Marketing

Plataforma de marketing digital: vantagens e exemplos de ferramentas

Em um ambiente de constante transformação digital, as plataformas de marketing digital se tornaram essenciais para o relacionamento entre marca e consumidores, geração de novos negócios, aumento do alcance da empresa, nutrição dos leads e aumento das vendas.

Existem diferentes exemplos de plataformas que auxiliam no trabalho do setor, que tem como objetivo apresentar a empresa e suas soluções ao mercado, estimular a compra e conquistar a fidelidade dos compradores.

Um dos tipos de plataformas disponíveis, os softwares de automação de marketing, por exemplo, aumentam a eficiência do processo de nutrição, qualificação e conversão dos leads.

Mas afinal, o que é uma plataforma de marketing digital?

Quais as funcionalidades de uma plataforma como essa?

É sobre isso que vamos falar hoje. Confira!

Plataforma de marketing digital: o que é? 

Uma plataforma de marketing digital é uma ferramenta usada para facilitar e permitir a execução das atividades do setor, garantir o acompanhamento de resultados e gerar insights para os gestores, trabalhando em prol do seu negócio e da sua marca. 

Entre as funções que uma plataforma de marketing tem dentro do setor estão:

  • gestão de toda sua base de leads, 
  • monitoramento das redes sociais, 
  • criação de fluxo de nutrição,
  • envio e controle de e-mail marketing,
  • segmentação de clientes,
  • analise de palavras-chave para estratégias,
  • qualificação de leads,
  • geração de relatórios personalizados e mais.

Esses são alguns recursos que uma plataforma de marketing digital pode oferecer. Entretanto, quais os benefícios de ter tudo isso em suas mãos?

Para que serve uma ferramenta de marketing digital?

Antes de continuarmos, é importante que você saiba que cada plataforma de marketing digital possui seu próprio conjunto de benefícios que são oferecidos às empresas que usam seus recursos.

Entretanto, de maneira geral, as ferramentas de marketing permitem o estabelecimento de uma comunicação personalizada com cada lead da base de contatos, de acordo com suas necessidades, etapa da jornada de compra e nível de interesse. Algo inviável sem o apoio da tecnologia.

É sabido que o tratamento personalizado é um dos segredos para melhorar o relacionamento de cada lead ou cliente e com a marca, o que aumenta as chances da realização de um negócio.

Além disso, uma plataforma de marketing digital também contribui para a eficiência na jornada de compra. Em outras palavras, a ferramenta ajuda sua empresa a tornar o caminho do comprador até a decisão pela aquisição de uma mercadoria, mais rápido. Contribuindo para resultados a curto e médio prazo, acelerando e gerando mais vendas.

O processo de venda também fica mais curto, pois o time comercial vai receber apenas os potenciais clientes que estão prontos para converter e a plataforma de marketing digital também ajuda muito no pós-venda, fazendo com que o cliente fique em contato com a empresa mesmo depois de fechar negócio. 

Esse processo é vantajoso, porque conquista a confiança do cliente abrindo caminho para indicações.

Ainda é fundamental destacar que uma plataforma de marketing digital oferecem outros benefícios como:

  • disponibilização de recursos como a automação de tarefas, fundamental para reduzir processos e aproveitar melhor os recursos financeiros e humanos da organização;
  • acelera o processo para alavancar o negócio, pois quanto maior o volume de conteúdo sobre ela nos canais digitais, maior será seu alcance e credibilidade,
  • posiciona a marca em canais como as redes sociais, exemplos de plataformas digitais, que contribuem bastante para identificar o comportamento do público-alvo e realizar a captação da venda;
  • adoção de outras estratégias de e-mail marketing, blogs e landing pages personalizadas também ajudam positivamente na escalada do negócio.

A plataforma de automação de marketing é essencial para todo o tipo de empresa, podendo formar equipes enxutas mas com uma grande objetividade.

