Navegando pela internet, você provavelmente já ciclou em um link para baixar um e-book e preencheu um formulário para liberar o conteúdo. Essa página que você acessou é uma landing page usada nas estratégias de geração de leads. Para otimizar a criação dessas páginas, uma boa plataforma landing page é essencial. É ela que vai garantir a eficiência do seu funil de marketing.
Já pensou em implementar esse recurso na sua estratégia de inbound marketing, mas não sabe como fazer?
Continue lendo e aprenda três maneiras de criar uma landing page e como uma plataforma landing page pode ajudar o marketing da sua empresa nesse trabalho.
3 maneiras de usar plataformas para landing page
1. Usar templates prontos pagos ou gratuitos
Nossa primeira sugestão é usar templates prontos — pagos ou gratuitos — de alguma plataforma de landing page online.
Um template é uma estrutura com design pré-formatado que você pode editar e acrescentar as informações nos campos disponíveis.
O ThemeForest e o Thrive são sites com acervos enormes de templates para landing page divididos em categorias. Assim, você pode encontrar o melhor formato para o objetivo das suas campanhas de nutrição de leads.
Os dois sites são otimizados e integrados facilmente aos sites com estrutura no WordPress.
Para seu investimento valer a pena, tenha uma estratégia de inbound marketing montada. As landing pages precisam estar alinhadas com o objetivo de cada etapa do funil de vendas.
Aprenda também ‘8 dicas de landing page design para aumentar conversões’ neste outro post do blog.
2. Montar landing page originais
Outra opção eficaz se você conta com uma equipe de web designers, é usar uma plataforma para landing page que permite criar páginas do zero.
Um exemplo é o plugin para WordPress Visual Builder. Com ele, sua equipe cria páginas personalizadas com todos os elementos relevantes para conversão e uma boa comunicação.
Basta instalar o plugin no site para começar a criar páginas atrativas e divulgar:
- tutoriais;
- videoaulas;
- cursos;
- e-books;
- infográficos e mais!
O conteúdo relevante é o maior trunfo para suas landing pages atraírem novos clientes. Por isso, alinhe sua produção para investir tempo em ações que darão resultado.
3. Implementar ferramentas de automação de marketing
As ferramentas de automação tem um benefício 2 em 1: ao mesmo tempo que você tem uma plataforma de landing page também tem um sistema completo para otimizar outras ações de marketing.
Os sistemas têm um conjunto de templates disponíveis para criação de landing pages e também auxiliam na gestão e nutrição de leads. Assim, a equipe de marketing gerencia todas as tarefas de um lugar só.
A própria plataforma da LAHAR ajuda no gerenciamento de vendas e é um software de automação de marketing completo.
Ele possibilita a criação de landing pages de forma prática e rápida e permite executar e gerenciar todas as suas estratégias de marketing digital.
Dicas para aproveitar melhor uma plataforma de landing page
1. Utilize os elementos principais no template
O principal objetivo de uma landing page é converter visitantes em leads, captando informações importantes dos prospects para nutri-los depois com novos materiais.
Independentemente de qual plataforma de landing page você vai usar, certifique de que seu time de designers incluam os seguintes elementos:
- um título atraente (subtítulo também, se necessário);
- uma descrição objetiva da oferta;
- uma imagem atrativa que complete a mensagem;
- um formulário de captura com campos objetivos;
- botão de envio chamativo.
2. Remova possíveis distrações do layout
Sua landing page precisa manter o usuário tempo suficiente na página para que ele leia o título e a chamada de ação.
Para evitar distrações, elimine o cabeçalho do site do topo da página para evitar que outra opção distraia o lead do objetivo principal que é a conversão.
Essa atitude simples vai melhorar bastante as taxas de conversão das suas landing pages, deixando toda a atenção voltada para a informação contida nela. Simples assim!
3. Faça um link entre o título e o CTA
O CTA é a sigla para call to action, em bom português, chamada para ação. Por exemplo: se você está oferecendo uma videoaula gratuita de introdução para o seu curso no CTA, a palavra ‘gratuita/grátis’ deve estar linkada também no título.
Assim, se o usuário veio do Google ou Facebook, ele vai encontrar na chamada principal aquilo que o CTA do anúncio que ele clicou prometeu.
Isso vai favorecer a confiança do usuário na ação e incentivá-lo a converter para ter acesso ao benefício sem pagar como oferecido. Faça isso e você terá landing pages mais eficientes.
4. Adicione ícones de compartilhamento nas redes sociais
Em quais redes sociais sua empresa está presente? Aproveite e inclua os ícones para cada uma no template que você criar na sua plataforma de landing page.
Essa é uma forma de incentivar o compartilhamento e ganhar acessos orgânicos para seus conteúdos e ofertas exclusivas.
Vale também colocar uma opção de compartilhamento por e-mail, caso seu perfil de público goste de enviar sugestões de maneira privada para os contatos.
Gostou das nossas dicas de plataformas para landing page e como usá-las de forma mais eficiente? Agora você está pronto para começar!
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