitronews e outras ferramentas que você encontra no mercado.
2. Atenção ao inserir imagens no e-mail marketing
Como dissemos acima, a largura máxima sugerida para as imagens que estarão em seu e-mail marketing é de 600 pixels.
Alguns provedores (como Hotmail e Gmail), usam janelas de tamanhos diferentes que acabam escondendo partes importantes do layout, inserindo as barras de rolagem horizontais, por exemplo.
Atente-se para usar dimensões de email marketing que seja legível em diferentes tamanhos de tela, inclusive celular e tablet.
Use poucas imagens para evitar os efeitos do bloqueio automático. A referência de mercado é de no mínimo 60% texto e 40% imagens.
- Adicione a tag ALT: são textos alternativos que aparecem quando, por qualquer que seja o motivo, a imagem não pode ser exibida no e-mail. Esses textos devem descrever de forma bem resumida o conteúdo da imagem.
- Reduza o peso da imagem: imagens muito pesadas demoram a carregar, o que pode fazer com que o usuário desista de visualizar o e-mail e o exclua. Devido a isso é importante otimizá-las, reduzindo ao máximo seu peso e mantendo a qualidade. Uma ferramenta que você pode utilizar é o site TINY.PNG.
3. Use o formato .png em vez de .jpg para suas imagens
O formato .png permite otimizar as imagens, tornando-as mais leves, sem alterações de qualidade.
Bônus: E quanto aos anexos?
Os anexos grandes serão reconhecidos como prejudiciais por muitos provedores de e-mail como o Gmail e, portanto, podem aterrar uma mensagem na pasta de spam.
Se você decidir usar anexos em seu e-mail, verifique se o tamanho de cada anexo não é maior do que 2 MB e o tamanho total dos anexos não é superior a 10 MB.
Sugerimos evitar todos os anexos, usando links para arquivos armazenados ou landing pages.
Motive seus assinantes com o uso de call to action com o objetivo de fazê-lo clicar para aumentar sua CTR (taxa de cliques), visitas ao site e reconhecimento da marca.
Tamanho de e-mail marketing x conteúdo a ser transmitido
Além do tamanho do e-mail marketing, outro fator para atingir o formato ideal é adequar o volume de conteúdo ao espaço a ser utilizado por você em sua campanha.
Separamos uma listinha do que levar em conta para pensar no tamanho do e-mail marketing e assim identificar qual modelo de e-mail marketing você deverá utilizar.
- Para quem você está enviando o e-mail marketing: pensar nos seus públicos, ou nas personas, que deseja atingir é fundamental antes de enviar qualquer material para auxiliar na construção do tipo de conteúdo que deve ser elaborado.
- Que tipo de e-mail marketing você vai enviar? Você pretende enviar uma confirmação de pagamento ou um e-mail marketing divulgando um desconto imperdível? Você está divulgando um post no blog que desenvolveu ou lançando novos produtos? Cada e-mail marketing necessita de atenções especiais e devem ser compostos de informações específicas que mudam a estrutura e o tamanho do material.
- Sobre o que você vai falar? Saber sobre o que vai falar e quais informações colocará no e-mail marketing é primordial, afinal, com a organização do material que deve estar presente no e-mail você também definirá o tipo e quantidade de imagens e textos. Organização e planejamento não podem ficar de fora em campanhas como esta.
Garantindo o tamanho do e-mail marketing para fugir do SPAM
Os filtros de spam geralmente são mal interpretados como um obstáculo agravante para alcançar um cliente, mas seu único objetivo é melhorar a qualidade do e-mail e da experiência do cliente.
Por isso, ao pensar em criar um layout de e-mail marketing tenha sempre em mente o objetivo de produzir um material de qualidade.
Inclua informações necessárias e imagens atraentes, mantendo seu tamanho de e-mail dentro dos limites apresentados.
Quando bem executado, o envio de e-mail marketing é uma estratégia de nutrição de leads fundamental para qualquer negócio.
A qualificação de leads permite que sua empresa se comunique com clientes de cada nível da jornada do consumidor, dentro do funil de vendas.
Trata-se de uma estratégia que se inicia na captação de leads e não tem fim, uma vez que o relacionamento com o cliente não deve ter interrupção.
Gostou das dicas sobre como o tamanho de e-mail marketing pode influenciar nas taxas de conversão de suas campanhas? Deixe nos comentários suas dúvidas e outras dicas que possam ajudar nossos leitores!