Negócios e Gestão

O que faz um gestor de marketing e vendas?

A figura do gestor de marketing e vendas é bastante conhecida e presente nas empresas, mas o que muita gente não sabe é o que faz um gestor de marketing e vendas. Muitas vezes, nem mesmo a diretoria entende direito qual é a função deste profissional, o que acaba gerando obstáculos na hora de contratar alguém para administrar essas duas equipes.

E isso pode se tornar um grande problema, já que a gestão de marketing e vendas é uma das funções mais estratégicas em um negócio. Por isso, é também uma posição que exige muita confiança, já que o profissional é um dos pilares do sucesso da empresa.

Sendo assim, neste post vamos falar de algumas das atribuições que um gestor de marketing e vendas deve ter para gerar os resultados desejados. É importante ressaltar, no entanto, que, em médias e grandes empresas, muitas vezes as atividades de um gestor de marketing e vendas podem ser divididas entre dois ou mais profissionais, que ficam assim encarregados cada um de uma área — marketing ou vendas — separadamente.

Acompanhe!

O que faz um gestor de marketing e vendas?

1. Acompanha resultados e ajusta estratégias

Vamos começar pela atividade que talvez seja a de maior responsabilidade do gestor de marketing e vendas. Isso porque, embora outras funções possam ser realizadas sem o acompanhamento e a influência do gestor, esta aqui obrigatoriamente precisa da sua intervenção; acompanhar resultados e ajustar estratégias.

O profissional que gere esses dois times deve constantemente ficar de olho nos indicadores de performance e números gerados pelas estratégias, tanto para corrigir a rota como para torná-la ainda mais impactante — caso os resultados sejam positivos.

Para isso, é importante contar com ferramentas como CRM e plataformas de automação de marketing, que ajudarão a analisar se as estratégias que foram propostas estão caminhando conforme o previsto. Caso estejam, é hora de investir ainda mais nelas; caso não, é hora de criar novos planos e ações corretivas.

2. Contrata e treina colaboradores

Para gerenciar uma equipe de marketing e vendas, uma empresa costuma contar com bastantes funcionários, e uma das atribuições do gestor é justamente analisar e selecioná-los de acordo com o perfil do negócio e do que é necessário para desempenhar determinada função.

Assim, mais do que ser capaz de avaliar atributos técnicos, o gestor de marketing e vendas precisa compreender pelo menos um pouco de comportamento humano: afinal, o futuro trabalhador precisa estar apto para conviver e trabalhar em equipe, e qualquer falha na contratação pode gerar um grande desperdício de tempo e dinheiro, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

E, para além da contratação, é o gestor de marketing e vendas que vai fazer o treinamento e capacitação dos funcionários do seu time, para que possam alcançar suas metas e entregar resultados. 

À medida que a equipe cresce, pode ser que o gestor já não seja mais capaz de acompanhar toda a contratação e treinamento individualmente. Contudo, é importante que ele ao menos ajude a elaborar esses processos, para que futuramente não haja retrabalho neste sentido. 

3. Define o MIX de marketing

O MIX de Marketing é um modelo de negócio baseado nos famosos 4Ps do Marketing (Praça, Preço, Produto e Promoção). Por isso, é claro, o gestor de marketing precisa estar completamente por dentro dos 4Ps da sua empresa. Ele, aliás, deverá desempenhar um papel importante na definição de cada um desses Ps, e que vão mais tarde auxiliar no cumprimento do plano de marketing.

4. Diversifica

O que faz um gestor de marketing e vendas não está apenas relacionado com planejamento e números; muito pelo contrário. Às vezes, é preciso que este profissional pense “fora da caixa” para encontrar estratégias inovadoras para as ações de marketing e vendas, principalmente quando o mercado está estagnado.

Sendo assim, a diversidade em produtos e serviços como uma busca central desse profissional — e da empresa como um todo — é uma forma de encontrar lacunas no mercado para expandir e investir, apresentando novas ideias que façam com que a imagem da empresa se destaque em relação à concorrência.

5. Faz o planejamento de marketing

O planejamento de marketing é só mais uma das coisas dentre o que faz um gestor de marketing e vendas. Ele é um desenvolvimento do planejamento estratégico.

Nessa parte do planejamento, o gestor de marketing e vendas deve determinar quais serão as metas e os objetivos do marketing e quais tarefas serão necessárias para atingir esses resultados, bem como os canais de comunicação que o marketing usará (mídias tradicionais, redes sociais, marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo etc.). 

6. Faz o planejamento de vendas

Outras das funções que está entre o que faz um gestor de marketing e vendas é o planejamento de vendas. Ele vai determinar quais são as estratégias de vendas, como discursos de vendas, ofertas, promoções, táticas, quais produtos e serviços serão mais ou menos vendidos, como aproveitar a sazonalidade, quanto será preciso vender etc.

Tudo isso é desenvolvido pelo gestor de marketing e vendas, que contará tanto com membros do seu time quanto de outras áreas da empresa para traçar esse planejamento da forma mais realista e estratégica possível.

7. Integra os times de marketing e vendas

O trabalho estratégico é fundamental para o cargo de gestor de marketing e vendas, mas esse profissional também precisa ser capaz de fazer suas duas equipes (marketing e vendas) trabalharem conjuntamente e em colaboração. Por isso, é papel dele promover a integração das equipes para atuarem sem conflitos e com sinergia.

8. Motiva o time

Esqueça aquela imagem do chefe ditatorial: um bom gestor de marketing e vendas é, sobretudo, um líder que precisa conseguir passar para seus liderados a importância do que precisa ser feito, e deve ser o primeiro interessado a alcançar os objetivos e bater as metas.

Sendo assim, como já dissemos, é muito importante que ele saiba lidar com o capital humano que está em suas mãos. Tão importante quanto compreender as técnica de vendas é saber equilibrar críticas e elogios e ressaltar as conquistas do trabalho do time.

9. Estuda e avalia dados de plataformas de automação de marketing e CRM

O gestor de marketing e vendas precisa ter muito know-how e experiência em relação à sua função, e isso inclui saber trabalhar com ferramentas que podem colaborar com as atribuições da equipe de marketing e vendas.

Isso porque, acima de tudo, essas soluções oferecem estatísticas e números confiáveis, o que ajudará o gestor a tomar decisões com base em fatos e não em achismos. Assim, plataformas de CRM e automação de marketing são essenciais para ajudá-lo a conhecer o comportamento dos consumidores e do mercado. Com elas, é possível obter informações sobre o público-alvo para melhorar as estratégias de marketing e vendas.

Agora que você já sabe o que faz um gestor de marketing e vendas e entendeu a importância de ferramentas de automação de marketing para essa função, que tal tornar sua estratégia de marketing digital ainda mais eficaz? Para isso, não deixe também de contratar um software de automação de marketing

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Sumário.

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