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O que é SMS interativo e porque usar na estratégia de marketing da empresa

Para quem acha que as mensagens de texto morreram, o SMS interativo está aí para provar o contrário. Mesmo com o crescimento dos aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, o SMS continua um recurso de comunicação eficaz nas estratégias de marketing.

Além de eficazes, as campanhas de SMS possibilitam uma comunicação direta e tem um custo acessível para as empresas que investem no recurso.

Outra vantagem do SMS interativo é conseguir fazer disparos de mensagens em massa, assim como é feito com as campanhas de e-mail marketing

Se a sua empresa investe no mercado digital deve focar em oferecer interatividade e experiências diferentes para os usuários. 

O SMS interativo é uma ótima maneira de criar campanhas simples e objetivas. Quer saber mais vantagens de usar esse recurso? Continue lendo e conheça mais quatro motivos para usá-lo.

O que é SMS interativo?

O SMS interativo é um serviço de envio de mensagens de texto, geralmente, por parte de empresas, e que permite a resposta por parte de quem recebeu o conteúdo. Assim, ao receber uma mensagem o usuário pode responder e ter algum benefício associado a isso. Por exemplo, é possível interagir com uma mensagem que pergunta “deseja receber seu horóscopo diário? Responda SIM e comece agora mesmo”. 

Entre as possibilidades de uso está o envio de SMS para pesquisa de satisfação.

Imagine um e-commerce que envia um SMS interativo solicitando que o cliente escolha entre muito satisfeito, satisfeito, indiferente ou insatisfeito com a velocidade de entrega de um produto. 

A partir das respostas é possível acompanhar a percepção do consumidor sobre um serviço e assim agir para melhorá-lo. 

Entretanto, o SMS para pesquisa de satisfação não é o único uso dessa ferramenta. Conheça mais sobre suas vantagens, a seguir.

SMS interativo: 4 motivos para incluir na sua estratégia

A seguir, listamos quatro razões para usar o SMS interativo dentro da sua empresa: 

1. Taxas de leitura e abertura excelentes

2. Personalização das mensagens

3. Acesso a métricas de desempenho

4. Vários formatos de interação para o SMS interativo

Confira!

1. Taxas de leitura e abertura excelentes

Um diferencial do SMS interativo é que ele é enviado e lido com agilidade — exatamente em até três minutos depois de recebido. Isso significa uma taxa de abertura de 97%.

Mesmo se a mensagem demorar para ser lida, as chances de que o receptor abra em algum momento são grandes. 

Assim, essa ferramenta se torna um ótimo canal para gerar leads qualificados e estreitar a relação entre empresas e clientes.

As mensagens podem ser programadas para horários estratégicos do dia que sejam favoráveis ao cumprimento da ação proposta.

Pelo SMS interativo, você pode propor interações como:

  • acesso a uma página de produtos com desconto;
  • resposta a pesquisas de opinião;
  • cupom de desconto para compras com link, etc.

2. Personalização das mensagens

Essa vantagem do SMS interativo, se bem utilizada, traz ótimos resultados.

O envio de mensagens personalizadas aumenta ainda mais as chances de obter a resposta desejada com a mensagem de texto.

As ferramentas de envio de SMS interativo permitem a personalização das mensagens, de acordo com o cadastro do usuário no banco de dados. 

Assim, o SMS é excelente para valorizar a produção de conteúdo relevante, mostrando ao seu público que a empresa sabe suas necessidades e tem soluções para elas. 

Invista em benefícios atrativos nas interações como cupom de desconto, acesso a promoções exclusivas, etc.

3. Acesso a métricas de desempenho

Os serviços que fazem disparo de SMS interativo fornecem métricas de desempenho das campanhas como as taxas de respostas.

Esses relatórios são essenciais para as análises futuras dos resultados gerados através desse canal de marketing.

Como o uso de caracteres é limitado — 160 caracteres — o texto precisa ser objetivo, ter um bom CTA e, caso inclua um link, encurte a URL para economizar caracteres. 

Aprenda quais são as perguntas de vendas certas para prospectar, qualificar e diagnosticar clientes.

4. Vários formatos de interação para o SMS interativo

O SMS interativo permite propor uma ação rápida ao usuário. Com ele é possível divulgar tanto produtos quanto serviços. 

Os formatos de campanha são variados e incluem envio de SMS para pesquisa de satisfação, enquetes e campanhas promocionais. Falamos mais de cada um a seguir:

Pesquisa de SMS

Seu cliente fez uma compra no seu site e você quer saber o que ele achou? Através do SMS interativo, você pode enviar a pesquisa de forma direta para os clientes.

Já que o SMS é aberto e lido muito mais que o e-mail, por exemplo, vale a pena substituir o envio das pesquisas para as mensagens de texto. 

O segredo é tornar o processo simples. Crie formulários de múltipla escolha ou adicione um link que redirecione para uma página simples com apenas uma pergunta estratégica.

Isso faz do SMS interativo uma forma muito objetiva de obter as respostas que você precisa. 

Aprenda ‘9 técnicas realmente eficientes para aumentar a taxa de conversão de leadsneste outro post.

Enquetes por SMS

As enquetes via SMS interativas são muito utilizadas em reality shows de TV como Big Brother Brasil e The Voice para as votações ao longo dos programas.

Para empresas, essa estratégia pode ser usada para descobrir diferenciais em relação à concorrência ou a preferência do público em relação a uma futura ação.

Perguntas como: “Qual vantagem você gostaria de ver na nossa próxima campanha?”. Ofereça as opções e depois mensure qual foi a mais votada. Você ainda pode acompanhar o resultado em tempo real. 

Campanhas promocionais

Cupons de desconto, campanha de frete grátis, desconto no carrinho para compras acima de algum valor mínimo, são alguns exemplos de campanhas promocionais via SMS interativo.

Para essas ações, inclua um link trackeado para mensurar o acesso vindo das mensagens de texto. O link também facilita a execução da compra, pois no próprio celular ele finaliza o processo. 

Atendimento via SMS

Também é possível realizar atendimento via SMS, oferecendo mais uma canal de apoio aos consumidores. Dessa forma, a empresa responderia às mensagens de clientes, para oferecer suporte e contribuir para o sucesso do cliente.

De maneira geral, o SMS interativo tem como característica principal a possibilidade de troca de mensagens entre a empresa e o lead, contribuindo para a experiência do usuário com a organização e permitindo um relacionamento eficiente e de baixo custo. 

O que você achou das vantagens e formatos de uso do SMS interativo? Este é um recurso valioso de acrescentar em seu processo de marketing e suas etapas

Usado da forma certa, as mensagens de texto tem potencial de retornar o investimento e aumentar os lucros da empresa. Para que sua empresa possa realmente aproveitar essas vantagens, é indicado o uso de uma ferramenta que inclua o SMS como uma opção de plataforma de relacionamento com o cliente, tornando mais eficiente essa relação.

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Sumário.

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