Leia também: O que é nutrição de leads e como criar seus fluxos

Vantagens da plataforma de marketing digital para sua empresa

Conheça as vantagens da plataforma de marketing digital para sua empresa:

  1. Diminui o custo de aquisição
  2. Ciclo de vendas é reduzido
  3. Aumentam as vendas, aumenta a receita
  4. Clientes ativos e engajados promovem a sua marca

Confira: A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio

1- Diminui o custo de aquisição

Esse é um dos resultados do processo de automação, que através da sua praticidade consegue diminuir o custo de aquisição de clientes e leads.

Isso acontece porque aquele trabalho recorrente que seria feito pelo time de marketing agora é reduzido. A separação e preparação dos leads para cada etapa do funil de vendas é feita de forma automática e o time do marketing poderá ficar concentrado e otimizar seu esforço nas estratégias e caminhos que o lead vai caminhar na plataforma.

2- Ciclo de vendas é reduzido

Com o uso de uma plataforma de marketing digital os leads são separados automaticamente, assim, o time comercial da sua empresa vai receber apenas os prospects que estão aptos para se transformarem em clientes.

Tornando assim esse ciclo de vendas mais curto, pois, o prospect chega ao vendedor sem muitas dúvidas sobre o produto ou serviço, provavelmente esse futuro cliente já está certo do que precisa comprar.

3- Aumentam as vendas, aumenta a receita

Essa sem dúvida é uma das vantagens que chama mais a atenção ao contratar uma plataforma de marketing digital. 

A solução para o crescimento significativo de receita e aumento de clientes é: contratar uma ferramenta de automação de marketing.

A plataforma de marketing digital vai aumentar a agilidade da jornada de compra e permitir que aqueles leads que ainda não estão prontos para comprar sejam nutridos com conteúdos exclusivos até criarem uma maturidade para a compra.

4. Clientes ativos e engajados promovem a sua marca

A automação de marketing permite atuar de maneira muito superior ao tradicional pós-venda, isso quer dizer que o contato com o cliente é garantido mesmo após o negócio ser fechado ou uma compra de um produto ser efetuada.

Essa prática é crucial para garantir a retenção do cliente e para que ele se torne um influenciador da sua marca ou negócio.

Acreditamos que uma plataforma de marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio que está atuando no mundo digital.

Apenas com essa plataforma que sua empresa poderá desfrutar de todas essas vantagens citadas neste artigo de uma maneira ágil e assertiva.

Melhores plataformas de marketing digital

Entre as opções de plataforma de marketing digital do mercado podemos listar: 

  1. HootSuite: ideal para a gestão de redes sociais;
  2. Lead Lovers: construtor de landing pages e disparo de e-mail marketing;
  3. Facebook Ads: plataforma de anúncios pagos para publicidade no Facebook e Instagram;
  4. SEMRush: ferramenta para SEO e marketing de conteúdo;
  5. Google Analytics: sistema que coleta e monitora dados de acesso dos usuários no site da empresa;
  6. Mailchimp: disparador de e-mail marketing;
  7. Unbounce: construtor de landing pages para converter visitantes em leads;
  8. Google Search Console: permitem que os gestores acompanhem o status de indexação das páginas e otimizem a visibilidade de seus sites;
  9. WordPress: plataforma para criar blogs, sites e e-commerces;
  10. Google Ads: sistema de anúncios do Google.

Essas são apenas exemplos de plataformas de marketing digital que podem contribuir com  a sua estratégia. 

Todas essas estão na lista de melhores plataformas de marketing digital, facilitando a execução do trabalho da equipe e garantindo melhores resultados.

Mas, qual a melhor plataforma de marketing digital?

A resposta para a pergunta “qual a melhor plataforma de marketing digital” vai depender das demandas da sua empresa, seus objetivos e necessidades. Entretanto, um software de automação de marketing se apresenta como uma das opções mais completas, reunindo em um único lugar, uma lista de recursos e funcionalidades que são encontradas em ferramentas separadas.

E ai, o que você vai escolher para a sua empresa? Já experimentou alguma dessas plataformas de marketing digital?

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]