Está em busca de qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo? O Inbound Marketing é uma estratégia que pensa no trabalho conjunto de diferentes ações de marketing digital. O marketing de conteúdo, por sua vez, é uma dessas ações que fazem parte de uma estratégia de Inbound Marketing.
Ou seja, o marketing de conteúdo faz parte do Inbound Marketing, mas não é o Inbound Marketing.
Qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo?
Além do marketing de conteúdo, o Inbound Marketing contempla estratégias como:
- SEO;
- automação de marketing;
- marketing em redes sociais;
- e-mail marketing;
- nutrição de leads;
- geração de leads e mais.
Imagem: Weidert
Entretanto é bastante comum que as pessoas confundam as estratégias e se questionem qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo, principalmente pelo fato de que grande parte das demais estratégias dentro do Inbound também envolvam a produção de conteúdo.
Quando falamos de marketing em redes sociais, por exemplo, estamos nos referindo a uma estratégia voltada ao engajamento que estabelece contato por meio de textos, vídeos, áudios, GIFs …
Tudo isso representa tipos de conteúdo usados para estabelecer um relacionamento entre marca e clientes (usuários e seguidores).
Dentro de uma estratégia de SEO a produção de conteúdo é fundamental para a compreensão da relevância das páginas de um site, que terão melhores posições dentro do ranking do Google.
O e-mail marketing também distribui conteúdo, ao mesmo tempo que também é conteúdo, a nutrição de leads também recorre ao conteúdo para oferecer relevância … e por aí vai!
Leia também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site
Entretanto, o marketing de conteúdo não contempla todas as etapas de criação das estratégias listadas até aqui.
Então, qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma abordagem focada na criação e distribuição de conteúdo valioso e relevante para atrair e reter usuários e leads.
Já o Inbound Marketing é um conjunto de ferramentas e processos que consideram a jornada do cliente, em cada uma de suas etapas, para gerar a conversão de visitantes em leads e leads em clientes.
O Inbound considera então todas as etapas do funil de vendas, para criar um fluxo de:
- tráfego;
- nutrição;
- conversão;
- compra;
- encantamento.
Se analisássemos o Inbound Marketing de uma ponta a outra da estratégia de maneira linear, ele começa com a meta de atrair visitantes para o seu site, ampliando assim o tráfego.
A partir disso, cria estratégias para captar o contato desse usuário e transformá-lo em lead.
Com os leads em mãos faz a nutrição para apresentar a proposta de valor da empresa de maneira relevante para o contato.
No trajeto o cliente realiza uma compra e no final se torna um promotor da marca.
É claro que o caminho não é linear e não inclui apenas um cliente mas centenas deles. Cada um em uma fase de compra e uma necessidade.
Dessa forma, embora o marketing de conteúdo atenda a clientes em busca de soluções para suas necessidades, o Inbound Marketing fornece uma estrutura para todo o em seu mix de estratégias.
Eu não existo longe de você! Inbound e marketing de conteúdo existem separados?
Agora que você qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo talvez se pergunte se um pode existir sem o outro.
É claro que você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo que não esteja atrelada ao conceito de Inbound Marketing, isso porque é possível produzir conteúdos relevantes para blogs, sites e redes sociais, sem necessariamente investir em outras ações.
Entretanto, agregar o Inbound Marketing é uma forma de obter melhores resultados de atração e conversão de clientes.
Ao adotar o Inbound Marketing dificilmente você conseguirá se manter longe do marketing de conteúdo. Afinal, é por meio de um conteúdo relevante que seus clientes chegam até sua marca e ficam interessados no que você tem a dizer e, por fim, a oferecer.
Enquanto o Inbound Marketing se dedica a conversão e vendas, ele usa o marketing de conteúdo para se relacionar com o cliente.
Ferramenta de Inbound Marketing
Uma das respostas para qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo são as ferramentas de Inbound Marketing.
Elas são usadas para que uma empresa ou agência de publicidade possa ser capaz de gerenciar e colocar em prática todas as ações que fazem parte do que é Inbound Marketing.
Entre as principais ferramentas está o software de automação de marketing que permite:
- a realização da captação de leads;
- nutrição;
- identificação da etapa do funil de vendas;
- permita a pontuação dos leads para identificação de sua qualificação;
- organização do fluxo de conteúdo;
- disparo e gestão de e-mail marketing;
- conversão e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.
Entre as funcionalidades da plataforma de automação você encontra:
- criação de ações e monitoramento de redes sociais;
- painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
- criação de landing pages e formulários;
- criação e envio de e-mail marketing;
- teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
- automação de marketing;
- Lead Tracking;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
Para saber mais como funciona um software de Inbound Marketing assista ao vídeo abaixo e confira como ele pode ajudar sua empresa:
A LAHAR é um software de Inbound Marketing e oferece todas as funcionalidades listadas acima a mais de 700 clientes.
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E ai? Entendeu qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo? Se ficou com alguma dúvida deixe em nossos comentários.